Decoração

Decoração em 2018: tendências que cabem no seu bolso

HAUS
29/12/2017 17:00
Thumbnail

Foto: Divulgação

Promessas e intenções para 2018 já começam a surgir na sua mente: modos de renovar as energias, mudar o que não faz mais sentido e dar aquela repaginada. Para isso, nada melhor do que começar dentro de casa. Mas como seguir as tendências da decoração sem gastar muito?
Essas tendências estéticas surgem a todo momento como reflexo de comportamentos e atitudes que se desencadeiam e afetam os ambientes. Entre materiais, texturas e cores, observamos hábitos que são mantidos, fortalecidos ou então alterados completamente.
Camila Kulig, designer de interiores e integrante do departamento de arquitetura da Hyperion Empreendimentos, reuniu uma série de dicas para você ficar por dentro das novidades sem sair do orçamento – e o bom senso é fundamental. “Algumas mudanças surgem como tendência no próximo ano, mas não necessariamente ficam boas quando aplicadas a certos lugares”, alerta Kulig. “O melhor é apostar em mudanças mais simples, captando os elementos e cores da vez, sem precisar redefinir todo o estilo de um cômodo.”

Cores

Em 2018, ganham destaque os tons neutros, mas quentes. O objetivo é uma casa que transmita conforto e leveza. Nesse sentido, a grande aposta para o ano novo é o tom cinza rosado.
Uma inclinação que continua em alta no ano que vem é a do “Urban Jungle”, que dá um toque de natureza aos ambientes. Isso faz com que o verde, principalmente no tom mais escuro, entre o esmeralda e o musgo, seja um bom investimento.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
As cores acima são ótimas sugestões para aquela parede que está precisando de uma pintura. No entanto, caso não queira arriscar tanto, a dica é apostar no cinza.
“Para as paredes, o cinza é sempre uma boa aposta, uma vez que continua moderno e serve como uma cor de ligação, deixando abertas mais possibilidades de combinação com os elementos decorativos”, recomenda a designer.

Texturas

Na decoração, além do visual e da funcionalidade, ganha destaque o tato. Almofadas com texturas em alto-relevo estão cada vez mais em alta, uma vez que são itens tanto decorativos quanto de conforto.
As almofadas não precisam ser de marca – basta encontrar um tecido de qualidade, com uma textura bacana ou então nas cores que estão na moda.

Natureza

As cidades cada vez mais cinzas fazem com que o contato com a natureza volte a ser uma necessidade dentro de casa. Jardins particulares e terrários já estão com tudo e devem ser uma tendência reforçada no próximo ano.
As plantas podem ser de diversos tamanhos e estilos. Invista em vasos, flores e folhagens que deixem o espaço com a sua cara.

Capture o essencial

É sempre bom estar por dentro das tendências para manter o ambiente de casa o mais confortável e harmonioso possível, mas não cobre de si mudanças que estão além de seu alcance! Para Camila Kulig, o importante é aplicar as tendências à sua realidade.
“O principal a se fazer é ponderar o que é mais adequado, tanto para sua casa quanto para seu bolso. Quando você está por dentro das tendências, fica mais fácil capturar o essencial e considerar o que faz mais sentido para você e o local onde vive”, completa.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!