Decoração

Acerte na escolha das tintas

Daliane Nogueira
21/01/2011 02:02
Thumbnail

Vermelhos vibrantes estarão em alta em 2011. As tintas acrílicas são as ideais para quem fará a aplicação sozinho

A promotora técnica da Luks­co­lor, Fernanda Nogueira, lembra que um importante fator na escolha de uma tinta, além da pre­­ferência pessoal pela cor, é o brilho. Independente do tipo de tinta que escolhida, a escala de brilho vai in­­fluenciar na aparência e na durabilidade. Tintas de alto brilho são as mais duráveis por conter mais resina do que as foscas. “Em linhas gerais, as opções com brilho ou se­­mibrilho são mais indicadas pa­­ra as áreas externas. Nos cômodos da casa, o acabamento brilhante ajuda a dis­­farçar imperfeições, mas a com­­posição da decoração é mais difícil com esse acabamento.”
Qualquer que seja a tinta a ser usada, é indispensável preparar a parede usando massa corrida ou acrílica, que reparam defeitos. Para deixar a superfície uniforme deve-se usar uma lixa com granulação média (entre 120 e 150). “Em paredes novas, sugiro que seja usado um fundo preparador de paredes ou um selador, para diminuir a porosidade e aumentar a proteção”, orienta o instrutor dos cursos da área de construção civil do Ser­viço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), David Al­­ves Ferreira.
Tendência
Entre as tendências de cores para 2011 as marcas lançam opções vibrantes, especialmente tons de vermelho e rosa, que poderão ser usados em detalhes de salas e quartos, principalmente. “Nas linhas mais sóbrias destacam-se este ano as variações de verde, amarelo e azul. Quem gosta de textura pode investir em linhas de gel e resinas que proporcionam efeitos de alto relevo ou envelhecidos”, sugere Fernanda. Outra opção são as tintas que têm efeitos, como camurça ou metalizado.
Fachada
Na área externa, a pintura exerce papel importante de proteção, impedindo que a chuva e o sol agridam a estrutura. Se a opção for por uma pintura lisa – sem o uso de massas de textura, como o grafiato – deve-se escolher tinta acrílica de boa qualidade, que protege o imóvel e ajuda a evitar infiltrações de água da chuva por capilaridade, explica Silvana.
Portões e grades, de madeira ou ferro, exigem produtos específicos. “Cada tipo de material pede uma tinta. A acrílica, usada nas pa­­redes, não serve para proteger ma­­deira e metal. Há esmaltes específicos para essas superfícies”, lembra Ferreira. Se as esquadrias fo­­rem de alumínio, o tipo de pintura ideal é com tinta spray – que exige mais habilidade para que o produto não escorra. Há, ainda, fórmulas de tintas específicas para varandas e garagens, com alta re­­sistência à abrasão e à circulação de pessoas e veículos. “É uma boa opção, especialmente para piso de concreto.”
Umidade
Quem está programando empunhar o pincel e o rolo ainda em ja­­neiro, deve ficar de olho na meteorologia e escolher dias em que a umidade relativa do ar não esteja acima de 85%. “Além da umidade, o tempo muito quente interfere no resultado da pintura. O ideal é ter temperatura entre 15°C e 35°C”, orienta Fernanda, da Lukscolor.
Para as áreas “molhadas” da casa, como banheiro e cozinha, que convivem com a umidade diariamente, a técnica recomenda produtos do tipo antimofo, com doses maiores de fungicidas e algicidas. Seguindo algumas instruções, é possível dar novos ares à casa em algumas horas. “A pintura de um ambiente, se a opção for por acabamento liso, pode ser finalizada em um dia.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!