Decoração

Depois de reforma, galpão industrial vira escritório de arquitetura

Gazeta do Povo
27/11/2015 00:00
Thumbnail

Galpão industrial foi transformado em escritório de arquitetura. Fotos: Márcio Olesko / divulgação. | Marcio Olesko

Com aproximadamente 120 m², um galpão industrial pré-moldado foi reestruturado em um processo similiar ao retrofit — movimento nova-iorquino de readequação de antigas fábricas em lofts urbanos com novos usos. Quem assina o projeto é a designer e arquiteta Katalin Stammer, que fez do espaço a sede seu escritório de trabalho.
A estrutura física do imóvel passou por uma transformação, para tornar-se mais funcional e sustentável. “Nosso sistema de ventilação cruzada, por exemplo, diminui o uso de equipamentos para a manutenção do conforto térmico. Além disso, usamos a vegetação natural dentro do ambiente, trazendo a mesma leitura do espaço externo”, diz Katalin. O projeto luminotécnico compôs diferentes tipos de lâmpadas, que permitem efeitos visuais interessantes com custo baixo.
A estrutura contemporânea do escritório traz cimento queimado no piso e nas paredes. O espaço ganhou toques de requinte com a instalação de luminárias de seda, lustres de cristal, móveis em madeira natural e tapetes persa. Tons quentes de vermelho e dourado pontuam e aquecem a base neutra do ambiente.
Confira o projeto do galpão:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!