Decoração

Economize energia usando LED na decoração de Natal

Gazeta do Povo
25/11/2015 12:00
Thumbnail

Iluminação com LED é alternativa para economizar na decoração natalina Fotos: Nenad Radovanovic / Divulgação

De acordo com a tradição cristã a decoração natalina deve ser feita no início do Advento, ou seja, quatro domingos antes da noite de Natal. Este ano, essa data será no próximo fim de semana, no dia 29 de novembro.
É um momento do ano em que as famílias ficam entre a vontade de deixar a casa linda e iluminada para o Natal e a preocupação em não estourar o orçamento com uma conta de energia muito salgada. Entre as alternativas para isso está a iluminação em LED, que invadiu as decorações natalinas por sua eficiência, economia, segurança e beleza.
A diretora comercial da Grey House Iluminação, Adriana Sypniewski, explica que o LED vem cada vez mais conquistando os consumidores por garantir a iluminação natalina por mais tempo e proporcionar economia. “Ele pode gerar economia de 60% a 90%. Sem contar que é ecologicamente correto e mais durável.”
Na hora de decorar a árvore de Natal, a iluminação requer uma dedicação especial, pois ela é responsável por valorizar ainda mais cada enfeite e oferecer beleza à peça natalina.
A HAUS selecionou três árvores de Natal decoradas por profissionais da arquitetura e decoração que utilizaram este tipo de iluminação. As inspirações são diversas e ajudarão você a receber o Natal com beleza e criatividade.
Muitas cores e design, por Hellen Giacomitti, designer de interiores
A designer de interiores Hellen Giacomitti optou por uma decoração bem colorida para uma árvore de Natal, de 1,5 metro. Sua inspiração é a alegria que representa o nascimento de Cristo e, a cada ano, novos itens são agregados à árvore. As cores como o azul Tiffany, vermelho, além das renas e o próprio Papai Noel foram valorizados por dois tipos de iluminação LED: branca e colorida. A dica da profissional para quem vai montar sua árvore de Natal é decorar conforme suas referências de vida. “Valorize sua vivência e retrate na sua árvore”, comenta Hellen Giacomitti.
Proposta de Hellen Giacometti.<br>Foto: Nenad Radovanovic / Divulgação
Proposta de Hellen Giacometti.<br>Foto: Nenad Radovanovic / Divulgação
Singela e elegante, por Dalton Vidotti, arquiteto
A iluminação foi o grande destaque na árvore de Natal do arquiteto Dalton Vidotti, que além de utilizar 25 metros de mangueira LED, também explorou 240 cristais de lustres que oferecem sofisticação à peça natalina. Com 2,5 metros, a árvore empresta sua beleza para a loja Artesanal Mais. Foi utilizada iluminação fixa e de cor única. “O resultado é uma árvore singela, extremamente elegante e sofisticada, sendo o laço dourado um mero detalhe que realça ainda mais o cristal”, explica. Para quem gosta da cor dourada e quer utilizar mais cores, o arquiteto também indica a utilização desse tom junto ao vermelho e o verde.
Proposta de Dalton Vidotti.<br>Foto:
Proposta de Dalton Vidotti.<br>Foto:
Estilo clássico com flores, por Studio Gisele Busmayer e Carolina Reis.
As flores magnólias em tom off-white dão o toque de sofisticação à árvore de 1,90 metro, montada pela designer de interiores Gisele Busmayer e a técnica em arquitetura Carolina Reis, na residência de Maria Batistotti. A decoração tradicional dourada, com itens de tom vinho, confere harmonia entre as cores. “Optei pela iluminação fixa e branca, para ficar mais requintada. Embora a árvore tenha várias cores como o dourado, vinho e o off white, ela ficou harmônica”, completa Gisele Busmayer.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!