Chic parisien

Daniela Busarello
18/06/2016 01:00
Thumbnail

Foto: Igor Ouvaroff/Divulgação

Este mês conto sobre a experiência da transformação do apartamento do Marcelo Mastroianni às necessidades de uma nova família carioca. A equipe, arquiteto e cliente, se uniu muito ao longo destes meses de discussões-entrevista-aventura com Anna Maria Tato (companheira de Mastroianni).
Primeiro as conversas-entrevistas para entender as novas necessidades. Em seguida, o início do projeto: prever dois quartos ao invés de um, e, portanto, diminuir a cozinha, desenhada por Gae Aulenti. Um quarto semi-aberto para fazer que a luz vá e venha em todo o apartamento. Fluidez e integração do espaço. Uma cozinha integrada, guardando os módulos dos armários e as linhas de desenho de Madame Aulenti.
Passadas as etapas de desenho, discussões e análise, começamos a etapa da demolição. É a hora de descobrir segredos nunca antes revelados. Descobrimos que todo o sistema de hidráulica, elétrica e gás, por exemplo, estava passando pelas mesmas calhas, o que representava um grande risco de incêndio. Houve também a descoberta de lado poético, uma carta dela para ele, que foi emoldurada.
LEIA TAMBÉM
Novas luminárias e novas temperaturas de luz vieram acrescentar ao criar espaços-virtuais de luz para acalentar a alma nos mais cinzentos dias de Paris. Os dois banheiros foram totalmente refeitos e revestidos em mármore branco. À biblioteca da sala acrescentaram-se novas funções: mini-escritório e cinema. Um tapete foi desenhado especialmente, o ForestPath, feito à mão, nó por nó, no Nepal.
Há dois bons anos existe vida nova neste céu de Paris. Ninguém sabe o quanto esta calmaria pode durar, porque Paris é assim. Será a melhor desculpa para acrescentar alguns metros quadrados, sempre bem-vindos. O chic parisien é uma atitude , um charme, um requinte para connaisseurs (quem conhece ou para quem é sensível para observar). Este apartamento é assim. Veja nas fotos:
Foto: Duda Carvalho/Divulgação
Foto: Duda Carvalho/Divulgação
Fotos: Luis Alvarez/Divulgação
Fotos: Luis Alvarez/Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!