Arquitetura

Vidro: um toque de estilo na arquitetura de casas e projetos comerciais

HAUS
10/11/2016 17:44
Thumbnail

O vidro ajuda na integração dos ambientes, como nesta área de piscina, churrasqueira e varanda. Foto: Ronald T. Pimentel

O vidro é um elemento mais forte do que as modas e tendências na arquitetura e decoração. Além disso, é capaz de marcar presença de forma natural em ambientes clássicos ou modernos, seja na composição de móveis quanto na própria arquitetura de residências e espaços comerciais.
Selecionamos oito projetos integrantes do Anuário HAUS 2016 que utilizam o material de forma imponente, mostrando que ele é capaz de dar destaque à vista de um lugar, integrar ambientes ou apenas ser usado em detalhes da estrutura:

Para privilegiar a vista

Uma característica marcante dos projetos de residências contemporâneas é o pé-direito alto. Para aproveitar ainda mais a amplitude proporcionada, muitos profissionais usam o vidro para preencher os vãos formados por eles, caso de Eduarda e Carlos Ehlke, que criaram grandes paredes de vidro para esta casa de estilo moderno. Outro destaque foi a substituição das janelas por grandes panos de vidro que se estendem por toda a extensão dos cômodos, permitindo a entrada de ainda mais luz natural.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
A iluminação também é bem-vinda e bem recebida nesta casa de praia projetada por Elaine Baggio e Fernanda Bittencourt. Além de possibilitarem a integração entre a sala de estar e a área externa com piscina, as paredes de vidro que preenchem o pé-direito alto também dão um visual moderno à residência e permitem visão ampla para o entorno.
Foto: Daniela Buzzi
Foto: Daniela Buzzi
A vista foi um dos principais pontos levados em consideração neste escritório projetado por Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin. Para aproveitar a altura – ele está localizado no 20º andar de um edifício -, os profissionais instalaram um pano de vidro em 180º. Assim, os funcionário podem admirar a paisagem em qualquer ponto. Além da vista, a instalação reforça o ar industrial do ambiente.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Para promover a integração

Além de proporcionar uma bela vista, o uso de vidro também permite integração entre os ambientes. Substituir uma porta ou parede por um pano de vidro pode criar uma união entre os espaços. Foi o que fez Mauricio Melara nesta residência. A área interna e a varanda ganham continuidade uma na outra graças às amplas portas de correr e paredes de vidro instaladas.
Foto: Celso Pilati
Foto: Celso Pilati
Yara Mendes também cria integração nesta casa com o uso de vidro. A área integrada da piscina e churrasqueira ganha continuidade na varanda por meio de portas de vidro, que permitem a conexão entre os espaços até mesmo quando estão fechadas.
Foto: Ronald T. Pimentel
Foto: Ronald T. Pimentel
Para esta residência, Andréa Benthien criou uma área de lazer central toda projetada ao redor de uma araucária que existia no terreno. Com o uso de portas e paredes de vidro, a profissional permitiu uma conexão de todos os ambientes térreos da casa com esse pátio central, além da conexão entre eles.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez

Nos detalhes

O vidro também é muito bem-vindo para os detalhes de uma residência ou projeto comercial. Atemporal e com ares modernos, ele é capaz de conferir estilo ao mesmo tempo em que passa uma neutralidade aos ambientes.
Nesta residência projetada por Karin Brenner, o material foi utilizado em todos os guarda-corpos: no terraço, ao redor da piscina e como apoio na escada que leva ao subsolo. Além de deixar o visual mais limpo, o vidro também conferiu mais modernidade ao estilo da casa.
Fotos: Valterci Santos
Fotos: Valterci Santos
O vidro também foi usado nos detalhes de uma casa noturna projetada por Guilherme Bez. O portal confere uma imponência à entrada sem ofuscar o revestimento da fachada, composto por triângulos tridimensionais descentralizados, que criam um efeito de diamante.
Foto: Uno Cinco Fotografia
Foto: Uno Cinco Fotografia

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!