A individualidade que resta nas casas contemporâneas

Key Imaguire Junior
15/01/2017 20:42
Thumbnail

Na cozinha, o registro de uma produção criativa caseira, antes que desapareça. Foto: Marialba Gaspar Imaguire

Há tempo, circulou por aqui uma exposição alemã – excelente como todas as que nos mandavam – de fotos, mostrando “artistas em seus locais de trabalho”. Fiquei pensando com meus botões – coitados, cansados do tanto que os incomodo – que colecionar espaços poderia revelar muita coisa sobre nossa sociedade.
Por exemplo, vemos na HAUS documentações sobre casas, dos espaços que as compõem. Esses ensaios revelam, sob o trabalho do decorador, características do proprietário e de sua família. Mas se reunirmos espaços de mesma função, sob abordagens diferentes, as conclusões serão outras.
Não, não estou querendo inventar a roda, claro que isso já foi feito. As coleções de espaço a que me refiro teriam mais interesse quanto menos houvesse intervenção nossa. Porque o arquiteto trabalha com produtos do mercado – que são datados pelo material, desenho e modismos.
As coleções que sugiro aos fotógrafos deveriam ter um amplo espectro de regiões, classes sociais e, evidentemente, ocupações e profissões. A sequência de imagens, revelaria mais do que singularidades individuais e regionais: mostraria, num corte diacrônico, a riqueza das abordagens na solução das funções espaciais.
Assim: as primeiras churrasqueiras de apartamento que conheci, foram em Porto Alegre. Faz sentido, certo? Como faz sentido um fogão a lenha em casa atual, encostado numa parede e com três lados livres para as pessoas se agruparem ao redor do calor: fala de sociabilidade e intimidade.
Assim como cozinhas – agora comuns – acopladas à sala de jantar, onde as vitualhas saem do fogão para a degustação com percurso mínimo. Elas lembram uma época bem distante, em que a cozinha era isolada da sala, e a comida preparada por cozinheiras. Agora, gostamos de fazer diante dos convidados, enquanto rolam a conversa e os causos.
Estou na cozinha porque, já perceberam, gosto dela. Mas os espaços de, digamos, produção criativa caseira, precisam de registro antes que desapareçam. A tendência é uma mesinha com espaço apenas suficiente para o notebook, quando muito. As bibliotecas, então, nem se mencionam – no máximo uma estante mais para o ornamental e um toque de refinamento cultural, numa parede da sala.
As casas japonesas – como se sabe, nos limites do despojamento – têm o “tokonoma”, um canto pouco elevado do piso onde, com poucos elementos, os moradores expõem algumas predileções: um bonsai ou ikebana, um quadro, um ou outro objeto que ressaltam na baixa densidade do ambiente.
É um mínimo de individualidade que resta nas casas contemporâneas. Encontramos largueza de espaços para jogos, home theater, garagem para vários carros – mas raramente uma parede ou pequena estante para uma coleção de qualquer coisa, lembranças de viagem, quadros, plantas ou fotos que fazem as visitas exclamarem: “Ah, esse canto é a sua cara!”

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!