Arquitetura

Revitalização do Guadalupe ameaça terminal histórico de grande nome da arquitetura do PR

Sharon Abdalla e Luan Galani
12/04/2017 18:24
Thumbnail

Imagens: Prefeitura de Curitiba/Facebook/Reprodução

A Prefeitura de Curitiba anunciou nesta terça-feira (11) que pretende revitalizar a área onde estão localizados o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e o Terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba. O projeto inicial propõe uma transformação radical na área que faz parte da memória e do dia a dia de gerações de curitibanos e está sendo bastante criticado por arquitetos e especialistas em patrimônio da capital.

SAIBA MAIS

De acordo com a gestão municipal, a proposta é revitalizar o espaço por meio de uma parceria público-privada e transformá-lo em um polo de turismo religioso nacional. Para isso, prevê a construção de uma praça elevada sobre o terminal de ônibus, a partir do nível de acesso da igreja. Com isso, o santuário passaria a ser o ponto focal da área e serviria como uma espécie de mirante para a região do Rebouças.
“Queremos criar uma praça de convívio urbano na região do Guadalupe, oferecer um espaço mais qualificado do que o atual. Essa é a intenção do projeto”, resume o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Reginaldo Luiz Reinert.
Segundo ele, a prefeitura tem como meta a requalificação urbana de alguns pontos da cidade, entre eles o do Guadalupe. Ao mesmo tempo, o santuário havia apresentado a necessidade de modificar e ampliar suas instalações, o que contribuiu para que o projeto de requalificação fosse “startado”. “Unimos o útil ao agradável, pois podemos fazer disso um processo de devolução do espaço público para a cidade”, acrescenta o presidente.
Ele reforça, ainda, que a praça será uma espécie de complemento aos serviços urbanos presentes no local. Isso porque, sob ela, funcionarão o terminal de transporte e as áreas comercial e de estacionamento. O projeto ainda prevê um espaço reservado à TV Evangelizar.

Críticas

É ponto pacífico que a região do Guadalupe demanda um projeto de revitalização que devolva a segurança e a qualidade do espaço urbano ao local. A proposta apresentada pela prefeitura, no entanto, tem recebido críticas de arquitetos, urbanistas e especialistas que questionam a qualidade arquitetônica do projeto e sua possível interferência sobre o patrimônio construído da cidade.
Isso porque o Guadalupe foi o primeiro terminal rodoviário de Curitiba (sendo substituído na década de 1970 pela Estação Rodoferroviária) e teve seu projeto assinado pelo engenheiro Rubens Meister, como lembra o arquiteto e urbanista Fábio Domingos Batista, da Grifo Arquitetura. Meister foi um dos expoentes da arquitetura moderna da capital, sendo responsável, também, por projetos como o do Teatro Guaíra e do Centro Politécnico.
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
“O que me espantou neste projeto é que ele irá demolir ou criar uma grande área coberta em um prédio que tem uma importância histórica para a cidade substituindo-o por algo que não tem uma qualidade arquitetônica melhor”, aponta Batista.
Moisés Stival, mestre em arquitetura e chefe substituto da divisão técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), concorda. Na opinião dele, o que precisaria ser feito era uma intervenção urbana que tentasse restaurar o conjunto urbano reconhecendo os valores culturais daquele bem. “Investir na conservação urbana é uma atitude contemporânea. A partir do momento que se desfigura a arquitetura de tal forma, começa a se esconder os valores que a obra tem”, acrescenta.
Os profissionais questionam, ainda, o fato de a prefeitura apresentar uma proposta de revitalização fechada, ao invés de discuti-la com a comunidade e/ou de abrir um concurso público para sua escolha. Segundo Batista, isso faria com que arquitetos de todo o país pudessem pensar na melhor proposta para aquela área, ampliando as soluções para sua requalificação. “A cidade poderia ganhar muito com isso”, resume.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!