Arquitetura

Casa na árvore: sonho de toda criança

Eloá Cruz, especial para a Gazeta do Povo
27/02/2014 03:32
Thumbnail

Diversão garantida para os filhos no jardim da residência de Aristéia e Alberto Rau: a casa de árvore tem escorregador, rede de escalada, balanço, escada com corrimão dos dois lados e ponte mole | LETICIA AKEMI

Em tempos de games e tablets, brincar ao ar livre parece uma atividade cada vez mais distante na vida de muitas crianças. Mas há pais que não abrem mão deste prazer para os filhos, e as lúdicas casas na árvore são uma alternativa para aliar o brincar saudável ao paisagismo da casa.
O casal de advogados Aristeia Moraes Rau, 49 anos, e Alberto Alvares Rau, 57 anos, resolveu ter esta construção divertida no jardim quando planejou adotar Daniele e Matheus, que se uniram aos filhos biológicos André e Lucas. “Quando a casinha de 20 metros quadrados foi erguida, a Daniele tinha 8 anos, era a mais nova, e acabou usando com mais frequência que meus outros filhos”, lembra o pai. E mesmo hoje, com 12 anos, a adolescente aproveita a pequena casa de madeira com as amigas e colegas, principalmente nos fins de semana e durante as férias. “Eu gosto muito mais de brincar aqui do que assistir tevê ou ficar no computador”, ressalta Daniele.
Construída pela empresa Milani & Filho, de Colombo (na Grande Curitiba), a casa de árvore da família Rau tem escorregador, rede de escalada, balanço, cavalinho de madeira, escada com corrimão dos dois lados e ponte mole. O interior conta com iluminação, prateleiras para abrigar os brinquedos e janelas delicadas, que dão todo charme ao local. Pequenas casas de passarinhos e ninhos naturais dão toque especial ao ambiente infantil.

Cuidados

Na hora de planejar a construção, deve-se optar por madeiras de boa qualidade e bem espessas para fornecer maior segurança. Uma dica é aproveitar os galhos grossos da árvore para ter apoio e fixar as madeiras. Os pregos, dependendo do tamanho da madeira, precisarão ser grandes. Em relação ao acesso, a escada também pode ser feita de madeira e deve ser fixada na própria árvore ou feita com corda (porém, este tipo é mais flexível e pode balançar).
Além dos cuidados na hora de projetar a construção, é importante ficar atento à escolha da árvore. Quanto mais larga, melhor. Deve-se observar se não há cupins, pois eles comem a madeira, o que pode fragilizar a mesma e trazer riscos de não suportar o peso.
Além da Milani & Filho, a empresa Casa na Árvore, de Londrina, também é especializada nessas construções, que podem ter entre 6 e 20 metros quadrados e preços variando de R$ 8 mil a R$ 60 mil.
Serviço
Milani & Filho, Rua Ana Rosenente Trevisan, 361, Colombo, fone (41) 3666-9337. Casa na Árvore, fone (43) 3323-8858 e 9151-4272.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!