Arquitetura

Projeto em contêiner construído em Itajaí ganha prêmio internacional

Sharon Abdalla
19/07/2017 21:36
Thumbnail
A inspiração portuária é a base do projeto “Container”, sede do escritório de arquitetura Rodrigo Kirck, que foi eleita a melhor obra da categoria Arquitetura Pré-Fabricada no 5th Architizer A+AwardsConstruída em contêiner, a edificação, localizada em Itajaí, litoral de Santa Catarina, ganhou a maioria dos votos populares na premiação, que a cada ano destaca os melhores projetos e profissionais do setor a nível mundial.
“O júri do prêmio destaca os cinco melhores projetos de cada categoria que, depois, disputam a votação popular. Para nós, foi uma surpresa. Além do júri trocar o nosso projeto de categoria – ele havia sido inscrito em Arquitetura e Arte – nosso principal concorrente era o Bjarke Ingels Group (BIG), que é um dos maiores [escritórios de arquitetura] do mundo”, destaca o arquiteto Rodrigo Kirck.

Projeto

O projeto apresenta dois pavimentos erguidos a partir de quatro contêineres reutilizados, que foram sobrepostos dois a dois criando dois volumes distintos. De acordo com Kirck, a opção pelo contêiner veio muito antes do “modismo” que envolve a estrutura e está relacionada à história da cidade e às suas raízes.
“Começamos a discutir o projeto há seis anos, antes de ser moda utilizar contêineres na construção. Itajaí é uma cidade portuária e minha família, por parte de mãe, é de marceneiros navais. Então, quis trazer para dentro do escritório elementos que remetessem a esta ligação histórica e afetiva que tenho com a cidade”, pontua.
Para unir os dois volumes edificados com os contêineres, separados por um vão de 1,25 m, o arquiteto apostou em uma abertura que abriga a escada e favorece o aproveitamento da luz natural, da mesma forma como ocorre com a fachada, que é totalmente envidraçada.
Outro ponto que merece destaque no projeto são os dois telhados verdes. Kirck explica que eles contribuem para reduzir o calor dentro da estrutura e permitem o reaproveitamento da água da chuva, que é utilizada na rega do jardim e para alimentar o espelho d’água que circunda um dos volumes. “Eles também são uma ‘gentileza urbana’ para os moradores dos prédios vizinhos, que podem admirá-los do alto”, acrescenta o arquiteto.

Apelo estético

Além do forte apelo sustentável, a sede do escritório Rodrigo Kirck Arquitetura também dá destaque às artes visuais. Com o objetivo de transformar o espaço, que soma 135 m², em um “contêiner art”, o arquiteto convidou grafiteiros e artistas plásticos de renome, como Alex Senna, Eduardo Baruch e João César de Melo, para assinar projetos executados nas paredes do escritório.
O primeiro deles, localizado na entrada do prédio, retrata a figura de uma índia (uma referência à avó materna do arquiteto) e é assinada pelo artista plástico Julian Gallasch. “A ideia é ampliarmos ainda mais as instalações artísticas. A pintura tem que sair do quadro para fazer parte do ambiente e deixar de ser [apenas] um objeto de valor”, sentencia Kirck.
No projeto de interiores, o estilo industrial, marcado pelo revestimento com placas de concreto, tubulações aparentes e pelo teto que evidencia a estrutura do contêiner, é o pano de fundo de uma decoração refinada, que destaca a contemporaneidade da edificação.
“Queremos mostrar para nossos clientes até que ponto se consegue ser criativo a partir da utilização de materiais caros e baratos. Neste sentido, o prêmio nos deu a chancela de que vale a pena apostar em projetos diferenciados e consolida o esforço que fazemos há dez anos de acreditar em uma arquitetura mais criativa“, avalia Kirck.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!