Decoração

Entre o rio e a serra, casa em Morretes é totalmente integrada à natureza

Daliane Nogueira
13/12/2016 17:17
Thumbnail

Casa em Morretes com terreno que tem o Rio Nhundiaquara e a Serra do Mar como vizinhos foi reformada pelas arquitetas Soraya Surdi e Ligia Rosalinski para dar mais ênfase às áreas sociais. A integração acontece entre os ambientes e da arquitetura com o entorno. Fotos: Marcelo Stammer/Divulgação

Um terreno privilegiado, que tem como vizinhos o Rio Nhundiaquara e a Serra do Mar, esconde um recanto de sossego que foi revitalizado pelas arquitetas Soraya Surdi e Ligia Rosalinski. O projeto de reforma da casa buscou ampliar as áreas de lazer, para garantir aos proprietários o uso em qualquer estação do ano.
“A família tem essa casa desde a década de 1980 e praticamente só usava o espaço no inverno, deixando de aproveitar a exuberância da paisagem no verão”, comenta Soraya.
A construção da piscina e dos anexos como spa, sala de jogos e churrasqueira deixou o imóvel mais convidativo para as férias de verão.  “A piscina tem borda infinita com vista para o Rio, o que é um convite para o relaxamento”, completa a arquiteta.
Na época em que a casa foi adquirida, os filhos da família eram pequenos. Atualmente cada um tem seu núcleo familiar e a reforma previu a ampliação dos quartos para acomodar todos.
Alguns revestimentos estavam muito desgastados e precisaram ser substituídos. As esquadrias eram de madeira e foram substituídas por de alumínio marrom. “Essa alternativa não descaracterizou a cor do projeto, mas garante menos manutenção nas janelas”, explica Soraya.
Os dormentes de madeira, que ficavam em contato direto com a terra, foram relocados como decoração das janelas. “Dessa forma foi possível manter o produto com o qual a família tinha uma relação afetiva”, completa Soraya.
Manter referências afetivas era um pedido de toda a família, pois a casa reúne itens comprados em viagens, além de móveis e objetos de família. “Repaginamos sofás, poltronas e outros móveis, como os da cozinha, mantendo a estética mas agregando conforto. Outra estrutura que tem ligação com a memória da família é o coreto instalado na entrada da propriedade, ele faz uma homenagem à avó dos proprietários, que gostava de ficar no local.

Veja mais imagens do projeto

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!