Decoração

Integração e paisagismo marcam reforma em sobrado dos anos 1970

HAUS
10/09/2017 12:56
Thumbnail

Integração de áreas sociais transformou o sobrado dos anos 1970. Fotos: Maíra Acayaba/Divulgação

A reforma de um sobrado deteriorado após 40 anos de uso foi um desafio para o escritório Casa14 Arquitetura, das arquitetas Mariana Andersen e Mariana Guardani. Era preciso repensar o projeto original dos anos 1970, com pavimentos compartimentados, pouca claridade e circulação prejudicada, o projeto teve como partido arquitetônico a área social e a integração dos espaços da casa habitada por um jovem casal.
As grandes portas integram a sala com o jardim.
As grandes portas integram a sala com o jardim.
Para viabilizar as mudanças necessárias, as arquitetas precisaram superar alguns entraves, como o excesso de paredes que dividiam os espaços; uma edícula nos fundos, que ocupava 100 m² do terreno do quintal e, no andar térreo, um desnível de dois degraus tornava o desafio ainda maior.
Menos paredes, mais espaço e fluidez para os espaços.
Menos paredes, mais espaço e fluidez para os espaços.
Na parte térrea da casa elas propuseram a eliminação do anexo e a remoção das divisórias, passando depois ao nivelamento do piso da área social. Segundo Mariana Andersen, isso permitiu integrar os cômodos e ampliar os jardins – inclusive o interno, o que fez com que a varanda se tornasse o principal ambiente de convívio, responsável pela transição entre sala, cozinha e quintal. No andar superior está a área íntima.
Pergolado em concreto armado garante charme para a área externa.
Pergolado em concreto armado garante charme para a área externa.
Uma esquadria de vidro foi instalada na sala, na extensão da porta de correr, para aumentar a percepção do recuo lateral e a iluminação, o que possibilitou ao jardim interno ser estendido e repaginado.
Da rua, quem vê a casa não imagina que se trate de um sobrado – a porta principal pivotante dá acesso ao patamar intermediário da residência. Do lado direito, o escritório tem entrada à parte.
Cozinha também é integrada com a área externa.
Cozinha também é integrada com a área externa.
O pedido de uma cozinha parcialmente unida à área social foi atendido com a divisória vazada de concreto e marcenaria. Antes escuro e fechado, o ambiente teve a parede diante da varanda substituída por portas de correr – e a conexão dentro-fora ganhou um reforço.
Escritório fica em ambiente integrado com a área externa.
Escritório fica em ambiente integrado com a área externa.
Algo semelhante se deu no escritório, onde a laje fica apoiada nas paredes laterais, liberando o trecho junto ao teto para o fechamento com vidro. O pergolado de concreto armado possui quatro vigas principais que se apoiam nos pilares da fachada e se prolongam até o início do jardim interno, viabilizando o grande balanço.

Veja mais fotos do projeto

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!