As “vitrinas” vazias e o sinal dos tempos nas grandes cidades

Key Imaguire Junior
23/04/2017 17:00
Thumbnail

Às margens dos canais de Veneza, as vitrinas ainda têm a tarefa de exibir o conteúdo das lojas. Foto: Marialba RG Imaguire

A referência mais antiga que tenho das vitrinas vem da Literatura, não da História: um grupo de aventureiros, preparando um golpe contra o Doge de Veneza, pára diante do mostruário de um cuteleiro, com facas e espadas.
Vem ao encontro à minha ideia do percurso da palavra: do latim vetrum, pelo italiano vetrina e chegando a nós pelo francês vitrine. A conspiração – habilmente ambientada por Pérez-Reverte — falha, e a República de Veneza segue Sereníssima seu percurso— assim como as vitrinas.
Não sei se as havia antes disso — muito provavelmente, a ideia de expor para a rua objetos comerciados no interior da loja tem sua origem junto com a atividade mercante. E chegam ao final do século 19 incorporadas ao projeto das edificações comerciais, ladeando o acesso às lojas quando não simplesmente uma parede transparente, através da qual a mercadoria é visível em suas instalações.
Embora permaneçam — não faz muito tempo, havia o programa familiar de “passear para ver vitrinas” — há algumas mudanças típicas dos nossos tempos. Nos passeios familiares noturnos, havia a ideia de que o conteúdo da mostra, embora com apelo comercial, tinha atrativos para serem vistos e apreciados independentes das ações de compra/venda.
Em épocas natalinas, havia mais um motivo para ver vitrinas: além do apelo comercial, tínhamos o humorístico dos anacronismos espaço-temporais. Presépios com o Papai Noel batendo no vidro com uma bengala, num cenário no qual, além da tradicional cena da manjedoura, circulavam trenzinhos elétricos de modelos moderníssimos. Para completar, um fundo com araucárias e imbuias…
As vitrinas, como tudo, tem seu local e momento: um amigo francês se escandalizava com mostruários — aos quais nós não dávamos importância alguma — cheias de manequins com sutiãs e calcinhas: “- Qu’est ce que ça, une porno-shop?!”
A vitrina elaborada, projetada nos seus mínimos detalhes, tem uma tendência a se limitar aos shoppings, pelo receio do vandalismo. As lojas populares deixaram de apresentá-las: são apenas enormes galpões, lojas, depósitos e mostruários, tudo em uma coisa só.
Mais criativas e típicas de nossos tempos são as que transformam em atração visual não apenas coisas, mas também a atividade: cozinhas de restaurantes visíveis pelo público ou academias de ginástica em caixas de vidro, onde a modernidade do equipamento e dos usuários, bem iluminados, dá o recado comercial.
A tecnologia contemporânea tem recursos que permitem supor nas vitrinas, uma atração que valha a pena sair de casa para admirar.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!