Caminhamos para morar em casas ainda menores? Arquiteto discute o futuro das habitações

Key Imaguire Junior
24/08/2016 22:52
Thumbnail

Cada vez menos serão vistas construções com história. O futuro aponta para espaços claustrofóbicos e materiais descartáveis. Foto: Acervo

As pedras gritam e as madeiras respondem

Da parede a pedra gritará, e do madeiramento as vigas responderão. (Habacuc, 2.11)
Essas são as palavras do profeta Habacuc ditas há mais de dois milênios e meio de história da civilização. Como todos os profetas, ele dramatiza suas predições – recurso teatral para impressionar o público. Elas anunciam acontecimentos tão assustadores, que paredes e estruturas entrarão em pânico e manifestarão seu horror.
É uma ideia ainda válida, sobre a construção, como refúgio último da solidez e das certezas humanas. Podemos abandoná-las, basta um exercício mínimo de imaginação: que construções das nossas cidades sobreviverão por 2,5 mil anos? Lembremos que, volta e meia, cai um prédio antes de ficar pronto.
Há ruínas veneráveis, tristemente esplêndidas. Estão por todo o planeta e viajamos milhares de quilômetros para vê-las, não é necessário mencioná-las. Para além da beleza visual, suas pedras gritam e madeiramentos respondem: o engenho humano construiu obras fantásticas – em alguns casos, beirando pelo inacreditável, que sobrevivem até mesmo ao seu conteúdo. Pouco sabemos do que se fazia nelas e, menos ainda, sobre o como se fazia. É a grande razão pela qual nos fascinam e são crivadas de lendas, histórias e fantasmas: estão além da nossa compreensão.
Mas não são necessários os dois milênios e meio que nos separam de Habacuc. Entrem numa casa de meros 50 anos atrás. Sem o auxílio de indicadores como mobiliário, equipamentos e instalações, as certezas se diluem em suposições sobre o uso dos espaços. Se visitarmos uma construção não residencial, a leitura fica mais difícil ainda – quanto mais distantes no tempo, mais difíceis de entender. E quando os entendemos, após muito exercício de reflexão e erudição, parecem inacreditáveis. Daí sua importância: são referenciais insubstituíveis.
Deixemos o passado e pensemos no futuro: exige coragem e imaginação, mas é necessário. Nossas habitações atuais, já reduzidas ao mínimo dos mínimos, como serão? Iremos desapegar desses pequenos espaços – mas apinhados de bens de consumo, deslocáveis – por habitáculos ainda menores? No futuro, nossas moradas serão como os apartamentos de hotéis, nos quais permanecemos por uns poucos dias? Tipo celas de convento ou de prisão? Ou – hipótese nada ousada – iremos morar em carros? Ou chegaremos àqueles claustrofóbicos hotéis japoneses, constando de uma cama e uma televisão?
Nosso futuro remoto não lembrará nada disso: não serão feitos com pedras que gritam nem madeiramentos que respondem, mas com plásticos, gessos, madeiras artificiais que se dissolvem por si mesmos nos resíduos de onde vieram.
O que restará de nossa complicada e sofisticada civilização de futilidades descartáveis?

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!