Decoração

Confira 10 ambientes em preto e branco, a combinação que nunca sai de moda

adrianoj
01/11/2016 21:56
Thumbnail

A combinação preto com branco funciona em qualquer espaço e para qualquer estilo de ambiente. É só saber equilibrar as duas cores. Foto: Rodrigo Ramirez | Rodrigo Ramirez

Atemporal e versátil, a mistura de preto e branco combina com todos os estilos, do clássico ao moderninho. O contraste confere elegância e sofisticação a qualquer ambiente – basta saber equilibrar as duas cores. Selecionamos 10 projetos do Anuário HAUS 2016 que vão inspirar você a usar e abusar da combinação em espaços diversos:

Salas

Preto e branco se integram ao verde das plantas e do jardim vertical nesta sala de estar projetada por Deborah Nicolau. As paredes brancas, o piso claro e a boa iluminação não deixam que o mobiliário clássico, em preto, escureça o ambiente.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Nos revestimentos desta sala de estar de Patrícia Azoni, os tons neutros e as texturas foram valorizados pelo projeto luminotécnico. O sofá em couro preto, robusto, é um contraponto bem-vindo à leveza e luminosidade do ambiente.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez
Projetada por Larissa Araujo Ribeiro e Gabriela Hyczy Dalzotto, esta sala de estar tem duas paredes completamente revestidas em preto — e mesmo assim o equilíbrio de cores se dá pelo teto e pelas poltronas centrais, brancas.
Foto: Sandra Hyczy
Foto: Sandra Hyczy

Cozinhas

Na cozinha projetada por Carla Grüdtner, a escolha foi por móveis em preto e eletrodomésticos em cinza. O ambiente tem no piso, nas paredes brancas e nos detalhes da decoração — vasos brancos com plantas — seus pontos de contraste.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
A cozinha ampla, com bastante iluminação natural, permitiu que os móveis deste projeto de Aldeline Cordeiro e Adrina Barth fossem feitos em MDF e vidro preto, criando um visual elegante e moderno. A sobriedade contrasta com o piso e o teto brancos. No tampo da ilha central para refeições, peroba maciça, material que também está presente nas prateleiras e aparadores de bandejas.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

Banheiro

Neste banheiro, Michele Krauspenhar mesclou funcionalidade, estética e sofisticação, com predominância da cor cinza em suas várias tonalidades e pinceladas de branco e preto – no teto, na cuba, no vaso sanitári e no quadro -, que formam pontos de destaque no espaço.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer

Quarto

O sóbrio quarto de casal projetado por Samara Barbosa tem predominância de móveis com linhas retas e puras, nos quais prevalecem o preto e branco, com uma pitada de verde na decoração. Destaque para o revestimento atrás da televisão, em laca preta, que proporciona um leve reflexo.
Foto: Marcelo Stammer
Foto: Marcelo Stammer

Escritório

Neste projeto para um escritório de advocacia, Renata McCartney seguiu uma linha contemporânea e sóbria, com uma cartela de cores que pelo preto, branco, cinza e marrom. Em uma das salas de reuniões, a mesa é toda branca e contrasta com as cadeiras pretas e com uma das paredes, que também é preta.
Foto: Camila Freire
Foto: Camila Freire

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!