Decoração

Detalhes que fazem a diferença

Mariana Domakoski, especial para a Gazeta do Povo
22/10/2010 02:05
Mudar o visual da sala de estar, do quarto ou mesmo da cozinha não requer, necessariamente, uma reforma. É possível deixar os ambientes da casa diferentes apenas com a decoração, inserindo alguns objetos, trocando cores e estofados. A renovação pode ser feita sem gastar muito dinheiro e ainda ajudar a disseminar o conceito de sustentabilidade, com o reaproveitamento do que já existe na casa ou com a aquisição de itens produzidos com materiais e de formas sustentáveis.
Letícia Melara, proprietária da loja Depósito da Ordem, localizada no bairro São Francisco, trabalha com base nesse conceito. A loja é especializada em mosaicos, feitos com cacos de vidro, garrafas derretidas, pedaços de porcelana e outros materiais. É possível comprar peças prontas ou aprender a fazê-las nos cursos oferecidos na loja. “O mosaico é um objeto vivo, que trabalha com cor e forma. Pode ser usado dentro e fora de casa”, diz.
Essa proposta, de reaproveitamento, é o foco de Carla Nhani, proprietária da loja de móveis e decoração Mundillo, no bairro Alto da XV. Garrafas de vidro de conhaque, azeite, vinagre e vinho jogadas fora são reaproveitadas para compor vasos, frascos de perfume, garrafas de água, copos e luminárias. “Quando desenvolvemos um projeto para o cliente, fazemos o possível para que ele fique com o que já tem, tanto com os móveis quanto com os objetos de decoração. Sempre oferecemos a oportunidade de remodelar esses produtos, com novos estofados e utilidades, mudando o visual”, conta.
A sustentabilidade pode ser alcançada ao promover o artesanato. Ao adquirir as peças feitas à mão, garante-se a sobrevivência da cultura de quem o fez, atitude considerada sustentável atualmente. La Mancha, loja especializada em artigos asiáticos, incentiva a proposta, com almofadas bordadas, móbiles, enfeites e móveis produzidos manualmente. “Muitas pessoas vêm à loja e compram um detalhe para mudar a decoração. Por exemplo, trocar as almofadas do sofá já faz a diferença”, explica a funcionária Ana Paula Kamienski.
São nos detalhes que a arquiteta Ana Carolina Bahr e a irmã, a designer Ana Leticia Bahr, apostam para modificar a decoração de um espaço. Proprietárias da loja virtual de adesivos Stixx, acreditam que os artigos fazem a diferença com pouco trabalho. O produto é feito de vinil e dura, aproximadamente, cinco anos, de acordo com o fornecedor do material, e pode ser aplicado em paredes de todos os cômodos da casa e em móveis e eletrodomésticos, como em armários da cozinha e na geladeira. “Temos adesivos a partir de R$ 34. Com pouco investimento, é possível transformar um espaço, conferir personalidade a ele, com criatividade”, diz Ana Carolina.
Serviço:
Depósito da Ordem – Av. Jaime Reis, 54, São Francisco, fone (41) 3223-8999.
La Mancha – Av. Jaime Reis, 22, São Francisco, fone (41) 3026-3350. Ou na Travessa Jesuíno Marcondes, 17, Centro, fone (41) 3029-3364.
Móveis e Artesanato Cascatinha – Av. Manoel Ribas, 4.015, Santa Felicidade, fone (41) 3335-9596.
Mundillo – Rua 7 de Abril, 288, Alto da XV, fone (41) 4102-6096.
Stixx – www.stixx.com.br.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!