Decoração

13 inspirações para decorar o quarto do bebê

HAUS
07/10/2016 12:30
Thumbnail

Quarto criado por Tatielly Zammar para a mostra Casa Baby Dreams 2016. Fotos: Kauana Bechtloff/Divulgação

Você já tem ideia de como vai ser o quarto do seu bebê?
Na dúvida, coloque a mostra Casa Baby Dreams na sua agenda. Lá você vai ter 14 inspirações diferentes de como pode ser o quarto dos sonhos dos seus filhos.
As propostas são assinadas por profissionais de arquitetura e decoração, e estão abertas para visitação até o final deste ano, de segunda à sexta-feira, das 9 às 19h, e sábado, das 9h às 17h.
A entrada é franca e a exposição fica na Alameda Carlos de Carvalho, 1.310, no Batel.

Veja 13 quartos dos sonhos

As arquitetas Aline e Denise Bernacki repaginaram o cômodo, transformando o quarto que era inicialmente para dois meninos, em um espaço feminino. O mobiliário foi mantido, mostrando a versatilidade das peças, que dão vida a um berço, como também a uma cama e outros móveis de sua escolha. Já detalhes como papéis de parede, enxoval e elementos decorativos foram adaptados para a temática feminina. O painel de bolinhas de gude permaneceram.
O arquiteto Bruno Colle pensou em um cômodo clean e versátil, criando uma base limpa que pode ser utilizada tanto para meninos quanto meninas. O mix entre tons claros, azul e a madeira trouxe tranquilidade, leveza e aconchego. Um dos destaques fica por conta do painel vazado de MDF, desenvolvido para trazer movimento e conforto, que ainda delimita o ambiente da escada de uso comum da mostra.
Cristina Yamada e Cláudio Araújo transformaram um espaço de passagem em uma linda galeria de arte. O corredor de ligação entre as duas casas que compõem a loja ganhou uma combinação de papéis de parede, bichos de pelúcia e pequenas molduras, criando efeito de boiserie para valorizar os quadros. O destaque vai para a estampa de zebra no papel branco, que garantiu um suave trabalhado, além de refletir a luz natural.
A realeza serviu de inspiração para o quartinho projetado pela arquiteta Fernanda Distéfano. A profissional criou um reino encantado, com direito à dossel em formato de coroa e ursos de pelúcia vestidos como reis e príncipes. No mobiliário, peças em madeira jequitibá com branco dão um ar mais nobre ao projeto, bem como as cores fendi, off-white e azul marinho.
O objetivo da arquiteta Gislaine Tourinho foi mostrar que é possível projetar um quarto para duas irmãs com idades diferentes: uma bebê e outra com três anos, criando um espaço funcional e ao mesmo tempo lúdico. Inspirada nas cidades do interior da França, a profissional utilizou na decoração tons off-white, paleta de rosa e bege, além de diferentes estampas, como debruns e listras. Nas paredes foram aplicados boiseries, intercalados com papel de parede com estampa Toile du Joie, bem dentro do estilo proposto. Os destaques do ambiente são o berço da Sleeper, lançado na mostra, e a cômoda e trocador dentro do armário, otimizando o espaço.
A vitrine assinada pela designer de interiores Hellen Giacomitti transporta os visitantes para a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O contraste entre clássico e moderno, muito presente na metrópole, pode ser visto no mix entre móveis provençais e o enxoval personalizado com o desenho de tijolinhos, também presente no revestimento das paredes e no tapete. Os pendentes em estilo industrial e o painel fotográfico utilizado atrás do berço completam as referências à cidade americana.
O espaço projetado pela engenheira Janaina Macedo foi pensado para um bebê cujos pais optaram por não saber o sexo antes do nascimento. Por isso, a escolha do tema “Toca dos Ursinho”, que cai bem tanto para meninos como meninas, além de uma paleta de cores neutra e unissex. Para não deixar o projeto monótono, a profissional optou pela composição de diferentes tecidos e revestimentos – como o tijolinho provençal e o papel de parede que sobe no teto, acompanhando as vigas e pilares em marcenaria.
Inspirada no movimento francês “Bohemian of Soho”, que surgiu em Nova York na década de 1920 entre um grupo de intelectuais que misturava arte e moda, a arquiteta Karen Camilotti projetou um quarto de menina moderno e cheio de cor. O mobiliário clean na cor branca, com acrílico na lateral do berço e na frente das gavetas da cômoda, complementa o colorido do papel de parede, cortinas e enxoval, todos personalizados pela profissional. Na iluminação, optou-se por pendentes em porcelana branca e interior dourado, traduzindo o conceito do projeto, além de imprimir delicadeza, modernidade e sofisticação ao cômodo.
A arquiteta Luciana Glock criou um quarto de gêmeos. Uma questão fundamental, pensada para o quarto, foi respeitar as diferenças dos bebês. Cada criança terá sua particularidade e personalidade evidenciadas, por isso a escolha dos berços na cor azul claro e outro em madeira natural, ambos do mesmo modelo. A decoração segue o tema de anjos, presente nos objetos que enfeitam a estante, no tapete central em forma de asas, nos bordados das almofadas e nos quadros. Todo romantismo que o tema sugere é reforçado pelos arabescos estampados no papel de parede, painéis em madeira vazados, lembrando uma renda, e enxoval delicado com rendas e tricô.
A rosa é o grande destaque da vitrine assinada pela dupla Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande. Os profissionais desenharam um tapete de 3,20 metros de diâmetro onde a flor é a protagonista. Em estilo provençal, a decoração seguirá os tons cor-de-rosa e branco, valorizando elementos femininos como gaiolas, ursos e passarinhos. A linha Âmbar em tom rosa claro, da Sleeper, foi a escolha para o mobiliário, que conta com berço, cômoda, armário e cama para a babá. Para complementar o ambiente com um toque de glamour, papel de parede de oncinha e dossel no centro do quarto.
O estilo escandinavo predomina neste quarto de bebê assinado pela designer Renata McCartney. O ambiente é clean e funcional, com poucos móveis, decoração pontual, com um discreto charme lúdico, que não seja pesado nem cansativo. Na escolha das cores, a profissional optou por tons off-white, cinza, amarelo e verde jade, em uma composição que traz aconchego ao espaço. A grande surpresa é uma árvore prateleira e porta-livros, fixo na parede, e uma prateleira nicho com quatro casinhas, utilizadas para dar um ar lúdico e criativo ao quartinho.
Na brinquedoteca, a designer utilizou o conceito montessoriano e abusou de elementos interativos para que o espaço despertasse a criatividade dos pequenos. Nas paredes, a designer optou por um papel com estampa de letras, que pode ser colorido. Já o quadro negro utilizado está na altura das crianças e pode ser usado para desenhar ou escrever, bem como o porta-papel, assinado pela profissional.
A arquiteta Renata Mueller transformou o cômodo em um quarto de menino. Por se tratar da área de escritório e reuniões da loja, a profissional manteve a parte de marcenaria e alterou o mobiliário solto e toda a parte de decoração para o tema masculino. Nas cores, predominam o azul jeans, amarelo e cinza. Já nos móveis, a arquiteta utilizou a linha Montresor, da Idea Kids, que mescla o provençal com o moderno, dando um ar inusitado ao projeto.
Quarto criado por Tatielly Zammar para a mostra Casa Baby Dreams 2016. Fotos: Kauana Bechtloff/Divulgação
Quarto criado por Tatielly Zammar para a mostra Casa Baby Dreams 2016. Fotos: Kauana Bechtloff/Divulgação
O espaço da arquiteta Tatielly Zammar foi inspirado nos brinquedos antigos e ursinhos de pelúcia tradicionais, fazendo um resgate da ingenuidade da criança. A profissional desenvolveu um conceito atemporal para quarto de menino, utilizando papéis de parede em linho e estampa xadrez, em tons de azul jeans e fendi.
No mobiliário, a mescla entre madeira jequitibá e laca, também na cor fendi, garante um ar sóbrio ao ambiente, que ganha descontração com a inserção de uma casinha funcional azul, utilizada como prateleira para livros e objetos decorativos. Dela também partem uma bancada para estudos ou brincadeiras e outras prateleiras com fundo espelhado. Os enxovais seguem o tema proposto, utilizando as estampas dos “old toys” e cores utilizadas no espaço.

 LEIA TAMBÉM

Amarelada pelo tempo, cúpula do Taj Mahal passa por reformas

11 mudanças no escritório para melhorar suas produtividade

12 produtos para você misturar clássico e moderno na decoração

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!