Decoração

8 dicas para manter a casa aquecida sem gastar energia

HAUS
29/04/2016 00:40
Thumbnail

Alguns artifícios de como vedação de portas e janelas e uso de cortinas mais grossas ajuda a deixar a casa mais quente. Fotos: Bigstock e Gazeta do Povo

Depois das primeiras semanas de abril com calor e recordes de temperatura para o outono, o frio chegou com tudo. Temperaturas beirando zero grau em Curitiba e em outras cidades do Paraná colocou em cena os casacos pesados e as blusas de lã. Mas e em casa, como barrar o frio?
Mesmo nas residências com sistema de aquecimento, é importante descobrir maneiras de conservar o calor dentro de casa e manter a conta de luz ou gás em níveis aceitáveis. Para ajudar nesta tarefa, HAUS foi em busca de algumas dicas caseiras e práticas para ter um lar mais quentinho.
1 – Abra as cortinas e persianas de manhã
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
Foto: Antonio More / Gazeta do Povo
O vidro das janelas permite que a luz do sol entre e a medida que se reflete nas paredes e nos móveis, transforma-se em calor, e de graça!
2 – Invista em cortinas e blackouts grossos
Foto: Valterci Santos / Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Valterci Santos / Arquivo Gazeta do Povo
O calor que foi armazenado durante o dia escapa à noite, especialmente se a casa não tem vidros duplos. Para diminuir este efeito, fechar bem os vidros e ter cortinas grossas ajuda e ainda garante um conforto térmico “visual”.
3 – Tapetes no piso
Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Além de decorar o cômodo, os tapetes cria outra camada de isolamento no piso, mantendo os pés mais quentes.
4 – Fitas adesivas em portas e janelas
Foto: Leroy Merlin / Divulgação
Foto: Leroy Merlin / Divulgação
Com o tempo a vedação de portas e janelas fica comprometida e, com isso, o escape de calor e a entrada de frio é mais frequente. Uma boa solução, encontrada em lojas de produtos para casa e construção e bricolagem, são as fitas auto adesivas “veda frestas”. Colocá-las na esquadria vai resultar em casa mais quente e menos barulhenta.
5 – Melhorar o isolamento dos caixilhos
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Outra forma de aumentar a eficiência das janelas, é calafetar os caixilhos novamente. Essa dica vale especialmente para casas mais antigas.
6 – Isolar as janelas com plástico bolha
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Esta dica parece estranha, saída de experiências infantis, mas funciona. Borrife um pouco de água na janela e aplique o plástico bolha com o lado liso voltado para dentro do ambiente. O material é um ótimo isolante, uma vez que é formado por ar (um isolante térmico clássico) envolto em plástico.
7 – Reverter a direção dos ventilador de teto
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Você não usa o ventilador de teto nos dias frios? Pois deveria. Usar as pás no sentido inverno ao tradicional faz com que o ar quente seja empurrado para baixo.
8 – Prefira fazer pratos no forno
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Quase todo mundo liga as baixas temperaturas a pratos bem servidos. Aproveite então para intensificar os preparos no forno. Enquanto bolos, carnes e pães são assados, a casa recebe o calor do forno, evitando que seja necessário ligar o aquecedor. Dá até para deixar o forno aberto após o témino do preparo, desde que na casa não morem crianças ou pets.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!