Decoração

Confira 10 projetos com ideias para dar vida nova a sua sala de estar

HAUS
26/10/2016 21:53
Thumbnail

De clássicas a contemporâneas, as salas de estar são o ambiente ideal para receber ou para curtir a casa. Foto: Fernando Zequinão | Fernando Zequinao

De clássica a contemporânea, sóbria a cheia de cores, com tons mais escuros a cheias de luz, a sala de estar tem um caráter multifuncional, podendo servir como continuação da cozinha até escritório. Selecionamos 10 projetos presentes no Anuário HAUS 2016 que propõem salas  incríveis, com propostas diversas. Confira:
Objetos de destaque
Um ar mais irreverente desta sala de estar de Bianca Decker e Maria Fernanda Bagatin fica por conta da padronagem chevron do tapete e das almofadas. Os baús de ferro também conferem um tom mais descontraído.
Foto: Eduardo Macarios
Foto: Eduardo Macarios
A poltrona modernista Shell, de Hans Wegner, um ícone do design, ganha destaque nesta sala de estar clean projetada por Edgard Corsi e Ana Carolina Boscardin. Plantas também dão um colorido a mais ao ambiente, que tem a predominância do branco, presente no sofá com chaise e no aparador.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão
Vários objetos de decoração ajudam a compor a estante desta sala de estar projetada por Clarice Volpi e Simone Volpi Zoller. São vasos, estátuas e máscaras que dão ainda mais charme ao ambiente. O sofá confortável e o tapete também deixam a sala convidativa.
Foto: Nenad Radovanovic
Foto: Nenad Radovanovic
Sobriedade
Janaina Macedo dá um tom sóbrio a esta sala de estar, com a utilização do couro no sofá, da madeira no revestimento do piso e da parede e da palhinha nas poltronas.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez
Esta proposta de sala de estar de Deborah Nicolau foi feita para a vitrine da loja Raffinato, mas poderia inspirar um ambiente de uma residência. A sobrieade do preto presente no sofá e nas poltronas é quebrada pelo verde das plantas e pela mesa de centro espelhada.
Luminosidade e cores claras
Nesta proposta de sala de estar de Carla Heller e Fernanda Heller, as cores claras do sofá e das poltronas auxiliam na luminosidade do ambiente. Destaque para a integração com o cantinho de leitura, ao fundo.
O branco é predominante nesta sala de estar integrada com jantar de Patrícia Azoni, o que confere leveza e luminosidade. O sofá em cor preta ajuda a quebrar a monocromia.
Foto: Rodrigo Ramirez
Foto: Rodrigo Ramirez
Yara Mendes cria uma sala de estar clássica e cheia de luz com o uso de uma paleta de cores neutra. Destaque para a mesa lateral em laca.
Foto: Diego Pisante
Foto: Diego Pisante
Pé-direito alto
Para aproveitar o pé-direito duplo desta residência, Larissa Araujo Ribeiro e Gabriela Hyczy Dalzotto prjetaram uma sala de estar com elementos grandiosos, como o lustre, as cortinas para cobrir as grandes janelas e a mesa de centro ampla.
Foto: Sandra Hyczy
Foto: Sandra Hyczy
Amplas janelas eram um dos maiores destaques desta sala de estar com pé-direito duplo, projetada por Suzi Samways. Para dar destaque a elas, cortinas com tecido leve foram instaladas, permitindo a entrada de luz.
Foto: Fernando Zequinão
Foto: Fernando Zequinão

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!