Decoração

Casa Cor pelo Brasil: mostra de Minas une tradição com sustentabilidade

Jonathan Seronato
06/10/2015 20:43
Thumbnail

Ambiente Estar com Home de Camile Guedes. Fotos: Henrique Queiroga / Divulgação

Focando na qualidade de vida e sustentabilidade, a Casa Cor Minas chega à sua 21ª edição apresentando elementos do tradicional ao contemporâneo; rústicos e tecnológicos; com diferentes cores e texturas; sons e aromas. Realizada em um casarão localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte, a mostra teve início no dia 30 de agosto e terminará nesta terça-feira (6).
Para você que não pode ir até a “Terra do Pão de Queijo”, a HAUS mostra os 36 ambientes da edição mineira da Casa Cor:
Banho Camarim – Camila Bignoto
Mais que um banheiro, um espaço para a jovem mulher moderna, antenada e ligada em tecnologia. A sustentabilidade dá o toque final ao ambiente, em que toda a iluminação é feita em led e os produtos da Deca foram escolhidos visando a economia de água.
Otacílio – Bar Gastrô – Luciana Savassi e Marcos de Paula
No lugar de um restaurante, um bar Gastrô (bar restaurante), que servirá pratos harmonizados com cervejas artesanais, vinhos e espumantes.
Casulo – Bernardo Horta, Giulianno Camatta, Guilherme José e Pedro Lodi
O espaço funcionará como uma barbearia, que poderá ser transformada em casa, mudando a disposição do mobiliário multifuncional. A brasilidade, tema da mostra em 2015, é nítida no ambiente, que utiliza as cores nacionais (verde e amarelo) e tem um jardim com vegetação totalmente brasileira em vasos de barro. Além disso, toda a estrutura do espaço utiliza os tradicionais ferro e aço da indústria mineira.
Cozinha Gourmet – Luciana Araújo e Nathália Otoni
O charme do ambiente, em que todo mobiliário é proveniente da indústria mineira, é uma horta vertical como plano de fundo da cozinha. Além de embelezar o espaço, garante praticidade para o uso diário de ervas e outras especiarias da culinária.
Estar com home – Camile Guedes
Camile Guedes buscou elementos para compor um espaço que traduzisse o jeito de viver da família mineira, que adora estar reunida e entre amigos. O compromisso com o conceito da sustentabilidade associado ao de traduzir a brasilidade levou à escolha dos materiais utilizados: madeira, mármore, vidro e tecidos de algodão e linho.
Estar íntimo-circulação – Fernanda Villefort e Júnia Braz
Tem como grande destaque uma treliça suspensa, que atua como elemento de conexão entre os dois ambientes, criando identidade e continuidade entre eles. Como plano de fundo de todo o percurso, uma caixa de madeira escura recebe uma composição de elementos que retratam a identidade dos usuários.
Living- Melina Mundim
A dinâmica das famílias do século passado que se reuniam após as refeições na sala de estar das fazendas mineiras é a inspiração do Living criado por Melina Mundim para a edição 2015 de Casa Cor.
Parklet – Amanda Gomes e Rafael Lamounier
Curvas desenhadas com pedras de seixo fazem uma releitura das serras de Minas Gerais. A vegetação no projeto busca representar a riqueza da flora brasileira. Como o parklet é um ambiente urbano e de uso público, foi pensado para pessoas que se interessam em ocupar e vivenciar melhor a cidade.
Quarto do Bebê – Saulma Freitas
A mistura do estilo clássico com a tonalidade do acabamento deixa de lado as tradicionais cores de quarto infantil sem perder a suavidade e a delicadeza que o ambiente requer.
Quarto do Jovem Descolado – Eduardo Henrique Brandão e Rosângela Brandão Mesquita
O ambiente foi projetado para um jovem de 25 anos, moderno, que aprecia design, arte, cultura, moda e adora viajar pelo Brasil. Considerando tal característica, Rosângela e Eduardo Henrique exploraram a brasilidade de maneira elegante, especificando diversas peças de mobiliário, iluminação, adornos e obras de arte de jovens e renomados artistas.
Sala de jantar contemporânea – Ana Carolina Matos
Para dar uma atmosfera contemporânea, é um ambiente em que tudo está à mão dos anfitriões e convidados. Constituído por uma grande mesa e seus apoios: um espaço dedicado ao preparo da comida e da bebida, com uma bancada, um cooktop, uma pia e um bowl de bebidas geladas
Sala de jantar e adega – Laura Santos
Neste ambiente, ela valoriza a madeira, material que aparece em diversas nuances, e confere aconchego, característica fundamental do morar bem. O espaço foi pensado como refúgio onde as pessoas descansam do dia-a-dia agitado.
Sala Lounge e Varanda – Gislene Lopes
Pensando em alguém que curte seu tempo livre e que valoriza a cultura e a arte brasileiras. A inspiração aparece no ambiente por meio da escolha do mobiliário, de sua disposição no espaço e da iluminação e especificação de materiais.
Suíte do Casal Ciclista – Bárbara Falqueto e Carolina Lage
A proposta é apresentar um ambiente inusitado e moderno, traduzindo o jeito de morar de um casal de ciclistas.
Suíte master e banho – Márcia Carvalhaes
Combinando arte moderna e ergonomia, a arquiteta Márcia Carvalhaes procurou criar uma a atmosfera brasileira nos itens inseridos no ambiente.
Varanda Gourmet da Lagoa – Ana Bahia
O espaço é dividido em ambientes interno e externo. Ana fez uma releitura do cobogó, elemento vazado normalmente feito de cimento para construir paredes e muros, típico da arquitetura nacional, para aproveitar a ventilação e a iluminação naturais do espaço.
Banheiro Público – Bruno Vianna
As referências do espaço são múltiplas, a começar por elementos construtivos e decorativos de texturas opostas, como o piso rugoso e fosco, as divisórias das cabines de acabamento liso e brilhante, madeiras e tecidos de aparência natural, esculturas em cerâmica e em madeira maciça.
Home Office do Botânico – Ivana Seabra
A conjugação das cores, que remetem à riqueza da flora brasileira, é um dos atrativos do Home Office do Botânico, espaço que leva a assinatura de Ivana Seabra.
Sabor Brasil – Sebrae-Orkídea
A sinuosidade dos rios, a forma fluida dos lagos e montanhas e as obras clássicas de Oscar Niemeyer são a inspiração para o espaço Sabor Brasil, idealizado e construído pela Orkídea – solução profissional em execução de marcenaria, mobiliário e decoração,  a convite do Sebrae Minas.
Cine Terraço – Paulo Augusto Campos
Uma nova proposta de uso das áreas externas, seja por residências ou corporações. Geralmente associada a jardins e bucolismo, aqui ela foi projetada para ser utilizada pelo visitante, que se torna protagonista do espaço.
Quintal – Vanessa Lacerda e Leandro Franco de Carvalho
Cores vivas, texturas e materiais diferenciados marcam presença no Quintal criado por Vanessa Lacerda e Leandro Franco de Carvalho. Aconchegante, o ambiente tem como premissas a recreação e o entretenimento.
Garagem Renault – Jonathas Valle e Sérgio Viana
Pensando em usuários ligados ao design, o espaço Garagem Renault valoriza o carro em display e a iluminação tratando o espaço como uma galeria de exposições. A brasilidade se faz presente no concreto utilizado nas paredes e no caráter neomoderno da arquitetura.
Jardim de Entrada e Bilheteria – João Diniz e José Baccarini
Na bilheteria, aqui batizada de Pamp.pavilion, o aço oxidado aparece como uma folha contínua que conforma ao mesmo tempo o teto e o piso. Já o jardim confronta duas realidades do paisagismo contemporâneo.
Container Office – Bruna Bonfante e Juliana Lima
O ambiente é inspirado na percepção da dificuldade de as empresas conciliarem a globalização e a consequente mobilidade das pessoas e profissionais. Dessa forma, foi pensado para atender a empresas que precisam de escritórios temporários em cidades distantes de sua sede.
Café – Hugo Gomes
Sóbrio e aconchegante, o ambiente foi pensado a partir de sua funcionalidade. As cores escuras dão o tom, entre elas o laranja acobreado, considerado uma das tendências da próxima estação.
Espaço Criança Esperança – Luís Gustavo Vieira e João Lucas Pontes
A solidariedade é, sem dúvida, um dos traços da brasilidade. E está presente no Espaço Criança Esperança, projetado pelos arquitetos Luís Gustavo Vieira e João Lucas Pontes. Uma das paredes do ambiente é estampada com o projeto da nova sede do Criança Esperança em Belo Horizonte, inaugurada recentemente.
Box 16 – Felipe Soares
Projetado pelo estreante arquiteto Felipe Soares para um loft de fim de semana, o Box 16 é uma moradia compacta, montada em um container de área total de 28 metros quadrados, mas possui todas as funções convencionais. Uma estante de 9 metros, projetada pelo próprio arquiteto, atravessa o espaço abrigando cozinha, mesa, lavabo, armário e biblioteca.
Casa de Vidro – Cristina Menezes
Casa de Vidro projetada por ela, a relação com a exuberante natureza brasileira e a integração dos moradores com a área externa são o ponto forte. As paredes e o teto da casa são todos de vidro laminado, permitindo que quem está dentro tenha total visão do que se passa lá fora.
Gazebo e Deck Spa da Lagoa – Luís Fábio Rezende de Araújo
A ideia foi fazer um espaço totalmente voltado para o relaxamento e o prazer de curtir os momentos do ócio e do descanso depois de uma rotina pesada de trabalho na cidade grande. O gazebo foi todo construído em estrutura de madeira Cumaru tonalizada.
Sala Central – Estar e Vinhos – Pedro Lázaro
A Sala Central – Estar e Vinhos, sob o tema brasilidade, visa refletir sobre possibilidades do viver contemporâneo brasileiro no que se refere à atitude de utilização do espaço.
Banheiro Virtual – Gabi Braga
Na primeira edição em que assina um ambiente próprio em Casa Cor Minas, Gabi Braga usou a tecnologia conhecida no mercado como “realidade virtual”, que gera uma interface entre o usuário e o software, recriando o máximo de sensações de realidade e imersão.
Home Theater – Anamaria Diniz e Zilda Santiago
Uma família que gosta de estar junta e que aprecia filmes, boa música, sofisticação e conforto. Todos os móveis do espaço, assim como o conjunto de gravuras, foram feitos especialmente para o ambiente.
Jardim da Árvore – Droysen Tomich
Pensado a partir da árvore já existente no casarão do bairro São Luiz, o Jardim da Árvore de Droysen Tomich apresenta a brasilidade por meio de muito volume e cor, que dão um ar de mata ao espaço. Os caminhos foram feitos em pedra sabão de uma pedreira de Mariana e tem esculturas dos artistas plásticos mineiros Helder Profeta, Leopoldo Martins e Eustáquio Antônio de Souza.
Sala de banho – Cristina Morethson e Ângelo Coelho
A proposta é apresentar um ambiente contemporâneo e clean, proporcionando uma atmosfera inusitada e de admiração. Revestimentos modernos em porcelanatos aço corten, que trazem alusão ao minério de ferro de Minas Gerais, marcam o exterior do container e o mármore Calacata reveste o interior.
Varanda do Bar – Denise Macedo
O conceito do espaço se firmou a partir da proposta de uma tenda branca que já havia sido definida como cobertura do bar, ambiente ao lado da varanda. Desta forma, o desenho da varanda faz analogia a um veleiro que recebe a tenda como uma grande vela ao fundo.
Closet – Sarah James
Personagens históricas como Maria Antonieta inspiram o projeto de Sarah James. No ambiente, destacam-se o piso em pastilha hexagonal que lembra pequenas colmeias de abelha em construção infinita, os armários e as prateleiras de design ultracontemporâneo e a penteadeira com releitura dos moldes clássicos, especialmente desenhada para o espaço. Tudo para proporcionar momentos de relaxamento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!