Fim de ano

Arquitetura

Vai viajar? Confira dicas para manter a casa segura e as plantas saudáveis

HAUS
22/12/2022 12:19
Thumbnail
Natal, Ano Novo, férias escolares. A temporada de viagens chegou e, com ela, a preocupação em manter a casa segura e em ordem enquanto se passa dias aproveitando o descanso ou visitando a família e os amigos.
Para te ajudar a manter tudo em ordem até a volta, HAUS separou dicas de especialistas quando o assunto é a segurança do imóvel e a saúde das plantas. Confira!

Fechar e não deixar pistas

Deixar o imóvel para trás é uma das principais preocupações de quem viaja, especialmente para quem mora em casas de rua. Mas os cuidados para manter a segurança durante os dias fora do lar também valem para quem mora em condomínios e apartamentos.
Procedimentos simples e rotineiros podem parecer menos importantes, mas fazem toda a diferença nessa hora, como lembra a Sasazaki, fabricante de portas e janelas.
A primeira delas é, antes de sair, verificar se todas as portas e janelas estão fechadas e trancadas. Parece óbvio, mas a correria de colocar as malas no carro e a ansiedade em partir para o descanso podem fazer com que alguma delas seja esquecida.
Quando for fechá-las, aproveite e verifique se estão bem afixadas e sem avarias nos trincos, dobradiças e trancas. Se necessário, contrate um profissional e realize a manutenção antes da viagem.
Não deixe as chaves penduradas nas portas.
Não deixe as chaves penduradas nas portas.
As portas e janelas externas são essenciais, mas lembre-se de trancar, também, as portas e outras aberturas internas. Isso dificulta a circulação de pessoas pelos cômodos em caso de invasão. E lembre-se: quando trancar uma porta, janela ou cadeado, sempre retire a chave da fechadura e guarde-a em local de conhecimento da família. Nunca deixe-a pendurada, mesmo que pelo lado de dentro. Ainda falando sobre os cadeados, deixe-os sempre para o lado de dentro da esquadria. O contrário deixa claro que não há ninguém em casa.
Por fim, apesar do costume, abandone o hábito de deixar as chaves "escondidas" embaixo de tapetes ou em vasos de plantas. Se houver necessidade, deixe uma cópia das chaves com alguém de sua confiança.

Plantas bonitas e saudáveis

Se você é adepto do urban jungle ou tem apenas um vasinho de flor em casa não faz diferença. O fato é que elas precisarão de um planejamento prévio e de cuidados enquanto se estiver fora para que continuem vistosas e saudáveis.
Segundo a florista Creuza dos Santos, da Esalflores, o primeiro passo é conhecer o tipo de planta que se tem e comparar com o tempo em que se estará ausente. “Toda planta precisa de água, mas cada tipo tem sua particularidade quanto à frequência das regas. Cactos e suculentas, por exemplo, não exigem uma rotina diária de umidificação e podem ficar sem água por até duas semanas", exemplifica.
Gotejadores facilitam a rega das plantas.
Gotejadores facilitam a rega das plantas.
Para as espécies que precisam de regas mais frequentes, a opção é encontrar alternativas para manter as plantas hidratadas. Vasos autoirrigáveis, irrigação por capilaridade ou gotejadores (pequenos equipamentos que liberam água aos poucos) são boas opções.
“[Outra] ótima alternativa é o gel para plantio. Ele absorve e retém grandes quantidades de água e adubo, mantendo a terra abastecida por muito mais tempo e reduzindo em até 50% a necessidade de rega para as plantas”, acrescenta Creuza.
A florista ensina, ainda, que as plantas não devem ser mudadas de lugar - ação comum realizada por quem vai passar períodos mais longos fora de casa. Isso pode fazer com que as elas sejam expostas a condições distintas as quais estão acostumadas (mais vento, mais ou menos luz ou umidade), o que pode comprometer a saúde e o desenvolvimento delas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!