Decoração

As melhores formas de compor quadros na parede com harmonia

Bruna Junskowski*
11/10/2018 14:20
Thumbnail

Foto: Bigstock

A organização de um ambiente é reflexo da personalidade daqueles que o habitam. São as características pessoais de cada morador que transformam uma estrutura de concreto e tijolos em um lar.  Exemplo disso é a composição de quadros numa parede que, além de destacar o ambiente, expressa as referências culturais dos moradores. Para criar uma composição, a regra é ser livre para experimentar. A dica de Regina Casillo, diretora e fundadora do Solar do Rosário, é fazer um layout com papel, fora da parede, desenhando as molduras e tamanhos dos quadros.
“Tem muito a ver com o olhar e sensibilidade, mas é interessante refletir como você quer conviver com a arte no dia a dia”, explica. Marcia Zanoni Calcagnotto, proprietária do Espaço Moldura Minuto, diz que é importante organizar a parede de uma maneira que possa ser acrescentado outro quadro no futuro. “Se encher a parede de uma vez, você não pode continuar, e a graça da composição é a mudança”.
Engana-se quem acredita que o lugar dos quadros é apenas a sala.“É possível ter quadro em qualquer ambiente de uma casa, até mesmo em uma garagem. O que vai determinar o tipo de quadro e os ambientes são a proposta do projeto e o gosto do cliente”, conta o arquiteto Pedro Bazani.
Confira outras dicas dos especialistas.
* Especial para a HAUS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!