Decoração

9 itens com inspiração paranista para comprar na Feira do Largo da Ordem

HAUS
28/08/2016 17:50
Thumbnail

Fotos: André Eduardo dos Santos Filho/Gazeta do Povo

Um domingo ensolarado na capital pede um programa ao ar livre. Um dos pontos mais procurados por curitibanos e turistas é a tradicional Feirinha do Largo da Ordem, localizada no Centro Histórico. Em funcionamento desde a década de 70, o espaço multicultural oferece livros, roupas, gastronomia e os mais variados objetos de decoração.
Entre os milhares de itens decorativos da feira, vemos vários deles fazem referência ao Paraná. A temática paranista, que vê no pinhão, na araucária e erva-mate símbolos para criação de uma identidade regional, é um misto de produção por amor ao estado e para comércio turístico.
A artista plástica Niatzaki, que vende seus quadros há 29 anos no Largo, próximo ao Palácio Garibaldi, explica o porquê de retratar a árvore símbolo do Paraná: “É o que eu gosto de pintar, tenho quadros no mundo inteiro. Os alemães adoram os quadros de araucárias”, conta a artista.
“É querer mostrar meu estado pro mundo inteiro” diz Gedeão Reynaud, que tem um box com produtos ornamentados  usando a técnica da marchetaria, que utiliza recortes de madeira e muito tradicional entre artesãos paranaenses.
A HAUS visitou a Feirinha (que não é mais tão pequena assim) do Largo e separou 9 itens de decoração que fazem alusão ao nosso Paraná. Dá uma olhada, as barraquinhas estão lá todo domingo:
O porta canetas, adornado de araucárias, custa R$ 50 em um box próximo ao Museu Paranaense.
O porta canetas, adornado de araucárias, custa R$ 50 em um box próximo ao Museu Paranaense.
SERVIÇO| Feira do Largo da Ordem, Centro Histórico de Curitiba, aberta aos domingos das 9 às 14h.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!