Decoração

Dez projetos inspiradores para você mudar a decoração da sua sala

HAUS
15/06/2017 10:52
Thumbnail

Vitrine by Tidelli por Karina Kawano e Denise Maruishi para Casa de Ideias da Ton Sur Ton. Fotos: Marcelo Stammer/Divulgação

Decorar a sala é a como decorar o “cartão-postal” da casa. É neste ambiente que normalmente se passa mais tempo, recebe-se pessoas e investe-se mais em móveis e objetos. Para ajudar você a decorar a sala, HAUS selecionou 10 projetos inspiradores que estão na mostra Casa de Ideias, da loja Ton Sur Ton, em Curitiba.
Todos os espaços podem ser visitados gratuitamente até 31 de agosto de 2017 na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.285. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e sábado, das 10h às 14h.

Estar e jantar por Alessandra Gandolfi

A arquiteta Alessandra Gandolfi apresenta o conceito de sala de estar e jantar em uma plataforma única. Faz uso de formas geométricas de modo criativo na composição do cenário, que dialoga com o mobiliário moderno de linhas retas e tons neutros, propondo assim um ambiente confortável e acolhedor. Destaque para o painel de laca, inspirado na pedra lápis-lazúli, uma cor vibrante que traz energia e contraste ao espaço. A combinação do branco, azul e amadeirado garante a performance que esse local multiuso propõe.

Living com varanda e escritório por Cláudia Horta e Edison Vello

O projeto apresentado pela engenheira Cláudia Horta e pelo arquiteto Edison Vello alia estética à funcionalidade prevalecendo a proposta de ambientes integrados, a regra das novas moradias. A neutralidade das cores e o uso do mobiliário de linhas retas, aliado ao uso de madeira, dão a sensação de contemporaneidade. O destaque fica para a poltrona Lampana, assinada pelo premiado designer de Ronald Sasson.

Living e jantar por Elaine Zanon e Claudia Machado

O ambiente é pautado pela arte em forma de decoração, com mobiliário vibrante, design moderno e acabamento em alta. A proposta da arquiteta Elaine Zanon e da designer Claudia Machado é oferecer um espaço confortável e elegante que utiliza tons cinza, cru e preto. Para reforçar a ideia de que arquitetura é cultura, são evidenciados os expressivos quadros da artista plástica Sila Lima, que transmitem aconchego e energia. A sofisticação é entregue pelas poltronas Lili e mesa de centro Itapoã, do designer Ronald Sasson, sofá Aston dos designers André Bastos e Guilherme Ribeiro, e pela poltrona Croco da designer Larissa Diegoli.

Vitrine by Tidelli por Karina Kawano e Denise Maruishi

Vitrine by Tidelli por Karina Kawano e Denise Maruishi para Casa de Ideias da Ton Sur Ton. Fotos: Marcelo Stammer/Divulgação
Vitrine by Tidelli por Karina Kawano e Denise Maruishi para Casa de Ideias da Ton Sur Ton. Fotos: Marcelo Stammer/Divulgação
Mobiliário de qualidade, com design, de fácil manutenção, que se adequa tanto à área externa quanto interna são características das peças produzidas pela Tidelli, e que foram ambientadas com maestria pela arquiteta Karina Kawano e pela designer Denise Maruishi. A versatilidade dos móveis transformou o espaço em local de prazer, descanso, refeição e conforto. Pensado para famílias que gostam de ter momentos compartilhados com amigos, o ambiente vem de encontro à valorização de áreas como terraços ou varandas que antes eram subutilizadas e agora ganharam posição de destaque nos imóveis, com mobiliário próprio. Outra tendência que é apresentada é o resgate da natureza, com grandes varandas e espaços externos que criam um diálogo com as áreas internas. Os destaques são a poltronas Escuna, Painho e Soft, e a mesa de centro Marina, que tem opção integrada com champanheira e a lareira. O realce acontece pela presença do grande balanço Family Office Escuna, pois além de beleza, acolhe e remete ao lúdico.

Estar social com bar por Michela Carvalho e Patrícia Ribas Fouani

Desenvolvido para atender jovens casais que gostam de receber visitas de amigos, o espaço é assinado pelas arquitetas Michela Carvalho e Patrícia Fouani. O sofá Elle e as poltronas Waltz compõe um ambiente elegante, que junto ao tapete Cayenne, harmonizam um cenário moderno trabalhado nas cores cinza e branco. O highlight fica por conta do aparador Moderangelo com tampo em espelho que remete estar à frente de um jardim, com o objetivo de trazer a natureza para o ambiente interno.

Estar e varanda por Rosi Guelmann

Visual clean que reforça o conceito contemporâneo, mas com detalhes retrô. Essa é a proposta da decoradora Rosi Guelmann. Paredes em tons escuros realçam os móveis de cores claras buscando gerar bem estar e conforto. O destaque é a poltrona Torino, revestida em couro natural e linho cru. A originalidade é encontrada na área externa com a poltrona Garden Marina, que fica pendurada no teto e é confeccionada em corda náutica.

Jantar lounge por Samara Barbosa

A arquiteta Samara Barbosa aposta em inovação ao criar um ambiente de jantar que abriga um pequeno espaço para o estar. A profissional assina um espaço onde o branco conversa com o cinza suave, que junto a uma iluminação indireta através de fitas de LED, estabelece uma decoração contemporânea com sutil toque clássico. O espaço contempla uma tela da artista plástica Marilene Ropelato, que também assina a escultura branca na parede ao lado, em tom grafite.

Estar íntimo familiar por Suely Ruon e Priscila Ruon

A decoradora Suely Ruon e a arquiteta Priscila Ruon assinam uma área pensada para casais que valorizam conforto e aconchego. A copa com a sala de televisão foi norteada pelo estilo moderno e contemporâneo, com destaque para as paredes curvas que receberam fortes cores em contraponto de peças leves com tonalidades e texturas claras. Foram usadas fotografias temáticas de natureza para personalizar o espaço.

Sala de jantar por Yara Mendes, Caroline Castillo e André Mendes

Criar um ambiente onde o mobiliário permita a inserção da arte é o objetivo da sala assinada pela decoradora Yara Mendes, pela arquiteta Caroline Castillo e pelo artista plástico André Mendes. A proposta segue as tendências contemporâneas e contempla o gosto dos moradores que buscam modernidade. As peças com linhas retas são valorizadas pela composição contemporânea. O destaque está no uso simétrico dos aparadores, resultando em um espaço jovem, moderno e atual.

Home Theater, sala de jantar e escritório por Renata Pisani

A arquiteta Renata Pisani oferece funcionalidade e integração para três ambientes de casa. Home theater, sala de jantar e escritório compõem juntos um espaço preenchido com mobiliário de linhas retas e proposta contemporânea. A sofisticação é reforçada com a inserção do sofá em L da Natuzzi, que complementa o cenário gerando o conforto e comodidade. Renata criou ambientes pensados para promover a praticidade do dia-a-dia, uma busca do público atual, seja ele um jovem solteiro, ou uma família maior.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!