Inove – 30 anos de amor ao design

adrianoj
23/09/2016 22:52
Thumbnail
Fred Kendi/Divulgação
Eles eram jovens designers, cheios de sonhos e com a cabeça no futuro. Juntos, criaram um estúdio que atendeu grandes marcas do setor moveleiro, com projetos que passavam pela pesquisa e criação de móveis, branding, comunicação e todos os setores que envolvem a atividade. Em 10 anos ganharam o Sul do país atendendo fábricas como Rudnick, Mannes e Universum. Transitaram por todos os estágios do processo criativo e produtivo. Conquistaram reconhecimento e um nome. Em 1996, Eviete Dacól e Alceu Bomfim Jr. decidiram dar um novo passo. Dessa vez, para testar seus produtos no ponto de venda. Com um mobiliário de vanguarda, em pouco tempo a Inove era conhecida na cidade e chamava atenção por apresentar uma nova percepção do design. Nestes 20
anos que sucederam a abertura da primeira loja, muitos lançamentos marcaram a história da empresa. Nomes e marcas reconhecidos do design, como Alessi e Ligne Roset, chegaram a Curitiba por meio da Inove, que também trouxe, em primeira mão, o mobiliário dos Irmãos Campana, Marcelo Rosenbaum, Luciana e Gerson da Ovo, estudiobola, entre outros.
O sucesso da loja gerou uma nova cultura no público, que passou a consumir design assinado e tudo o que ele oferece. “As peças não são só funcionais. Elas têm uma história pra contar. E essas histórias conversam com o consumidor, com seu estilo de vida, com sua casa e sua família”, conta Eviete, que há 30 anos mantém o olhar para o futuro num exercício diário de busca pelo novo. “A vanguarda está no nosso sangue”, enfatiza.
Ciclo completo
Hoje, a Inove possui três lojas: a Basic, jovem e descolada, tem um mobiliário compacto e preços mais acessíveis. A Inove Decor, com mais de 1000m2 de área de exposição, oferece uma linha completa de produtos inseridos em ambientes de experiência. E a Inove Galeria, que traz um conceito que une design e arte. Ali, a proposta é expor o mobiliário autoral nacional e internacional estimulando as pessoas a pensar o design com produtos que vão além da estética e funcionalidade e com história para contar. Três espaços, três propostas.
Para os sócios da Inove, é a oportunidade de atender a diversos públicos e manter a liberdade criativa que privilegiaram ao longo do tempo. Os novos nomes do design seguem nas vitrines, todos com exclusividade da Inove para revenda. Destaque para as peças da Vitra, Pedro Useche, Paulo Alves, Guto Índio da Costa, Zanini de Zanine entre muitos outros. Mais do que pesquisa e muito trabalho, o que move mesmo Eviete e Alceu é o amor. “Design é algo que nos move, traz a nossa alegria. Design tem que trazer valor percebido, aconchego. Estamos há 30 anos vivendo um caso de amor com o design”, finaliza.
Vitrine da Inove Galeria – Fred Kendi/Divulgação

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!