Decoração

Dicas para transformar sua casa em um refúgio antiestresse

HAUS
09/09/2016 18:17
Thumbnail

Contato com o verde e iluminação bem planejada faz a diferença para criar ambientes antiestresse. Foto: Divulgação

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Internacional de Controle de Estresse, o brasileiro é o segundo povo que mais sofre de estresse no trabalho. Por conta disso, é imprescindível que a casa tenha a função de acolhimento e um poder relaxante para eliminar a exaustão cotidiana.
Para o arquiteto Junior Piacesi, a casa precisa ter leveza para proporcionar ao morador um espaço para descansar de fato. Para ele, a casa precisa desestressar, e ser um local para recarregar energias. “O ideal é que o lar te abrace e, para isso, os principais elementos a serem trabalhados são luz, verde, ventilação e cores. Cores bem claras conseguem deixar as pessoas mais tranquilas”, indica.
Contato com o verde e iluminação bem planejada faz a diferença para criar ambientes antiestresse.<br>Foto: Divulgação
Contato com o verde e iluminação bem planejada faz a diferença para criar ambientes antiestresse.<br>Foto: Divulgação
Em seu projeto Suíte Master – Quarto de Hotel, na Casa Cor 2016, o profissional coloca a integração com a natureza, visando o relaxamento, em evidência. O espaço tem uma caixa de vidro, no box do banheiro, que vai do teto ao chão, permitindo a entrada de luz natural durante o dia. Além do uso de vidros, o profissional destaca a composição dos ambientes com flores, distribuídas dentro da casa e o uso de materiais naturais, que ajudam a trazer boas sensações.  “Materiais como pedras ou outros que fazem referência a natureza são tendências. Eles têm essa intenção de aproximar esse homem estressado da natureza. As cores também podem ser aliadas. A minha aposta é sempre no branco que é uma cor atemporal e que não cansa”, afirma Piacesi.
Um cantinho para ter silêncio e momentos de reflexão e leitura são a dica da<br>Foto: Dibvulgação
Um cantinho para ter silêncio e momentos de reflexão e leitura são a dica da<br>Foto: Dibvulgação
Para a designer de interiores Melina Mundim, é possível transformar os ambientes da casa em espaços voltados ao relaxamento, com um mobiliário adequado, que permite ao morador descansar e aproveitar o seu lar. Espaços que proporcionem momentos de leitura, meditação e um pouco de silêncio sempre são bem vindos. Junto deles, uma iluminação pontual faz toda a diferrença.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!