Arquitetura

Vai pintar a casa? Saiba como não fugir do orçamento

Jonathan Seronato
08/10/2015 14:47
Thumbnail

Mudar cores é uma forma simples de renovar ambientes Foto: Bigstock.

Com a crise tocando a campainha e batendo em nossa porta, muita gente vem contando cada centavo para não fechar o mês no vermelho. Pensando em você que pretende dar uma repaginada na casa ou apartamento, a HAUS trouxe algumas dicas de especialistas na área de tintas para você deixar seus ambientes bonitos sem pesar no orçamento.
É adequado tratar as patologias antes da pintura, evitando um retrabalho. Combine com o pintor o preço de cada etapa e coloque os valores no papel, em um contrato, ainda que simples, mas que seja assinado por ele. Dessa forma será possível cobrá-lo em qualquer eventualidade.
O sócio da Danti, distribuidora das Tintas Renner, Thiago Sganzerla, recomenda que “antes da contratação de um pintor, é necessário definir qual qualidade e acabamento de tinta se deseja, para assim, ter uma média de quanto material é necessário para que o pintor execute seu trabalho”.
Outra questão essencial é a qualidade da tinta, o que influenciará diretamente no orçamento apresentado pelo pintor. Por ter muitos estilos, acabamentos e diferentes qualidades, o rendimento e os preços delas chegam a variar mais de 400%, o que impacta no valor final do orçamento.
Apesar das diferenças, é possível ter uma base de cálculo para não errar na quantidade de tinta. A regra geral é  a seguinte: meça a parede e multiplique pela altura do pé-direito (altura do chão ao teto). Em seguida, multiplique essa metragem pelo número de demãos (normalmente, duas a três). O resultado da equação determina a metragem total. Algumas latas de tinta indicam a área que aquela quantidade cobre. Os vendedores também podem auxiliar a calcular a partir da metragem a ser pintada.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!