Decoração

Cinquentão em plena forma

Fabiane Ziolla Menezes
18/02/2011 02:04
Thumbnail
Acostumado a números bem maiores, em torno de 5% ao ano, o setor moveleiro milanês cresceu apenas 1,8% nos primeiros oito meses de 2010, em relação ao mesmo período de 2009, segundo os últimos dados da Federação Italiana das Indústrias de Madeira, Cortiça e Móveis (Federlegno-Arredo) e a Fundação Cosmit, entidades organizadoras do evento. Para voltar a faturar como antes, o setor aposta na combinação de passado e futuro e adota um tema bem-humorado – 50 years young (50 anos jovem) – como uma forma de lembrar, ao mesmo tempo, a tradição e a inovação que o caracterizam.
De 12 a 17 de abril, cerca de 300 mil pessoas, entre público especializado e visitantes em geral, devem passar pelo belíssimo complexo de exposições Feira Milano Rho e ver ali as cores, as formas e os materiais que vão influenciar todo o setor da decoração ao longo de 2011, inclusive no Brasil. A Gazeta do Povo estará lá para conferir tudo de perto.
Destaques
Além dos lançamentos da indústria moveleira mundial e de objetos de decoração, esta 50.ª edição do Salão terá pavilhões dedicados aos setores da iluminação e do mobiliário corporativo, algo que ocorre a cada dois anos na feira. A 15.ª edição do SalloneUfficio, com as novidades para escritórios, estará instalada em pavilhões em frente aos da 26.ª edição da Euroluce, com os lançamentos da área de iluminação. A relação foi proposital, porque as duas exposições têm uma expressiva conexão entre si, uma vez que os sistemas de luz são parte importantíssima de qualquer projeto corporativo. Ainda na área de iluminação, o projeto Arbour deve levar um “bosque” multimídia, criado pelo arquiteto italiano Attilio Stocchi, à Praça San Fidele.
A 14.ª edição do SaloneSatellite promete trazer os trabalhos de 700 designers e 20 escolas internacionais de design de todo o mundo, revelando novos talentos. Outro espaço exclusivo de inovação na programação de 2011 é o projeto Principia, uma iniciativa puramente artística, sob a curadoria do designer italiano Denis Santa­chiara, que funcionará em um pavilhão montado temporariamente na Praça do Duomo, cartão-postal de Milão. Ele será dividido em oito salas, com trabalhos que tentarão mostrar como os princípios científicos da matemática, da geometria, entre outras áreas, estão profundamente relacionados à história da arte.
Paralelos
Entre os cerca de 500 eventos que ocorrem todos os anos paralelamente ao Salão, chamados de Fuori Salone, está confirmado para este ano o Brazil S/A, projeto que é um ponto de encontro entre empresas e profissionais brasileiros e recebeu cerca de 15 mil visitantes na edição de 2010.
* A jornalista viajou a convite da organização do evento (Cosmit e Federlegno-Arredo)
Serviço:
Salão Internacional do Móvel de Milão, de 12 a 17 de abril, no complexo de exposições Fiera Milano Rho. Site oficial: www.cosmit.it, com informações em inglês e italiano. A feira é voltada para o empresariado e somente o dia 17 (domingo) é aberto ao público geral, com ingressos a partir de 30 euros para duas pessoas. A única exceção é o SaloneSatellite, que é sempre aberto, todos os dias, e grátis. Estadia: A agência de viagens oficial do evento é a Uvet Viaggi e Turismo (www.uvetfiere.com). O preço médio das diárias em Milão está em 350 euros. Os hostels mais próximos estão na faixa de 100 euros/dia.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!