Arquitetura

Conheça seis pontes incríveis pelo mundo

HAUS
28/04/2016 19:08
Thumbnail

A ponte Danjiang, criada por Zaha Hadid, fica em Taiwan. Foto: Zaha Hadid Architects

Uma estrutura que liga um ponto ao outro não precisa necessariamente ser sem graça. Pontes criadas por arquitetos e designers mundiais estão ganhando status de verdadeiras obras de arte. Com tamanhos imensos – o que dizer de obras com mais de 700 metros de comprimento? – e estruturas que fogem das linhas retas, elas acabam extrapolando sua função e se tornando pontos turísticos.
LEIA MAIS
Garden Bridge, de Thomas Heatherwick, Londres
Foto: Projeto Garden Bridge/ divulgação
Foto: Projeto Garden Bridge/ divulgação
Esta ponte para pedestres, que passa sobre o rio Tâmisa, ainda está em construção. Criada em 1998 como um memorial para princesa Diana, ela está prevista para ter 367 metros de comprimento e 30 metros de largura em seu ponto mais largo. Ela será aberta ao público, mas fechada durante alguns dias do ano para eventos privados.
Danjiang Bridge, Zaha Hadid, Taiwan
Foto: Zaha Hadid Architects/ divulgação
Foto: Zaha Hadid Architects/ divulgação
A ponte, que está em fase de obras, é estaiada e assimétrica e foi assinada pela arquiteta iraquiana Zaha Hadid. Terá 920 metros de comprimento e uma torre com 175 metros e permitirá a passagem de veículos, trens e pedestres. Ela atravessa a foz do rio Tamsui, que liga Bali e Tamsui em New Taipei City, Taiwan.
Lucky Knot Bridge, China
Foto: Next Architects/ divulgação
Foto: Next Architects/ divulgação
A interseção das conexões desta ponte é baseada no princípio do anel de Möbius (símbolo conceitual matemático que sugere eterna continuidade) e ao mesmo tempo a um nó chinês que vem de uma antiga arte popular chinesa. A ponte, que ainda está em construção, tem comprimento total de 185 metros e 22 metros em altura.
Sölvesborg Bridge, Suécia
Foto: ljusarkitektur/ divulgação
Foto: ljusarkitektur/ divulgação
A empresa sueca de design ljusarkitektur criou uma iluminação nesta estrutura com a mudança de cor das luminárias de LED. Ela tem 756 metros de comprimento e o projeto foi pensado para não causar impacto sobre a vida selvagem local. Estão programadas sequências de cores diferentes ao longo do ano.
Koge North Station, Dinamarca
Foto: Cobe/ divulgação
Foto: Cobe/ divulgação
A ponte para pedestres, que ainda está em construção, vai conectar trens de alta velocidade, trens locais e da auto-estrada mais movimentada na Dinamarca. Ela terá 225 metros e vai fornecer uma vista panorâmica de 180 graus. A previsão de conclusão é 2018. A estrutura é coberta com placas de aço perfuradas.
Cirkelbroen, Olafur Eliasson, Dinamarca
Foto: Olafur Eliasson/ divulgação
Foto: Olafur Eliasson/ divulgação
A obra tem o objetivo de celebra os pedestres, em torno do canal de Christianshavn. Ela é formada por cinco plataformas circulares que chegam a um círculo maior. Cerca de 5 mil pessoas passam por ela diariamente.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!