Arquitetura

Saiba qual o tipo de piso mais indicado para cada ambiente

Gazeta do Povo
22/01/2016 17:55
Thumbnail

Piso em porcelanato em apartamento assinado pela arquiteta Margit Soares. Foto: Daniel Katz

Cada vez mais o mercado de revestimentos amplia as opções de pisos e revestimentos para a casa. E na hora da reforma, fica difícil decidir qual a melhor opção para quartos, salas, banheiro e cozinha. Para que a escolha seja feita sem arrependimentos, a arquiteta Fernanda Bittencourt e a engenheira civil Elaine Baggio, da Traço Final Arquitetura, explicam as diferenças de cada material.
Madeira
Mariana Posanske. Crédito: divulgação.
Mariana Posanske. Crédito: divulgação.
É a opção mais natural, mas também de custo mais alto. A madeira é mais aconchegante, se comparada a outros revestimentos. Traz conforto térmico e acústico, mas precisa de cuidados extras na hora da limpeza e manutenção.
Porcelanato e cerâmica
Crédito: Nenad Radovanovic/Divulgação.
Crédito: Nenad Radovanovic/Divulgação.
De acordo com a arquiteta Fernanda Bittencourt, muita gente não sabe a diferença entre os dois materiais. O porcelanato é mais resistente que a cerâmica comum. “As cerâmicas são muitas vezes mais charmosas e com um acabamento mais interessante do que o porcelanato”, explica.
Vinílico
Ideal para quem pretende fazer uma reforma rápida. O vinílico possui instalação simples e pode ser aplicado em cima de outro piso. Porém, é preciso alguns cuidados com a colocação no contrapiso.
Resinado
Tendência entre os revestimentos, o piso resinado é de fácil manutenção e brilho intenso. Ele não possui emendas no chão e também traz a sensação de profundidade e amplitude ao espaço. De acordo com Elaine Baggio, o resinado pode ser aplicado também nas paredes, criando o ambiente com aspecto novo e moderno.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!