Decoração

Conheça todos os ambientes da Mostra Artefacto Curitiba 2017

HAUS
18/08/2017 13:57
Thumbnail

Ambiente de Jayme Bernardo rende homenagem minimalista ao designer e diretor de criação Jum Nakao. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

A Mostra Artefacto Curitiba 2017 abre para o público neste sábado (19) e apresenta 20 ambientes em homenagem ao mundo da moda. Em todas as lojas da marca no país o tema décor+fashion norteou a produção dos arquitetos e designers que assinam os espaços nas loja. “O mercado fashion metaboliza muito rápido as tendências e os novos hábitos culturais e de consumo, servindo como termômetro também para o design. Por isso, em 2017, estamos investindo nessa proximidade entre as duas plataformas”, diz Paulo Bacchi, CEO da Artefacto.
Em Curitiba a mostra chega a sua 16ª edição e traz homenageados locais, nacionais e internacionais que tiveram seus perfis traduzidos em ambientes pensados para o morar com conforto e estilo. “Este ano pedimos para que os profissionais pensassem em áreas completas, para mostrar uma continuidade da linguagem em mais de um ambiente”, explica Ingrid Moskalewski, gerente comercial da Artefacto Curitiba.
Dessa forma surgem lofts, livings espaçosos, varandas com áreas gourmets e até pequenos studios. “Esses espaços compactos são outra novidade na mostra, pensando no morar contemporâneo de áreas menores e absolutamente integradas”, acrescenta Ingrid. A reportagem de HAUS visitou os ambientes e selecionou os melhores insights dos ambientes.

Jayme Bernardo

Ambiente de Jayme Bernardo rende homenagem minimalista ao designer e diretor de criação Jum Nakao. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Ambiente de Jayme Bernardo rende homenagem minimalista ao designer e diretor de criação Jum Nakao. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Simplicidade e minimalismo de um jeito bem oriental é a proposta do arquiteto Jayme Bernardo para a vitrine em homenagem ao designer e diretor de criação Jum Nakao. “O ambiente se distingue em planos lineares e bem horizontais. A paleta de cores e os materiais são neutros, valorizando a inserção do trabalho do estilista nas imagens projetadas”, explica Bernardo. Nakao teve participação ativa na concepção do ambiente. O grande destaque é o revestimento de madeira natural que cria uma caixa uniforme, brincando com volumetria e iluminação.

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande

MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
O arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande apresentam um loft em homenagem a estilista Karina Kulig. A dupla explora a feminilidade com o uso de tons nudes, mas que flertam com as nuances cor-de-rosa. “A iluminação é pontual, colaborando para o ambiente ficar leve e fluido”, explica Casagrande. Entre os destaques está a cabeceira com um desenho leve e  acabamento em couro camurça.

Flávia Bonet

MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
A necessidade de um espaço externo, que possa ser utilizado durante todo o ano em cidades de temperaturas comumente frias, como é Curitiba, deu origem ao projeto de um lounge em uma varanda fechada, assinado pela arquiteta Flávia Bonet. A profissional tem como homenageadas as estilistas Juliana Affonso Ferreira e Maya Pope, da grife Isolda.
Os tons de azul, que variam do bebê ao marinho, ganham destaque no ambiente em composição com nuances de cinza e madeira clara. Destaque ainda para a seleção de vegetação adaptada à áreas cobertas e iluminadas. A arquiteta selecionou mobiliário da linha Beach & Country da Artefacto todos indicados para áreas externas cobertas.

Priscila Mueller

MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
O ambiente Voyage Rouge assinado pela arquiteta Priscilla Müller foi inspirado no diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli. No espaço, a profissional buscou traduzir o estilo cosmopolita e globetrotter de um dos nomes mais influentes da moda mundial. O ambiente é um grande e único dinner living, onde tudo se integra. “Poucos elementos compõem o espaço, que se destaca pelo minimalismo. Nele, a arte se expressa de várias formas”, explica a arquiteta. Entre o mobiliário escolhido para o projeto, destaca-se o módulo Renzo, utilizado em uma composição que mistura todas as variações de posição e altura que o móvel permite.

Elaine Zanon e Cláudia Machado

MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
As profissionais do escritório Arquitetare fazem homenagem para a estilista e consultora Chiara Gadaleta, que une moda e sustentabilidade. A identificação da dupla com o trabalho de Chiara também acontece em função das cores vibrantes e estamparia utilizadas pela estilista. Isso aparece no tom azul vibrante das paredes e teto e no tom páprica das poltronas, mas tudo combinado com uma atmosfera clean evidenciada nos móveis em tons cinza claro e detalhes de metais champanhe. Outro ponto alto do projeto é um painel em madeira com grafismos inspirados na cultura indígena. “Para dar ainda mais identidade, especificamos almofadas e a manta da cama do Projeto Kaapu, feitas por índias da tribo WaiWai”, diz Claudia.

Juliana Meda

MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
O loft Vale da Seda de Juliana Meda conta como o estado do Paraná é hoje reconhecido como o maior produtor de seda do país. A homenageada é Vanessa Montoro, que desenvolve todo seu trabalho em crochê de seda pura de forma 100% limpa em resíduos poluentes. As referências aos fios delicados estão por todos os lados, seja nos casulos originais, nas amoreiras – onde as larvas do bicho da seda se alimentam – e em todos os acessórios do espaço. O mobiliário, todo branco, remete aos casulos e o espaço está completamente revestido de madeira.

Fernanda Cassou

MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
MOSTRA ARTEFACTO 2017 Local: Artefacto Curitiba
O conceito atual, elegante e sem excessos são, segundo Fernanda Cassou, as similaridades entre seu trabalho na arquitetura e das irmãs Cassou à frente da Framed, homenageada do espaço. Os tons neutros, como o cinza, cru, grafite e blush são pano de fundo para um mobiliário contemporâneo e cool. “Quis trazer um pouco do lifestyle das meninas nos objetos, como obras de arte, livros de moda, arquitetura e design e as cerâmicas da Nicole Toldi e Heloisa Galvão”, conta Fernanda. Ela destaca como peça-chave o sofá Maddox que cria um grande living que se integra com o jantar e quarto.

Ana Leticia Virmond 

Foto:
Foto:
A arquiteta Ana Leticia Virmond faz homenagem ao criador de joias Marcelo Bergerson. Ela combinou o mobiliário sofisticado da Artefacto com painéis de desenho exclusivo que lembrassem o design de joias.  Para dar o tom masculino, foram usados mármores escuros, painéis em tons de cinza, detalhes em metais dourados e a predominância dos tons neutros, como o caramelo, o preto e o cinza. No contraste, está o branco do sofá, que ilumina o ambiente. Destaque para o veludo e o linho e para as obras de arte, que trazem sofisticação. “Trouxemos requinte e elegância ao espaço. Da mesma forma que uma joia representa quem a usa, e passa a ser uma expressão de sua personalidade”, conclui Ana Leticia.

Angela Chinasso 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
A arquiteta Angela Chinasso ficou responsável por trazer a vibe de Fernando de Noronha para Curitiba. As tramas naturais e rústicas se misturam às peças de design, artesanato e mobiliário nacional, com uma paleta de cores neutras, munida de tons acinzentados. Em uma linguagem elegante e serena que se contrapõe com a natureza de vegetação árida do Nordeste, da terra e do barro e das tramas, o espaço ganhou tons pretos que o deixaram mais urbano e adequado a personalidade e lifestyle do curitibano. “Aqui temos um verdadeiro refúgio, um lugar para descansar, relaxar despretensiosamente, se apegar apenas ao essencial, ao que remeta, emoldure e se integre à natureza”, conta Angela que declara a versatilidade como principal ponto de conexão com a Kunst, marca de sua homenageada Laura Kubrusly.

Caroline Andrusko 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Elegância e composições com diferentes texturas. Com esse drive, a arquiteta Caroline Andrusko projetou um espaço funcional e dinâmico. O loft é dedicado a Tatiana Hyczy, da Compagnia Internazionale. No ambiente o tradicional é aplicado com naturalidade em sobreposições de volumes e texturas, mostrando como as tendências no mundo da moda e da arquitetura podem conviver juntas. Os tecidos são nobres e neutros e com diferentes texturas para dar contrastes e valorizar o mobiliário.

Cymara Ebrahim Largura, Jacy Ebrahim e Camila Ebrahim Largura

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
No lounge que vai homenagear Lino Villaventura, o trio Cymara, Jacy e Camila descobriu muito mais que o amor pela moda. A inspiração veio de origens – a descendência indígena – e a paixão por elementos naturais. No projeto estão cores suaves, como o branco, o off-white e tons crus que destacam os traços elegantes da personalidade do estilista. Na área externa a madeira do decque, o verde das plantas e a luz natural remetem à sensação de liberdade.

Daniele Viesser Valente 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
“Desde que conheci o trabalho da Raquel, me identifiquei de imediato com o design de suas coleções. De maneira similar, busco utilizar uma linguagem contemporânea na criação dos espaços, sempre prezando pelo conforto e pela atemporalidade dos ambientes.” O ponto de partida de Daniele Valente foi o minimalismo e a pureza das formas. Por este motivo, seu espaço é funcional e livre de exageros. A inspiração veio da paleta de cores do último desfile da UMA no SPFW. Com uma mistura de tons neutros de off white, preto e cinza, o loft tem painéis de madeira que revestem as paredes. Destaque para a lareira a álcool executada em mármore Grigio Carnico. A sofisticação fica por conta da leveza das estantes metálicas suspensas nas laterais da lareira, com prateleiras em couro e latão dourado em contraste com a madeira rústica carbonizada na técnica japonesa Shou Sugi Ban. A iluminação natural é valorizada na integração dos jardins com a área interna por meio das aberturas em vidro que, aliados ao pé-direito amplo do local, propiciam uma atmosfera de elegância e bem-estar.

Eliza Schuchovski

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Um espaço de acolhimento e felicidade, que reflete a identidade da mulher moderna e a convida para viver no seu melhor estilo integrando a moda com a arquitetura. Essa foi a missão de Eliza Shuchovski para homenagear a ousadia e autenticidade de Juliana Jabour. Para dar a ideia do movimento dos tecidos, a arquiteta projetou um desenho paramétrico em marcenaria. Algo totalmente exclusivo, que traz um movimento orgânico em 3 dimensões, trabalhando cor e textura. Este grande painel interage e dá movimento para arquitetura pura e limpa. Para acompanhar o projeto, o sofá Ily, com linhas curvas é combinado com a poltrona Pipo. Em outra grande parede, a arquiteta usou o grafismo para brincar com texturas de madeira, aço e espelho. Destaque, ainda, para o sofá Austral e a poltrona Sin, superconfortáveis e contemporâneos.  “Eu quis trabalhar um espaço com estilo bem italiano e minimalista, mas, ao mesmo tempo, aconchegante. Para isso, trouxe cores quentes e combinei tons de cinza com madeira em tom castanho/mel”, conta Eliza.

Javier Godino 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Em um espaço de 49 m², Javier Godino trouxe leveza, conforto, amplitude e bem estar. As cores suaves criaram uma base neutra para destacar o desenho do mobiliário contemporâneo e com cantos arredondados. O uso de tecidos naturais dá o toque sofisticado. Tudo isso para homenagear o olhar atento aos detalhes, a leveza das roupas, a atemporalidade e o design de Renata Alhadeff e Fernanda Niemeyer. “O que me chamou a atenção é que elas trabalham com muita arquitetura, seja nas referências ou, ainda, em detalhes nas peças. É uma marca que tem muita personalidade, cuidado e um respeito grande com seu público”, conta Godino. O loft criado pelo arquiteto contempla as áreas de dormir, estar e receber, refeições e trabalho. Os painéis de madeira na entrada despertam a curiosidade e contrastam com um segundo ambiente de relaxar com móveis baixos e linhas curvas. Um grande espelho faz o pano de fundo e dá o acabamento. Obras de arte da renomada artista Guita Soifer e fotos da Galeria Art Shot, junto com os papeis de parede, revestem o espaço.

Jocymara Nicolau e Andrea Posonski 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Um QG cosmopolita, que seja um pedaço de casa em qualquer lugar do mundo é a proposta das arquitetas Jocymara Nicolau e Andrea Posonski para Stephanie Garcia e Zilah Garcia. “Nessa vibe – que mistura a maturidade e a expertise de Zilah aliada ao frescor e ao dinamismo de Stephanie – o projeto do loft soma as duas energias e se traduz no espaço dinâmico e propício para a criação, com referências que lembram as coleções, as lojas, a grife, mas, ao mesmo tempo, convida ao descanso e ao relaxamento no final do dia”, conta Andrea. Na seleção do mobiliário a proposta é mesclar peças com linhas mais retas, ares modernos e atemporais, com peças da nova coleção, que trazem o perfume retrô do nouveau, do new classic, nas formas mais orgânicas. A cabeceira Monviso no linho grafite abraça a cama king com as mesas laterais e privilegia o cenário de fundo sobre o mármore black line. O estar mistura peças sinuosas como o sofá Colman no veludo ponzio grafite com a poltrona Aveon no couro phoenix tinto gris. Um dos destaques do ambiente é o painel “satin gold”, formado por barras verticais com sistema de ancoragem invisível, uma nova tendência de sofisticação para o dourado tradicional. Destaque para o cabideiro que recebe as peças da nova coleção de verão Under the Sea, tema usado nas cortinas do espaço.

Margit Soares 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Com 13 participações na Mostra, desde 2003, Margit Soares escolheu homenagear uma das mais tradicionais joalherias do mundo, a Tiffany&Co, que será representada por Luciana Marsicano. “Além de ser uma marca que eu pessoalmente aprecio muito, tanto pelos produtos quanto pela história, ela é um ótimo exemplo de como a moda metaboliza muitas das tendências observadas na arquitetura e na decoração”, diz Margit. A vitrine, nomeada “Loft da Tiffany&Co.”, tem piso em madeira clara, tampos de mármore e mistura de tecidos naturais, como linho e veludo. Margit cita a tradição, o requinte, a elegância e a exclusividade como características comuns entre o seu trabalho e a marca homenageada. “Ao observar o design das joias, citaria o uso de cristais, espelhos e mármores, além de uma marcante vertente minimalista, tons claros  e muita sutileza como pontos centrais de nossa atuação”, avalia. Dentro dessa vitrine, o  mobiliário Artefacto figura como uma coleção de joias, como a mesa lateral Huis em mármore, mesas com tampo de cristal, como a Vidre e a moldura Monique.

Rafael Egg 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Com o objetivo de homenagear Maria Dolores, designer de joias paranaense, o arquiteto Rafael Egg fez questão de destacar a expansão dos negócios de Dolores, que agora segue carreira internacional. “Quis projetar um espaço que ela pudesse usar para gerenciar o seu negócio no exterior. Como se fosse um apartamento, coloquei referências do seu trabalho para trazer inspiração em suas viagens internacionais, onde ela precisa de um espaço confortável para passar alguns dias”, conta Rafael, que procurou fugir um pouco dos tecidos naturais e trabalhou com inox polido e pintura sobre os móveis e metais. Bons exemplos dessa utilização são as mesas de centro Yego, que fazem uma composição com a mesa Oro. Para o arquiteto vale a combinação entre a pureza do material aplicada a disposição no espaço para deixa-lo elegante.

Renata Pisani

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Influências geométricas, requinte e sofisticação: essas são as principais características do ambiente da arquiteta Renata Pisani, que homenageia a diretora criativa da marca Lafort, Irit Czerny. “A proposta foi projetar um ambiente bem poderoso, requintado e sofisticado, que retratasse a moda Lafort. Além disso, o uso de plantas foi essencial para transmitir a sensação de casa” explica Renata.
No espaço predominam os tons neutros, com parte dos revestimentos geométricos em madeira que aquecem o grande living, e outra parte estofada em tecido que lembra o tricô, essência do trabalho de Irit. No mobiliário, destaque para peças super confortáveis, com diferentes tramas em tecidos naturais como o linho. O tricô está presente, ainda, nas almofadas dispostas no living, que recebe incidência de luz natural, tornando a área um lugar inspirador.

Samara Barbosa 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
A moderna e contemporânea Gina Guerra foi traduzida por Samara Barbosa em um espaço cheio de referências.  Começando pela variedade de texturas e tecidos, na paleta de cinza, as características da estilista e suas coleções, estão bem presentes. “A ideia foi trabalhar uma base clean e reta, bem contemporânea, com iluminação cênica e intimista”, conta Samara que revestiu todas as paredes com painéis de madeira, para promover uma iluminação indireta e suave.  A cama e sofá tem design clássico, delicado e linhas curvas. Já o restante do mobiliário segue o conceito mais moderno, com linhas retas. Nos tecidos e materiais, destaque para o linho, usado de formas diferentes, o couro cinza, a laca e a microtextura no tom cappuccino. Eles estão na mesa lateral, no aparador, que serve para bancada de trabalho, em toda a estrutura da cama, nos criados mudos e nos pufes. As obras de arte relacionadas ao universo da moda complementam a ambientação.

Wolfgang Schlögel 

Foto: Edison Garcia / Divulgação
Foto: Edison Garcia / Divulgação
Wolf Schlögel se identificou com a simplicidade de sua homenageada Sandra Kanayama. “Ela trabalha com linhas, cores e formas, algo muito presente nos meus jardins”, conta Wolf, que aproveitou a área externa com o uso de móveis nas cores ameixa, cinza, preto e tons de marrom. O destaque do espaço é, também, o tapete desenhado exclusivamente para decorar e ocupar o ambiente, que tem 100 m², com cores que conversam com o mobiliário. O resultado é uma verdadeira moldura para os móveis e para a vegetação. O canteiro de bromélias colocado ao redor do espaço ficou destacado com a poltrona Fold, que tem tramas que conversam com as folhas.

SERVIÇO

Mostra Artefacto Curitiba | Rua Comendador Araújo, 672, Batel. Até junho de 2018, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas; e sábados, das 10h às 14 horas. Entrada gratuita, fone (41) 3111-2300.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!