Decoração

Espaço para trabalhar no conforto de casa

Ana Carolina Nery
20/08/2010 03:12
Thumbnail

O home office de Isabelle Trevisan, com planejados da Maragno, custou R$ 3,5 mil. A médica cardiologista quer organizar seus livros no espaço projetado na casa onde vai morar

Organização
Para uma área de 8,5 metros quadrados, a médica cardiologista Isabelle Vianna Trevisan optou pelo tom caramelo. Ela conta que estuda bastante em casa, por isso a necessidade de um cômodo reservado para um home office, no qual pudesse acomodar os materiais de trabalho. “No consultório não tenho tempo para estudar. E sou muito organizada, não consigo trabalhar com bagunça.”
Leitora assídua, Isabelle tem muitos livros. Por isso, uma das exigências foi uma grande estante para organizar os volumes. “Na casa onde moro hoje não tenho isso, vai facilitar bastante”, diz a médica, que estará de mudança em breve. O ambiente, que será dividido com o marido e o casal de filhos de 10 e 13 anos, ficou limpo e contemporâneo, como Isabelle havia planejado. “Na minha casa atual é tudo muito clássico, queria algo mais clean, para quebrar um pouco com o que já tenho.”
Realmente as estantes não podem ficar de fora, para poder organizar os livros e mantê-los arejados e a mão. Mas as vedetes dos home offices são os nichos, segundo o designer de interiores Markus Steglich, da Stok Mobile Finger. “Eles são muito versáteis e dão uma sensação de um ambiente mais chique”. Ele afirma que mesmo quem não tem muito espaço pode realizar o desejo de ter um home office. “Quatro nichos e uma bancada são suficientes para ter um escritório. É acessível e prático.”
Espaços compartilhados
Uma tendência é projetar a área para mais de um usuário, afirma a arquiteta Bárbara Sganzerla. Foi isso que ela fez para o ambiente da promotora de eventos Luciana de Oliveira Fuchs, que utilizou os planejados da Flexiv. A cliente tem um home duplo, metade dela, metade do marido. “Trabalho sempre em um dos períodos do dia e ele, que é ortopedista, utiliza para montar aulas, palestras, o que não consegue fazer no consultório, com os atendimentos.”
Luciana escolheu um projeto moderno, com linhas leves. A mesa de atividades lembra o esboço de uma borboleta e permite flexibilidade. “Ela tem tampos redondos nas laterais, que se movem para fora e para dentro, dependendo da necessidade de espaço. Funciona como um apoio a mais”, diz. Armários altos e baixos, além de prateleiras, nas cores branco e berinjela, fazem a composição.
Não é todo mundo que tem um espaço exclusivo para ter um home office. Uma alternativa é integrá-lo a um local já ocupado da casa. Mesmo se for uma área compacta, pode ser aproveitada para receber um home office, segundo Bárbara. “As empresas oferecem muita flexibilidade de medida e modulação para o mobiliário.”
A designer de produto e interiores Lílian Imazu relata que muitos clientes adaptam quartos de hóspedes ou closets, acompanhando a tonalidade e o estilo do cômodo. Caso sejam ambientes que mesclam área infantil, ela afirma que os coloridos podem estar mais presentes. “Os projetos variam muito. O mais importante é conciliar o espaço que se tem ao perfil das pessoas que o utilizarão.”

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!