Arquitetura

Reforma transforma apartamento pequeno em lar para 3 pessoas

Daliane Nogueira
23/07/2015 01:00
Thumbnail

Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Durante a reforma, o apartamento – de cerca de 70 m2 – virou um grande salão. O arquiteto Pedro Druziki explica que o imóvel, que fica no Ecoville, tinha três quartos e a cozinha era isolada da sala. Para proporcionar conforto para um jovem casal e sua filha pequena, era necessário atualizar a planta. “Começamos tirando todas as paredes que separavam os ambientes. A intenção era eliminar um quarto, ampliar os outros dois e promover a integração da cozinha com a sala”, comenta.
Na decoração, a opção foi por marcenaria para acomodar o máximo de armários. E as cores seguem a sobriedade combinando madeira, preto e branco, com alguns pontos de cor em objetos. Os revestimentos são de fácil manutenção: porcelanato nas áreas sociais e laminado de madeira nos quartos.
Sala integrada
Solução certeira para quando o espaço é reduzido, a integração da área social precisa seguir critérios. No caso do projeto de Druziki, a iluminação ajuda a delimitar os ambientes. A mesa redonda na área de jantar economiza espaço e dá fluidez para o projeto.
Cozinha
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Simplicidade e funcionalidade determinaram a decoração da cozinha. A cor é a mesma usada nos armários da sala, garantindo continuidade ao projeto. Para ampliar o espaço de armários, foi feita uma cristaleira planejada no recuo da parede ao lado da entrada principal.
Banheiro social
Não há lavabo no apartamento e o banheiro social atende a filha do casal e os visitantes. Investiu-se, então, em uma decoração mais elaborada com pastilhas espelhadas e mais adereços.
Quarto do casal
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Limpo, com poucos elementos e iluminação agradável. O quarto é dedicado ao descanso e tudo fica bem organizado. “Como ganhou-se cerca de 60 centímetros com a reforma, foi possível fazer um armário com boa profundidade à frente da cama sem atrapalhar a circulação.”
Quarto infantil
A princípio, a ideia era usar móveis antigos para dar um ar mais lúdico ao quarto. Mas o casal alertou para a necessidade de espaço para acomodar itens como malas de viagem, por exemplo. “Acabamos fazendo um grande armário de parede inteira e investindo na decoração lúdica nas paredes.”
Perfil
Formado em Arquitetura e Urbanismo em 2005 pela Universidade Positivo, Pedro Druziki tem pós-graduação em design de interiores pela mesma instituição. Mantém escritório próprio desde 2008 em Campo Largo e aliou a atividade solo com o trabalho no escritório de Jayme Bernardo até 2011.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!