Decoração

Balneário Camboriú ganha primeira edição da Casa Cor; conheça ambientes

HAUS
13/05/2017 10:52
Thumbnail

Lounge Al Mare, por André Bettinelli e Ana Konradt Lins. Fotos: Lio Simas/Divulgação

Abre neste domingo (14) a primeira edição da Casa Cor Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A mostra acontece no Marina Beach Towers, empreendimento residencial que se destacou por ser o primeiro do sul do Brasil a ter uma marina, e terá 32 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores. O tema desta primeira edição será “Design mais perto das pessoas”, trazendo peças e conceitos que levem o consumidor a pensar no design e suas funções.
Além dos profissionais catarinenses, participam da mostra diversos arquitetos, designers e marcas paranaenses, confirmando o grande sucesso que Balneário Camboriú faz entre os moradores de Curitiba e outras regiões do estado.
Como ocorre em um prédio residencial, a mostra trará muitas suítes, livings e home offices, além de lofts completos. O Marina Beach Towers oferecerá ainda restaurante, bar e café para os visitantes.
“Esta edição traz um grande desafio para os profissionais. Equilibrar grandes projetos e grandes ideias com o foco no essencial, trazendo o design mais para perto das pessoas. Tornando espaços vazios em projetos indispensáveis. Nossa missão é sempre tornar tudo isso possível e desejado, deixando nossa marca”, explica Luiz Bernardo, franqueado Casa Cor Balneário Camboriú e Casa Cor Santa Catarina.

Conheça alguns dos ambientes da mostra 

Praça Casa Cor

A praça será local de muitos encontros e passeios agradáveis. Assinam o ambiente primoroso Juliana Loffi e Rodolpho Guttierrez, que pensaram em um ambiente para se apreciar sem pressa. Com 250 m², o cenário espelhará o belo litoral catarinense com uma marina exclusiva, o Marina Beach Towers, que tem acesso ao rio e ao mar. Portanto, todos os elementos arquitetônicos que envolvem o projeto têm ligação com a flora e a fauna locais. A missão é fazer com que o público sinta-se parte deste projeto que segue as linhas do slow design, ecologia, sustentabilidade e vida marítima. Obras de arte funcionais, luminárias, volumetrias arquitetônicas e móveis exclusivos fazem parte desta ousada proposta. Dentre os materiais utilizados destacam-se os mármores e a madeira de reaproveitamento. Os mobiliários não são fixos e podem ser realocados quando necessário. A estrutura metálica, os móveis em madeira com raiz exposta, as luminárias exclusivas e obras de arte foram criadas exclusivamente para este ambiente.

Lavabos funcionais

Com 35 m², o espaço que será utilizado pelos visitantes durante todo o evento traz a praticidade e a beleza dos materiais e elementos decorativos, de forma luxuosa e arrojada, adjetivos que vão marcar a primeira edição da mostra na cidade.
A fluidez, resistência e sofisticação alcançada neste projeto são resultados do uso apropriado de muito mármore, pedra natural, atemporal e nobre. Elaine Gurevich e Evandro Cruz buscaram inspiração em suntuosas e requintadas salas de banho, e seus materiais com superfícies lisas e planas facilitam a manutenção para o uso público.
A tendência está nos materiais como o mármore translúcido, com suas formas mais orgânicas, trazendo sensações com iluminação embutida na pedra, que enaltece ainda mais sua beleza tão natural. O uso de metais dourados, com design clean e sofisticado e com controle de vazão através do arejador é destaque. A bancada em mármore tem cortes diferenciados, como a lapidação de um diamante (uma joia), tendo no topo, cubas retangulares, cuidadosamente encaixadas no mármore.

Sweet Hot

Para o ambiente Suíte Master do Casal sem Filhos, batizada de Sweet Hot, Juci Perazza e Karol Stolff criaram um espaço perfeito para um casal homossexual masculino, que gosta de curtir a vida com muita sofisticação, bom gosto e praticidade. “Nos inspiramos em pessoas influentes e cheias de estilo”, explicam Juci e Karol.
A “Sweet Hot” traz os contrastes que traduzem o ambiente no conceito fundamental: adaptar a decoração clássica às tecnologias e facilidades da vida moderna. Um dos destaques do ambiente de 25 m² é a automação. Antes mesmo de chegar em casa, pelo celular, será possível aquecer a lareira, acionar a hidromassagem, ajustar as luzes de acordo com o clima do momento. Roupeiro deslizante e automatizado para otimizar o espaço. Há também o piso monolítico com sistema de aquecimento, em porcelanato líquido. Cores ousadas, impactantes, e muito conforto marcam o projeto.

Suíte Rio

Inspirado na beleza de um rio que flui leve e sinuosamente, a suíte de Claudia Stach e Daniela Bordignon tem 29 m² e é um projeto feito para homenagear o Rio Camboriú.  “É o rio que vemos, que une, que leva somente o essencial. É nas margens do rio que surge este município”, lembram as profissionais.
A inspiração foi para um casal na faixa de 50 anos, com filhos que não moram com eles. Buscam o essencial e o conforto em seus espaços, com leveza no morar, sem excessos, com harmonia e até certo desapego. É uma arquitetura de interiores intimista, com inspiração minimalista, toques de brasilidade, artesanato local e apelo emocional.
É uma suíte com banheiro, possui uma área no início do espaço com uma escrivaninha que serve às vezes de penteadeira. Em seguida, uma área de leitura e contemplação, e por fim, uma cama generosa para o casal descansar.

Suíte do Jovem

Marcelo Lopes é o profissional que apresenta a Suíte do Filho Jovem, com 25 m². Suas inspirações são grandes nomes da decoração, que trazem propostas atemporais e requintadas. Como a temática do projeto é para determinada faixa etária, ele buscou um conceito mais despojado e despretensioso, porém, sem perder a linguagem da elegância, primando por formas limpas e cartesianas para a base do projeto. A ideia é sempre abusar dos revestimentos com poucas misturas e, neste caso, não foi diferente. Há painéis de marcenaria e porcelanato, saindo da zona de conforto e do convencional dos quartos com papéis de parede. “Com isso acredito que cheguei ao resultado atemporal, que muito me agrada”, diz Marcelo.

Suíte do casal urbano

A Suíte do Casal Urbano foi criada pelas profissionais Linda Martins e Cris Araújo para um casal jovem que trabalha, estuda e gosta de viajar. O projeto foi feito para compensar um dia a dia agitado. Assim, o aconchego é o ponto alto. Elas criaram um refúgio contemporâneo com soluções funcionais para cada espaço. A combinação cuidadosamente selecionada entre tons sóbrios e materiais naturais, a exemplo da madeira, garante a elegância do projeto. A cabeceira da cama na cor cinza concreto recebe desenhos em boiseries que têm continuação no teto, trazendo harmonia. Os vários pontos de iluminação indireta criam uma atmosfera aconchegante e a iluminação direta está presente para a leitura individual, tanto na cabeceira quanto na varanda. A varanda foi integrada ao quarto e transformada em um charmoso espaço de leitura, recebeu revestimento vinílico e persianas de madeira para aquecer.

Sala de leitura

O verde deu o tom inicial à Sala de Leitura Acervo do Viajante para os profissionais Laura Giassi Morastoni e Homero Marques. A cor do ano, estampada nas bibliotecas de estilo inglês, mesclada com muitas referências trazidas das viagens dos profissionais, inspira o espaço de aconchego e leitura, onde o morador pode guardar as lembranças trazidas de diversos lugares do mundo.
Há uma mescla de estilos, o charme do desenho neoclássico junto ao étnico e o contemporâneo. O tom verde da estante compõe com o dourado do mobiliário solto, peças do mais puro design brasileiro. O lustre foi desenhado pelo escritório especialmente para a mostra. Há elementos vazados fixados na parede e peças personalizadas, objetos garimpados pelo mundo.

Movie Lounge

Quem gosta de reunir os amigos em casa, em torno da TV e com muito dinamismo, vai encontrar inspiração no projeto das profissionais Eluize Mendes e Maria Ondina Garcia, que apresentam o Movie Lounge, com 60 m². As famosas “Man Cave”, ou cavernas masculinas americanas, serviram de inspiração. A champanheira esculpida na pedra e a lareira embutida também são elementos diferenciados e funcionais para servirem de inspiração e serem aplicados em casa.

Mrs. Me – The Pub for Women

O arquiteto Hebert Evaristo e a designer Luiza Fortkamp são as estrelas do ambiente Mrs. Me – The Pub for Women.  O projeto foi inspirado nos bares e hotéis de Dubai, com cores contrastantes como preto e branco e pitadas luxuosas de roxo, amarelo cítrico e ouro. E, é claro, com o estilo contemporâneo do design brasileiro. A proposta é criar um espaço onde as mulheres terão o seu tempo, farão as suas vontades e serão poderosas pelo simples fato de serem mulheres do século 21. “E no Pub, elas poderão dizer: If you miss me, I’m on Mrs. Me! (Se sentir minha falta, estou no Mrs. Me!)”, brincam os profissionais.

Píer Seventeen

O ambiente de 400 m² explora o estilo náutico. Os profissionais que encararam o desafio são Indiara Daros e Bruno Barbieri, da injy ID. O Píer Seventeen é inspirado em espaços americanos e europeus, pontos de referência das cidades litorâneas com ambientes de lazer e paisagismo para contemplação. Além do paisagismo primoroso com jabuticabeiras, oliveiras e uma imensa parede verde, a cor está em vários revestimentos internos e externos, pontuados sobre uma base escura sofisticada. Na área externa, o amplo deck propicia total acessibilidade. Grandes canteiros foram colocados, assim como a piscina pastilhada. Na parte interna, a marcenaria está na estante e no grande painel usinado em laca e tampos que escondem a copa de apoio para eventos e no painel frontal da bancada.

Home Theater

Um grupo de talentosos profissionais do Escritório Ileon Arquitetura apresenta o Home Theater, com 66,50 m². São eles Alexander Storti, Jeferson Potestino, Bruno Tonietto, Ileon de Mello e Jordana Battisti. E as emoções do cinema serviram de inspiração para o projeto. Neste trabalho o glamour está em alguns aspectos do Decor e ambientado na década de 50. O uso do dourado é colocado de forma jovial e arrojada e foi considerado o amarelo cítrico como um dos candidatos para ser a cor do ano em 2018. Entre os destaques do projeto, lançamento nacional do sofá retrátil mais alongado do mercado e sofá redondo modular e planos grandes em pedras exóticas naturais. Entre os materiais, raízes de árvores de madeira residual na adega, biombo vazado em madrepérola no teto, buffet década de 50 e um painel usinado revestido em espelhos, criação exclusiva do escritório.

Estar Gourmet

O Estar Gourmet faz as honras do trabalho do arquiteto Tufi Mousse no evento. O ambiente materializa um acontecimento de neovanguarda na arquitetura de interiores. A cozinha, centro das novas atenções, assim como a sala de almoço e sala de estar apresentam uma proposta inspirada nas indústrias e antigas casas com cozinhas azulejadas. O metal, a madeira e a cerâmica vitrificada compõem-se e geram todo o cenário para o ambiente. O Estar Gourmet é funcional, original e contemporâneo. Durante a mostra será espaço para encontros gastronômicos.

A Sala de Concreto

Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr, fundadores do Studio CASAdesign, marcam presença na mostra com a sala de concreto de 127 m², para o qual trazem um olhar contemporâneo sobre o novo jeito de morar. O espaço é pensado para quem gosta de receber. A linha de projeto é contemporânea, com cores e acabamentos atemporais, aliados a uma combinação descolada entre o design italiano e nacional. O resultado é um grande living, com conceito original e um projeto autoral.
SERVIÇO| Casa Cor Balneário Camboriú. Aberta de 14 de maio a 25 de junho. Horários: de terça a sexta-feira, das 15 às 21 horas, sábado, das 13 às 21 horas, e domingo, das 13 às 19 horas. Local: Marina Beach Towers, Rua 3700, 425, Vila Real, Balneário Camboriú/SC. Valores: R$ 40 (inteira), R$ 20 (estudante), R$ 28 (profissional expositor), para grupos acima de 10 pessoas o ingresso custa R$ 30/cada. Mais informações no site da mostra.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!