Decoração

Conforto e beleza para os jardins

adrianoj
19/03/2010 03:25
Thumbnail
Para a arquiteta e paisagista Carolina Nunes, o investimento em móveis e decoração no jardim segue a necessidade dos usuários e o espaço disponível. “É importante destacar as plantas, que devem estar sempre bem cuidadas. A iluminação é um dos principais elementos neste sentido”, comenta.
Para os móveis, utensílios para servir e objetos de decoração, o melhor é investir em tons naturais, que sigam a proposta do jardim. “Pode-se optar por cores mais vibrantes em alguns detalhes, mas a exuberância principal deixa-se para as flores e outras plantas”, diz a paisagista e professora do curso técnico em Paisagismo do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões do Paraná (Cepdap), Vera Ros.
Se o jardim for dentro de casa é importante pensar em uma decoração que converse com o restante dos móveis. A escolha dos vasos e cachepôs será determinante para isso. Espaços mais contemporâneos pedem cachepôs de inox ou revestidos com espelho, por exemplo.
A reportagem do Guia Casa da Gazeta do Povo selecionou alguns produtos que ajudam a compor um jardim seja qual for o tamanho.
Durabilidade e conforto
Como são espaços para reflexão, descanso e apreciação da paisagem, os jardins pedem, sobretudo, móveis confortáveis. Mas as opções também precisam ser fáceis de limpar e resistentes a exposição à chuva e ao sol. Os móveis mais adequados são os estruturados em alumínio e revestidos em fibras sintéticas que imitam as cores das fibras naturais.
Os clássicos móveis de ferro fundido dão lugar aos de alumínio fundido com pintura eletrostática, que “garante durabilidade ainda maior ao alumínio”, explica Giovani Durigan, gerente da loja de móveis e artesanato Cascatinha.
Quem não dispensa os mó­­veis em madeira, precisa escolher modelos que sejam resistentes às intempéries. “Jatobá e teca são bastante utilizadas, mas sempre precisarão de mais manutenção do que as peças em alumínio”, aponta Durigan.
Modelos de fibra natural, junco, ratan, ferro ou de outros tipos de madeira podem interagir com o jardim, desde que fiquem em área coberta.
Para revestir as almofadas podem ser usados tecidos do tipo náutico ou de materiais sintéticos (fibra acrílica). “Esses tecidos recebem tratamento especial, são impermeáveis e resistem a luz solar e ao mofo”, explica a designer de interiores, Gisele Lauten.
Outra dica importante é o cuidado com a utilização de fechos que não enferrujem, como os modelos de zíperes de plástico ou zincados. Ao guardar objetos como ombrelones ou guarda-sol é importante verificar se estão bem secos, evitando a ação de fungos que podem danificar a peça.
Estilo para plantar
A apresentação das plantas depende da escolha dos vasos, floreiras e cachepôs. O modelo deve seguir a necessidade da planta, de acordo com o porte. Os materiais mais comuns para vasos e floreiras são cimento, cerâmica, resina e plástico.
Os modelos de cimento têm a vantagem da robustez e resistência e podem receber qualquer tipo de pintura. No entanto, o manuseio é mais complicado, devido ao peso.
As peças em cerâmica são rústicas e exigem revestimento interno com impermeabilizante “para impedir que o vaso perca água para o ambiente externo e acabe comprometendo o desenvolvimento das plantas”, comenta o gerente da Esalflores, Bruno Esperança.
A resina plástica é um material leve, atóxico e reciclável. Um vaso feito com esse produto tem boa resistência às condições exteriores. Outra opção são os vasos plásticos. “Tenho usado os modelos de polietileno em vários projetos. Há um boa diversidade de cores e formas”, diz a paisagista Vera Cortes.
Todo o vaso deve ter furos de drenagem no fundo. Bruno recomenda o uso de uma bandeja para coletar o excesso de água que escorre do vaso. “Para evitar o acúmulo de água e a proliferação de insetos (como o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue) o melhor é usar areia no prato”, aconselha.
Os cachepôs são decorativos, não possuem o furo de drenagem e não servem para o plantio. Se uma muda estiver em um vaso de plástico, pode-se acomodá-lo dentro de um cachepô de inox, fibra natural ou madeira. “Para preencher o espaço dentro do cachepô, aconselho usar casca de árvore ou argila expandida”, comenta.
Quem não dispõe de tempo para cuidar da planta, pode lançar mão de um artifício indicado pela paisagista Nádia Bentz. “Existe um tipo de gel de retenção de umidade que pode ser usado dentro do vaso, reduzindo a necessidade de regar.”
Valorização nos detalhes
Os orientais descobriram, há séculos, que o jardim não é um espaço exclusivo das plantas. Os famosos jardins japoneses usam elementos não vegetais, sobretudo pedras e água, para criar efeitos paisagísticos. Com o devido equilíbrio, água corrente, esculturas, luminárias e outros objetos combinam-se às plantas para criar uma bela paisagem.
As fontes de água podem ser construídas no próprio jardim, com pedras e um sistema de bomba que faz circular a água. Há opções de fontes em madeira. Peças de cerâmica, como bolas e esculturas, podem fazer parte do cenário, misturando-se às plantas. “Para uma integração ainda mais perfeita com natureza é interessante dispor de comedouros e casinhas para pássaros em locais estratégicos”, recomenda a paisagista Cássia Dias.
A iluminação é um dos itens mais importantes para valorizar um jardim. A arquiteta e paisagista Carolina Nunes explica que a luz artificial adequada realça caminhos e dá destaque a árvores e arbustos, além de oferecer segurança para quem transita na residência. “Para conseguir uma iluminação geral e homogênea deve-se usar difusores, normalmente fixados em postes”, indica.
Outro tipo de efeito possível no jardim é o direcional, que tem a função de destacar um objeto, uma planta ou uma escultura. “Utiliza-se refletores como os projetores embutidos e as arandelas direcionadas. Para valorizar copas e troncos de árvores, pode-se fixar a peça no piso, com iluminação para cima”, afirma Ca­­rolina. Nas varandas ou gazebos a utilização de velas, dispostas em suportes de mesa, parede ou lanternas de chão, servem para iluminar e decorar. A inspiração natural também pode estar presente nos tecidos e recipientes usados à mesa.
Serviço:
Arte Brasil – Av. Manoel Ribas, 4.151, fone (41) 3339-8666. Cascatinha Móveis e Artesanato – Av. Manoel Ribas, 4.015, fone (41) 3335-9596. Perfeito Equilíbrio – Rua Coronel Dulcídio, 517, loja 6, Shopping Novo Batel, fone (41) 3014-3977. Flores & Jardins – Rua Vicente Machado, 2.012, fone (41) 3343-0660. Esalflores – Rua 24 de maio, 1.839, fone (41) 3091-0403. Saccaro – Rua Carlos de Carvalho, 1.024, fone (41) 3222-6566. Butzke – www.butzke.com.br, fone (47) 3312-4000 .Extra Hipermercados – www.extra.com.br, televendas: 4003-0363.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!