Decoração

Detalhes de verão

Daliane Nogueira
17/12/2010 02:27
O verão chega e a virada do ano se aproxima. São dois bons motivos para despertar a vontade de renovar a casa. Incluir objetos de decoração, que combinem com a estação e dei­­xar o ar e o sol entrarem em ca­­sa, é a me­­lhor forma de receber o verão.
Quem tem uma área ao ar livre, como pátio, varanda ou sacada, deve investir nesses que serão os ambientes mais requisitados das tardes ensolaradas e noites quentes. Novas arandelas ou lanternas para iluminação, almofadas para as poltronas e alguns mimos, co­­mo vasos e móbiles, ajudam a com­­­­por o espaço.
Dentro de casa, inspirar-se nas cores branca, cru e bege para os itens maiores, como tapetes, cortinas e mó­­veis, e investir em tons de azul, ama­­­­relo, verde e vermelho nos detalhes são as dicas da consultora de decoração Lilian Dias Pra­­tes, proprietária da loja Madeira e Flor. “Mudar alguns objetos não pesa no orçamento e contribui muito para trazer alegria aos am­­bientes, influenciando até no bem-estar dos moradores”, opina. Ela afirma que os motivos florais são os preferidos para a decoração de verão. “Estão presentes nas estampas das almofadas, em quadros e nos mais variados detalhes”, diz.
O artesanato também aparece como tendência nessa época do ano e escolher algumas peças de crochê, patchwork, mosaico ou madeira talhada faz com que a decoração fique mais personalizada. “Os mosaicos são boas opções para molduras de quadros, porta-retratos, vasos ou na restauração de pequenos móveis de madeira”, recomenda a mosaicista Fernanda Czelujinski, da Ffee’s Mosaicos.
A decoradora Maria Teresa Ro­­sa, que junto com as sócias Maria Alice Andreguetto e Ninon Pismel, da Labores, cria objetos de decoração de tecido com a técnica patchwork, indica o uso de mantas coloridas nos sofás. “O patchwork une tecidos de diferentes cores, o que garante mais alegria para a sala”, diz. Outras opções de mantas são as lisas, com destaque para os tecidos algodão, seda e linho.
Lilian aconselha ainda renovar as fotografias dispostas nos porta-retratos por imagens de praias ou campo tiradas em outros verões. Quem guarda conchas em casa pode aproveitá-las agora colocando-as em um vaso transparente com pedras e areia. A consultora também recomenda usar alguns galhos secos e pendurar as conchas com fitas de tecido ou cisal.
Parede
Produto cada vez mais popular, os adesivos de vinil são curingas para o verão. Por serem práticos, de fácil aplicação e com preços acessíveis (com cerca de R$ 30 é possível comprar um modelo) são ideais para revitalizar e personalizar ambientes. “Qualquer superfície lisa, incluindo móveis e eletrodomésticos, pode receber um adesivo. Os temas naturais como árvores, pássaros e borboletas trazem para dentro de casa uma agradável sensação de verão”, observa o de­­signer Alexandre Serra, da Cola Design.
Com um pouco mais de investimento é possível comprar papéis de parede, que também contribuem para uma nova decoração. As principais marcas do mercado lançam cores e estampas para a temporada.
Serviço:
Madeira & Flor – (41) 3022-5155
Labores Patchwork e Bordados – (41) 3324-2449
Cola Design – (41) 3027-7299
Di Ferreira Persianas e Decorações – (41) 3342-0088
Ffee’s Artes Mosaico – (41) 3029-7848
Balaio da Casa – (44) 3031-3243
O Boticário – www.boticario.com.br

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!