Decoração

Conheça todos os ambientes da Mostra Artefacto 2016

Mariana Domakoski*
12/08/2016 14:57
Thumbnail

Comemorando seus 40 anos, Artefacto traz para nova mostra 18 ambientes assinados por 26 profissionais. Foto: Artefacto/Divulgação | Edison Garcia

Em comemoração aos seus 40 anos, a Artefacto inaugura neste sábado (13) mais uma Mostra Artefacto em Curitiba, cidade onde a loja já está presente há 15 anos. Nesta edição, o tema é “Os destinos mais desejados no mundo”. Ao todo são 18 ambientes assinados por 26 profissionais, todos elaborados com mobiliário da loja e com foco no design sensorial.

Veja quem esteve presente na festa de inauguração da mostra

As peças lançadas na mostra, assinadas por Patrícia Anastassiadis, foram inspiradas em três conceitos: Memory, Golden Age e Loungewear. Patrícia trouxe uma renovação ao mesmo tempo em que seguiu o estilo easy chic da marca, com linhas orgânicas e modulações. “Hoje vemos um amadurecimento do mercado em geral e dos profissionais. Nesta mostra há um olhar específico do mobiliário para cada um dos ambientes”, afirma Ingrid Moskalewski, gerente comercial da Artefacto Curitiba.
Entre os destaques desta edição, estão a valorização da matéria-prima brasileira e o resgate de materiais nobres, como veludo, camurça, couro natural e linho. Outro ponto alto são os mármores no mobiliário, presentes em tampos de mesas de centro, laterais e em aparadores, representando a retomada do clássico com uma roupagem atualizada.
Entre as cores, Ingrid destaca a volta dos tons mais terrosos. “Mas também permanece a monocromia e a variedade de texturas nos mesmos tons”, completa. Light rose, grafite e greige são as musas.

Conheça cada um dos ambientes

André Bertoluci

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
O destino retratado por André Bertoluci é Nice, na França. Por isso, o Living Riviera assinado pelo arquiteto forma uma grande varanda, com itens que remetem à Riviera Francesa, como a marcenaria em boiserie em tons laranja na sala de estar e de jantar. Couro natural, vaqueta, linhos e jacquard são os tecidos que se destacam, assim como os tecidos próprios para áreas externas. Uma atmosfera diferente foi criada com o sofá Molise junto com as poltronas Kolin e Corumbau. Os homenageados no ambiente são Anita e Leonardo Yoshii.

Angela Russi e Luciana Malucelli

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Paris é o destino no ambiente da dupla Angela Russi e Luciana Malucelli, que projetaram um loft para homenagear Waldir Simões de Assis. A mistura entre as peças, as obras de arte exclusivas, os tons de off-white, marrom e cinza garantem o toque contemporâneo ao ambiente, além da inusitada mescla de tecidos integrados com a mesa de centro Groot, feita com madeira e perfil rústico.

Cybele Kinoshita

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Para homenagear Blanca Baggio e retratar a exuberância da Amazônia, a arquiteta Cybele Kinoshita instalou árvores no interior de seu loft e usou fotos norturnas. O tema amazônico permeou a escolha da paleta de cores, que tem branco, preto e cinza na base contrastando com o verde e o ameixa. Microtextura “urano” e madeira de demolição foram usadas para aquecer o ambiente. No mobiliário, destaque para o design orgânico da Pipo Chair e para a cama Brasilia, toda estofada.

Eduarda Leal Ehlke e Carlos Ehlke

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Eduarda Leal Ehlke e Carlos Ehlke retrataram Brasília em um espaço com várias referências à cidade, seja nas formas dos móveis escolhidos, no desenho dos painéis das paredes e nas obras de arte. Nas cores estão os tons mais sóbrios, como preto, marrom, cinza, bege e off-white. No mobiliário, destaque para a mesa de jantar Moon e a cadeira Vane II, com uma forma pura e contemporânea. Os homenageados são Rosângela e Sérgio Moro.

Elaine Zanon e Claudia Machado

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Elaine Zanon e Claudia Machado trazem leveza e forte espiritualidade ao espaço que retrata o Camboja e homenageia Deltan Dallagnol, por meio do uso de elementos como a pedra bruta, a madeira natural e os tecidos puros. Para surpreender, elas abusaram de linho em tons crus, um painel iluminado em vidro ao fundo de cortinas claras e pendentes com toque asiático e acabamento minimalista. Destaque para a cama Framed em linho Savona e abas ajustáveis, o sofá Cage de capa em linho natural e as poltronas Antilhas feitas manualmente.

Caroline Andrusko e Eliza Schuchoski

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
As arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchoski trazem ao Loft Al Arab a riqueza e a delicadeza de Dubai, destino retratado por elas. Metais com acabamento gold, tramas, obras de arte, sobreposição de tapetes e tecidos mais quentes são mesclados com trama recortada a laser e desenho personalizado da marcenaria. Destaque no mobiliário para as poltronas Brompton e o amplo sofá Austral, além das mesas Acrylique e Smukke, em aço inox em acabamento gold. A homenageada é Maria Dolores.

Fernanda Athayde, Isabela Rossetto e Renata Duran

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Para homenagear Aristides Athayde e retratar a Patagônia, Fernanda Athayde, Isabela Rossetto e Renata Duran criaram o living de uma casa de campo da região que serve como refúgio de uma família, com tom acolhedor e despojado. Todo o mobiliário da linha Beach & Country, aliado a materiais como madeira, pedra, linho e couro natural. Os sofás Lugano foram dispostos simetricamente para garantir conforto, apoiado pelo mobiliário de apoio.

Ivan Wodzinsky

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Com cores claras e tons pasteis, Ivan Wodzinsky projetou uma suíte com estar voltada para o casal, que retrata Curitiba e homenageia Solange Elias. O mobiliário, composto pela cadeira Jey, sofá Antique em veludo Ponzio Grafite, a poltrona Cage em linho ligh rose e as poltronas Bouvrie, Wiggins e Lounger, é destacado pela iluminação indireta e pontual.

Jayme Bernardo

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Escolhido para assinar a vitrine, Jayme Bernardo projetou um quarto com ares de contemporaneidade, que representa a Ásia e homenageia Clemilda Thomé. Tramas de seda natural criam uma atmosfera acolhedora no espaço instalado sob um pórtico em marcenaria, enquanto cores suaves e tecidos nas paredes dão aconchego e sofisticação. Destaque para a cadeira Evelyn, o criado Gio e a cômoda Ferrat em palha natural.

Juliana Meda

Comemorando seus 40 anos, Artefacto traz para nova mostra 18 ambientes assinados por 26 profissionais. Foto: Artefacto/Divulgação
Comemorando seus 40 anos, Artefacto traz para nova mostra 18 ambientes assinados por 26 profissionais. Foto: Artefacto/Divulgação
O Lodge no Cerrado, de Juliana Meda, representa o cerrado e suas paisagens. Nele, elementos como as mesas em troncos de madeira natural e as peles de ovelha dos pufes valorizam a cama com dossel Leeston. A arquiteta trouxe diversidade ao espaço, que se mostra na escolha dos acabamentos dos materiais e na composição dos tecidos. Destaque também para o aparador Groot. O homenageado é Ronaldo Ruffino.

Luciana Baggio

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Para retratar Milão e homenagear Joel Malucelli, Luciana Baggio projetou o Living Com Jantar – Milano, inspirado na elegância milanesa, sem excessos, com acabamento impecável do mobiliário. Plantas internas e externas valorizam o verde no espaço que tem ainda tons neutros e terrosos em sua composição. Destaque para o buffet Miroir.

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
O Home Office de Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande retrata Istambul e homenageia Eleuthério Netto e Eliseu Portugal. Camurça, veludo e couro natural dão um tom fluido e aconchegante ao espaço, que tem uma mistura de design clássico – representado pelas cadeiras Bouvrie Botone com braços estofados em camurça verde escuro – e as efêmeras e atuais poltronas Topkapi Living, em couro natural vaqueta mescla cinza.

Margit Soares

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
Em sua Sala de Inverno, Margit Soares retrata Curitiba utilizando as principais tendências do design, com tons claros nos móveis e no piso de mármore e cores mais escuras nas paredes. Entre os destaques estão as peças da nova coleção da Artefacto, como a poltrona Heritage, com design clássico, o sofá Lian e o aparador Fischer. O homenageado é Claudiomiro Segatto.

Rafael Egg

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
A reunião do clássico e do moderno com o tradicional de Nova Iorque foi a inspiração para o Lounge de Rafael Egg. A junção de living com o jantar e o espaço gourmet reforça a ideia da junção da diversidade, de serviços e de lazer presentes na cidade norte-americana. O som em formato lounge house, que permite que seja homogêneo em todo o ambiente, reforça a ideia de ser um local para eventos e recepções. Destaque para a mesa Indian e os sofás Coquile, assim como as poltronas Belgrávia, que são
lançamentos da coleção.

Rosi Guelmann e Belisa Guelmann

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
No espaço que homenageia Celso Coppio, Rosi e Belisa Guelmann retratam Jerusalém, inspiradas pela parte velha da cidade, o que pode ser constatado no piso de porcelanato em tons claros e arenosos, nos móveis e nas instalações. Nos tecidos estão diferentes texturas artesanais, como o linho e o tricô, para equilibrar com detalhes em couro natural. Destaque para os sofás extremamente confortáveis com muitas almofadas, as cadeiras em couro e o aparador revestido em aço inoxidável em estilo oriental.

Silvia Franzoni

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
O Living in Mitte, de Silvia Franzoni, é um espaço amplo e integrado, onde o mobiliário define a função de cada área. Retrata a capital alemã Berlim e busca mostrar uma cidade acessível para todos, cosmopolita, descontraída, multicultural e que respira história. A paleta de cores neutras é destacada pelo tom ameixa usado no Ratier de linho Leblon das poltronas Hatria.

Yara Mendes

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
A moderna Cingapura foi a inspiração de Yara Mendes para uma sala confortável e cheia de design que homenageia Mirella Prosdócimo. Fibra, couro e palha são os destaques nos tecidos, enquanto o branco e o cinza claro são a base para itens coloridos, como o painel, os vasos azuis e as obras de arte. A poltrona Calgary giratória e o sofá San Remo são os itens que mais chamam a atenção e trazem personalidade para o ambiente.

Wolfgang Schlögel

Foto: Divulgação Artefacto
Foto: Divulgação Artefacto
No Jardim Principal, Wolfgang Schlögel procura explorar o conforto do mobiliário, revestimentos, iluminação, aquecimento, som e imagem. O ambiente de 400 metros quadrados, que representa Curitiba e homenageia Paulo Pimentel, conta com um canteiro com bromélias imperiais de um lado e volumes verdes para emoldurar o deck do outro. O mobiliário conta com peças inéditas da linha Beach & Country, com destaque para as poltronas Kamari.
SERVIÇO: Mostra Artefacto, de 13 de agosto até abril de 2017, aberta de segunda a sexta, das 10 às 19 horas, e aos sábados das 10 às 14 horas, na loja Artefacto, que fica na Rua Comendador Araújo, 672. A entrada é gratuita.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Jaime Lerner cria móvel em homenagem ao Rio de Janeiro

Marcos arquitetônicos inspiram casas para gatos

Você já pensou em plantar uma poltrona viva no seu jardim?

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!