Arquitetura

Copa de 2022 no Catar terá estádio 100% desmontável e feito de contêineres

André Nunes*
05/12/2017 20:45
Thumbnail

Feito com contêiners, estádio terá capacidade para 40 mil pessoas. Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação

País sede da Copa do Mundo de 2022, o Catar parece ter descoberto uma forma de evitar os “elefantes brancos” que marcaram o pós-evento no Brasil – e provavelmente deixarão marcas na Rússia, em 2018: um estádio 100% desmontável, feito de contêineres.
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
O projeto do sétimo estádio sede que está sendo construído para a Copa no país árabe foi apresentado recentemente. Projetado pelo escritório de arquitetura espanhol Fenwick Iribarren Architects, o Estádio Ras Abu Aboud será construído utilizando a estrutura de uma série de contêineres reciclados, possibilitando uma montagem rápida da estrutura além de que, após a realização do evento, poderá ser desmontado e transportado para outro local.
“Este tipo de instalação proporciona um legado perfeito, capaz de ser desmontado e reconstruído em outros locais onde podem vir a ser realizados outros grandes eventos esportivos e culturais”, disse H.E. Hassan Al Thawadi, Secretário Geral do Comitê de Execução e Legado do evento. “Além disso, o estádio proporcionará a atmosfera que os fãs esperam em uma Copa do Mundo mas que será construído de forma sustentável e sem precedentes. Ficamos impressionados com este projeto e com a certeza de que o Ras Abu Aboud se tornará um modelo para projetos futuros de mega-eventos”.
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
Os custos do projeto ainda não foram divulgados. No início de 2016, o Catar revelou que, somente com instalações esportivas (como arenas e centros de treinamento) para o torneio, pretende gastar US$ 30 bilhões (cerca de R$ 117 bilhões). Numa comparação direta, o valor das instalações esportivas em 2022 chega a ser (assustadoramente) 14 vezes maior que o Mundial no Brasil.

40 mil pessoa à beira mar

Localizado em um terreno à beira-mar de 450 mil metros quadrados, no porção sudeste de Doha, a apenas 1,5 km do Aeroporto Internacional Hamad, o estádio com capacidade para 40 mil expectadores foi concebido a partir de uma série de blocos modulares, estruturas que refletem a linguagem arquitetônica do entorno portuário do estádio. Os contêineres serão adaptados para abrigar os distintos elementos do programa do estádio, assim como escadas, lojas e sanitários.
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
A modularidade do projeto também resulta em uma economia de materiais, proporcionando menos desperdício e a redução da pegada de carbono em comparação com as tradicionais técnicas construtivas, ao mesmo tempo em que reduz o tempo de construção em até três anos. O estádio visa alcançar uma certificação de quatro estrelas do Global Sustainability Assessment System (GSAS).
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação
“Temos a certeza de que este conceito inovador e sustentável será uma fonte de inspiração para os arquitetos do mundo todo, que poderão pensar em edifícios interessantes arquitetonicamente, que oferecem novas possibilidades e deixam importantes legados para o futuro da arquitetura”, comentou o sócio e arquiteto da FI-A, Mark Fenwick.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!