Decoração

6 reparos para providenciar na casa de praia antes do verão

Gazeta do Povo*
06/09/2019 16:30
Thumbnail

Projeto do Estúdio Pantarolli Miranda para um apartamento no litoral de Santa Catarina. | Nenad Radovanovic / Divulgação

O feriado da Independência costuma marcar o retorno das pessoas ao litoral após o período mais rigoroso do inverno. Mas, a casa que foi fechada ao final da temporada passada precisa agora de uma atenção especial e quem tem casa na praia precisa atentar às manutenções necessárias antes de correr para o mar. Esse ano de 2020 é preciso checar, ainda, as autorizações da cidade quanto às atividades liberadas por conta da pandemia da Covid-19.
HAUS selecionou seis dicas bem práticas para você dar uma atenção especial ao seu recanto de verão neste 7 de setembro.

Confira nossas dicas

1 – Fique de olho em tudo que for de tecido na casa, pois ambientes de praia que passam muito tempo fechados podem desenvolver mofo com facilidade. Trocar cortinas, limpar estofados e tapetes e arejar os cômodos e armários em locais com pouca luz é essencial para combater o mofo. Para diminuir o risco de o fungo retornar, a sugestão é a instalação de um desumidificador, que mantém os níveis de umidade do ar saudáveis.
2 – As áreas externas demandam um pouco de atenção para os revestimentos e pintura. A fachada de prédios e casas sofre bastante com a ação do clima (chuva, incidência solar, ventos e maresia), sendo interessante planejar a pintura de tempos em tempos, e dando preferência para tintas acrílicas com tratamento anti-mofo. No caso dos locais com revestimento de pedras – muito comuns em casas litorâneas -, a limpeza deve incluir esfregação com água e sabão (evitando esponjas que possam riscar a pedra), além de produto impermeabilizante, para evitar manchas.
3 – Pouco antes de abrir a casa novamente, é importante programar dedetização e sanitização, para eliminar insetos e microrganismos indesejáveis.
E já que a faxina está programada, que tal aproveitar para mudar detalhes e deixar o ambiente renovado para o verão?
4 – Cortinas são ótimas para reduzir a entrada do sol chapado nos ambientes, mas nos locais de veraneio é importante que elas sejam leves e de cores claras para favorecer a passagem de luz, além de dar mais leveza aos ambientes;
Projeto de Suzane Simon para um apartamento no litoral do Paraná.
Projeto de Suzane Simon para um apartamento no litoral do Paraná.
5 –  Casas de praia precisam de um ar de descanso, e ter muitos móveis pode atrapalhar na hora de relaxar. Opte por apenas o necessário, e prefira a mobília de materiais laváveis, com verniz náutico, tecidos impermeáveis e fibras sintéticas. Esses produtos sofrem menos com a ação da maresia;
6 – Se a opção envolver pintura aproveite para abusar das cores claras no interior da casa, que ajudam no toque de leveza e não ficam cansativas aos olhos. Se possível, utilize tinta acrílica com tratamento anti-mofo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!