Decoração

Água limpa o ano todo

Ana Carolina Nery
21/01/2011 02:09
Thumbnail
Como anda a limpeza da caixa d’água da sua casa? Res­pon­sá­vel por armazenar toda a água que será consumida pe­­la família, o reservatório precisa estar sempre protegido, limpo e desinfetado. Pa­­ra isso, é importante checar com fre­quên­­cia o fechamento e vedação da cai­­xa – para evitar a entrada de insetos e outros agentes infecciosos – e adotar cuidados básicos de limpeza a cada seis meses, para evitar risco de doenças.
A falta destes cuidados aumenta a chance de proliferação de agen­­tes infecciosos, de sujeira e até de algas, explica o arquiteto Fernando Mar­tins Rosa, do departamento técnico da Eternit no Paraná. “Pode acontecer um entupimento na tubulação e também acúmulo de sujeira nas paredes e fundo do reservatório. Isso pode provocar verminoses e infecções em quem beber a água desse reservatório.” A perda de pressão (causada por obstrução na tubulação), coloração ou odor da água, ou o aparecimento de algum material sólido, são indícios de que está na hora de limpar a caixa d’água.
Como fazer
Para a limpeza, é recomendado uti­­lizar apenas água sanitária. Sabão ou outros produtos químicos po­­dem contaminar o líquido, orienta Rosa. “A água sanitária faz a limpeza, preservando as características da água e a mantendo po­­tável.” Além disso, a esponja ou a escova que será utilizada para esfregar as superfícies não podem ser de aço. “Estes abrasivos desgastam as paredes da caixa, danifican­do o produto e contaminando a água”. Ela será utilizada após o esvaziamento da caixa, no início da limpeza, para remover o limo formado pela alcalinidade da água.
O proprietário do imóvel ou morador pode realizar o serviço de limpeza por conta própria. “A maioria das caixas d’água atuais são de PVC, e não mais de amianto, como no passado, justamente para facilitar a limpeza e não soltar qualquer resíduo”, explica o gerente de produção da Compa­nhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Paulo Raffo. Feita a limpeza, a caixa deve ser novamente fechada e vedada. O ideal, afirma Raffo, é que a caixa seja instalada entre a laje e as telhas da residência, para aproveitar a proteção da própria casa. “Não tem problema nenhum em ficar em uma área li­­vre, desde que esteja bem vedada.”
Escolha
Na hora de escolher a caixa d’água na loja de material de construção a especialista em desenvolvimento de produtos da Amanco, Cintia Pen­tean, recomenda optar por aque­­la que segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem selo de qua­­lificação setorial e do Ministé­rio da Saúde. “Veja se ela possui anéis na estrutura. Isso assegura maior resistência estrutural. Dis­­pense se tiver emendas. Do contrário, facilitará a proliferação de fungos e será mais susceptível a vazamentos.”
Cintia explica que as caixas com camadas aditivadas com anti-UV e antioxidantes garantem maior durabilidade e têm resistência a impactos e exposição de luz solar e calor. Outra recomendação é que tenha tampa rosqueável e de fácil encaixe, com total vedação, para impedir a entrada de insetos e poeira.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!