Arquitetura

Prédios extravagantes que vão chamar atenção em 2018

HAUS
04/01/2018 21:00
Thumbnail

Um dos projetos mais extravagantes do ano, o complexo de entretenimento na Coreia do Sul foi pensado pelo renomado escritório holandês MVRDV. Foto: Divulgação

O ano de 2018 mal começou e já tem promessas arquitetônicas extravagantes que vão chamar nossa atenção. São diversos projetos espalhados pelo mundo e assinados por gigantes da arquitetura internacional com previsão de conclusão para este ano. Confira quais edifícios a gente precisa ficar de olho!

Coal Drops Yard (Reino Unido)

O projeto é uma referência: vai transformar um antigo galpão vitoriano de carvão da King’s Cross, em Londres, em um shopping a céu aberto. A estrutura construída originalmente em 1850 será reformada pelo estúdio do arquiteto e designer inglês Thomas Heatherwick, um dos grandes nomes da atualidade. O espaço vai abrigar 65 lojas, bem como restaurantes, galerias e uma praça pública.

Centro de entretenimento Paradise City (Coreia do Sul)

Um dos projetos mais extravagantes do ano, o complexo de entretenimento na Coreia do Sul foi pensado pelo renomado escritório holandês MVRDV. Foto: Divulgação
Um dos projetos mais extravagantes do ano, o complexo de entretenimento na Coreia do Sul foi pensado pelo renomado escritório holandês MVRDV. Foto: Divulgação
Um dos edifícios mais extravagantes é um projeto dos holandeses do MVRDV para um novo bairro de Seul, na Coreia do Sul. Será uma mistura de shopping com casa noturna em diversos volumes de concreto. A entrada será marcada por um grande círculo amarelo, visível até para os turistas que sobrevoarem o aeroporto de Incheon. O complexo terá mais de 9 mil m² e também vai prever uma praça pública entre os dois edifícios.

Leeza Soho Tower (China)

O escritório da arquiteta iraquiana Zaha Hadid, falecida em março de 2016, tem diversos projetos impressionantes que serão inaugurados em 2018. Um dos mais interessantes, porém, é o arranha-céu de 207 metros na China, que entrará para o Guinness com o átrio mais alto do mundo, com um desenho interno que dá a impressão de movimento. Serão 46 andares com diversas lojas e escritórios. A fachada será de vidro e à noite o efeito de luz para a paisagem da cidade será impressionante.

V&A Dundee (Reino Unido)

O arquiteto japonês Kengo Kuma, que assinou a recém-inaugurada Japan House na Avenida Paulista, também vai assinar o primeiro museu de design da Escócia, em Dundee. O prédio, que se joga sobre a água como a proa de um navio, tem na sua fachada de linhas horizontais uma de suas maiores riquezas.

Amager Resource Center (Dinamarca)

O projeto que há anos está na boca dos arquitetos finalmente vai sair. A usina de energia Amager Resource Center, do renomado escritório BIG, do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, vai abrigar a indústria que transforma lixo em energia elétrica, mas também virar a primeira montanha de esqui da Dinamarca e um espaço de sociabilização para a vizinhança. De acordo com Ingels, o edifício vai transformar a percepção das pessoas sobre a utilidade pública dos prédios. A cereja do bolo será uma chaminé no topo da construção, que vai soltar anéis de fumaça.

Centro de Artes de Taipei (Taiwan)

Desde 2009 imagens do projeto rondam a internet. Agora é para valer. Será um novo centro de artes com mais de 1,5 mil cadeiras no teatro principal, e capacidade de 800 pessoas em um anfiteatro no formato de uma esfera gigante. O conceito é do escritório OMA, um dos mais famosos do mundo, do arquiteto holandês Rem Koolhaas.

Nova Biblioteca Central de Calgary (Canadá)

O renomado escritório norueguês Snohetta vai finalizar a nova e ousada biblioteca pública de Calgary, no Canadá, que tem um trem de superfície passando pelo meio da estrutura. A fachada brinca com um tipo de nuvem bastante comum na região de Alberta, o que também serve de abertura para a passagem da luz natural, tornando o espaço ainda mais vibrante e convidativo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!