Demolições são a selvageria das cidades e a queda da história dos bairros

Key Imaguire Junior
24/08/2017 17:30
Thumbnail

O abandono de construções denota mais do que podemos imaginar, por trás desse fato, há muitas coordenadas urbanas, comerciais e... humanas. Foto: Divulgação

Ascensão e queda dos bairros

Observar e entender a arte e a arquitetura é um exercício civilizacional. Cada obra é um documento que traça o percurso do ser humano em seu melhor. Ou não: segundo Walter Benjamin, “todo documento de civilização é um documento de barbárie”. Mas arte e arquitetura revelam a inteligência, a sensibilidade e a habilidade humanas, em sínteses de lugar e tempo, das quais se pode dizer que foi o que valeu a pena na história.
Para isso, viajamos: queremos entender a nós mesmos e à nossa espécie. Mas não são necessários longos percursos em torturantes bancos de avião: um passeio a pé pelas nossas cidades é muito revelador. Vemos desde construções novas – nos últimos modelitos da moda imobiliária, cheirando a tinta – até ruínas.
Mas mesmo que as novas edificações ainda não tenham muito para dizer, comparadas às antigas, é preciso pensar em sua presença e conotações urbanísticas. Já as ruínas são mais ricas, falam por si, de sua vida vivida: envelheceram, e como tudo no planeta, podem ser lidas, entendidas e interpretadas. Quanto às demolições, na maior parte dos casos, são apenas selvageria: assistir uma construção sendo demolida é penalizante, arrasador: faz pensar nos esforço de concepção, no trabalho suado, nos materiais empregados, no engenho e arte que estão sendo zerados, enviados para os aterros.
Nas ruínas, o nascimento, o crescimento e a desfuncionalização que leva ao abandono podem ser vistos – na demolição, desaparece no ar como tudo o que é sólido, ou assim parecia.
Não só as construções em si – casas, igrejas, barracões – passam por essas fases, mas áreas inteiras das cidades, bairros, regiões, setores. Às vezes, têm a boa fortuna de ver seu interesse cultural reconhecido e não são abandonadas, mudam de função e continuam seu percurso com outras características. Isso, se não estiverem detonadas pelos processos de gentrificação pelos quais passaram.
Os habitantes da cidade fizeram suas casas, agrupando-se segundo seus critérios sociais, culturais e econômicos. Estabeleceram relações de vizinhança e redes de relações complexas e organicamente funcionais. Mas a cidade que envolve o bairro cresceu, funções mudaram ou afundaram em novas formulações da economia. Surgem vias de tráfego intenso, aluguel para fins comerciais e instituições incompatíveis com as moradias.
A proximidade do centro fica mais evidenciada e desperta a cobiça dos investidores:  sempre num mesmo pacote, adensamento e verticalização. As relações de vizinhança se dissolvem ou são rompidas pela violência e criminalidade funcionais. Grandes árvores, cada uma um pequeno ambiente em si mesma, viram lenha; desaparecem os poucos animais sobreviventes; terrenos antes permeáveis viram habitações para carros, que são os estacionamentos.
O processo de decadência insidiosamente se revela na ausência de manutenção e, a seguir, no abandono total ou parcial. A região está em queda livre. É a lógica dos sistema, dizem. Será? Há também quem ache que é o progresso. Para quem? Mas temos todos a tendência a achar que é um processo inevitável. Talvez.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!