Decoração

Clássica, rústica e moderna: três opções de cantinhos de Natal para fazer em casa

Vivian Faria
21/11/2017 18:29
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo

Decorar a casa para o Natal não significa necessariamente enfeitar a casa toda: um único espaço bem decorado pode trazer à residência o clima natalino desejado. “Se a proposta for bem-feita, não é preciso decorar outros ambientes e correr o risco de exagerar ou de as pessoas nem perceberem a decoração”, avalia a gerente da rede de lojas de decorações natalinas Noel, Solange Silva.
Além disso, a transformação de um cantinho pode ser vantajosa para quem não dispõe de muito tempo ou está com um orçamento limitado para enfeitar a casa. A ideia permite ainda que residências menores, com áreas restritas tanto para apresentar a decoração na época de Natal quanto para guardá-la durante o restante do ano, ganhem ares natalinos sem perder espaço ou reduzir a decora- ção a guirlandas na porta.
A seguir apresentamos diferentes propostas de decorações para tipos distintos de cantinhos da casa que transformarão a atmosfera da casa para o Natal.

ESTILO CLÁSSICO

Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Foto: Hugo Harada/ Gazeta do Povo
Papais Noeis, renas, velas, vasos com bolas e festões em linha mais clássica podem enfeitar um aparador, como feito pela loja Noel. Nesse caso, a cor escolhida foi o branco, combinado com platinum e nude, mas dourado e vermelho também podem ser usados. “O branco é sempre um clássico, mas com platinum e nude segue-se uma tendência”, explica a gerente da loja e responsável pela decoração, Solange Silva. Estão em alta também o cobre, o ocre e o champagne.
O segredo para a decoração de um aparador é manter a unidade na paleta de cores e de objetos que “conversem” entre si. “Se algo parece solto em cima do móvel, não fica bom”, diz. Use objetos de alturas diferentes organizados de forma a misturá-los. “Assim dá movimento. Se tudo ficar na mesma altura, parece uma vitrine, e se ficar em ordem crescente ou decrescente, fica desalinhado”, orienta.
O cenário criado por Solange é composto também pela decoração de um espelho e da parede em frente à qual o aparador está posicionado. “Normalmente, o aparador é acompanhado de um espelho ou quadro. É interessante colocar algo nele para incorporar ao ambiente natalino e o ideal é colocar um arranjo em um dos cantos”, explica. Em cada lado do espelho, arranjos ou guirlandas podem ser posicionados na parede.Se a parede for pequena, como uma divisória ou a parede de um hall de entrada, enfeite-a com fitas natalinas, expandindo ainda mais a decoração. “Em uma parede de 3 a 3,5 metros, elas podem ser posicionadas a intervalos de 20 cm e coladas com fita dupla face”, diz.
Mesa de jantar e estante
Artigos natalinos em estilo clássico também podem compor belas decorações de mesas de jantar e estantes. “Nas estantes, use arranjos menores, além de peças soltas, como renas, pinhas ou folhas douradas. Os enfeites podem ser colocados intercalados com os objetos que normalmente ficam na estante, como livros, louças e/ou objetos de bar”, explica a porta-voz e editora do blog da loja Cecilia Dale, Sylvia Dale. Para a mesa, considere como a ceia será servida. Conforme Sylvia, se o jantar for servido na própria mesa, a decoração deve consistir em um centro de mesa baixo, para que as pessoas se sirvam com facilidade, e em pequenos detalhes, como ramos como portaguardanapos e enfeites natalinos sobre os pratos. Por outro lado, se a comida for servida em um buffet no estilo americano, o centro da mesa pode ter vários arranjos e velas ou ser preenchido com um festão comprido decorado com enfeites de árvore de natal.

ESTILO RÚSTICO

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
Para quem tem um estilo mais sóbrio ou prefere uma decoração que remeta ao aconchego de uma cabana nas montanhas, o estilo rústico, como o da decoração criada pela loja de enfeites natalinos Santa Land, é o ideal. O canto decorado, composto por árvore de Natal, cesto decorado com festão, móbiles e personagens, e quadro, pode tanto ficar em um hall de entrada quanto em uma sala. “Sem a árvore, ele cabe em qualquer lugar. Com ela, precisa de um pouquinho mais de espaço”, diz a proprietária da loja, Helena Gonçalves.
Aposte em artigos com fibras naturais e que imitem galhos e pinhas, ou elementos naturais tratados. Os materiais naturais são incorporados às coleções rústicas de personagens, que incluem Papai Noel, animais, como o cãozinho da foto e bonecos de neve.
Os tons principais são os verdes escuros, de árvores e festões, e os terrosos, como marrom, dourado e bronze, desde que mais escuros e sem muito brilho. “O rústico combina também com vermelho e verde, e com o xadrez nessas cores”, diz. As cores clássicas da época quebram a sobriedade do estilo.
Embora algumas peças tenham uma cobertura discreta de glitter e que o uso de bolas espelhadas seja permitido — ele é, inclusive, considerado positivo para dar mais vida à árvore de Natal, os brilhos devem ser evitados. “Mas para quem não abre mão deles, há uma linha rústica-luxo, que tem os materiais naturais, mas também tem um pouco mais de brilho”, diz.
Helena diz ainda que a decoração nesse estilo pode ser facilmente levada a outros pontos da casa, com o uso de guirlandas naturais nas portas, festões associados a porta velas e pinhas naturais como arranjo de mesa e enfeites feitos com galhos e flores em garrafas para pequenas mesas, aparadores e lavabos, por exemplo.

ESTILO MODERNO/ MINIMALISTA

Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
A árvore de Natal de parede feita com placas de madeira em formato de bolas de Natal é uma opção moderna e minimalista de decoração para a época. De acordo com a proprietária da loja de objetos decorativos Santa Composição, Betyane Castelan, ela é ideal para quem aprecia o estilo escandinavo ou prefere decora- ções customizadas, o que é cada vez mais comum. “É uma tendência, as pessoas estão preferindo investir menos em luxo e mais em algo personalizado para o Natal”, diz.
Quem tiver tempo e disposição pode substituir as peças prontas que compõem o pinheiro por outras feitas à mão ou customizadas com mensagens ou imagens importantes para a família.
As figuras dos Quebra-Nozes que acompanham a árvore na decoração criada por Betyane também podem ser substituídas. “Preferi os Quebra-Nozes para não ficar na figura tradicional do Papai Noel, já que a árvore também não é tradicional e porque sempre fiz balé, então o Natal está relacionado ao Quebra-Nozes para mim. Mas quem morou em um lugar frio, pode optar por bonecos de neve”, afirma Betyane. WASHI TAPE A ideia de decorar a parede muitas vezes é abandonada devido ao risco de estragar a pintura. O segredo, conforme Betyane, é utilizar washi tape, uma fita adesiva feita com papel de arroz. Há alguns anos, as fitas eram importadas diretamente do Japão, de onde são originárias, e eram caras e difíceis de achar no mercado. Hoje, tornaram-se populares nas decorações e são encontradas em diversas papelarias.
Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/ Gazeta do Povo
Outra característica que chama a atenção nessa forma de enfeitar a casa é a praticidade: por ser minimalista e composta por enfeites pequenos, a montagem e desmontagem são fáceis. Além disso, ela é adaptável a diversos ambientes. “Nem todo mundo tem um aparador ou monta a mesa da ceia em casa, mas todo mundo tem uma parede que possa ser decorada. E para guardar depois, não toma muito espaço. Em tempo de casas pequenas, é ideal”, diz a proprietária da Santa Composição.

WASHI TAPE

A ideia de decorar a parede muitas vezes é abandonada devido ao risco de estragar a pintura. O segredo, conforme Betyane, é utilizar washi tape, uma fita adesiva feita com papel de arroz. Há alguns anos, as fitas eram importadas diretamente do Japão, de onde são originárias, e eram caras e difíceis de achar no mercado. Hoje, tornaram-se populares nas decorações e são encontradas em diversas papelarias.
*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!