Decoração

Integração é a palavra de ordem nesse pequeno apartamento

HAUS
31/07/2017 17:00
Thumbnail

A sala aberta para o terraço e a cozinha aberta tanto para a sala quanto para a área de serviço criaram uma sensação de amplitude no apartamento. Foto: Divulgação | Carolina Werneck Bortolanza

Quando o arquiteto Glaucio Gonçalves foi chamado para projetar o interior de um apartamento de 65 m² em São Paulo, a primeira providência foi derrubar portas e paredes e promover a integração entre os ambientes. Foi assim que a sala e o terraço perderam as divisórias e viraram um só espaço. O mesmo aconteceu com a cozinha e a área de serviço.
Ali vive um jovem casal recém-casado. Ela trabalha na área de marketing e ele é do mercado financeiro, mas ambos tinham algo em comum: viviam em apartamentos mais amplos que esse. “É preciso pensar que eles precisarão dividir esse espaço, mesmo que ele seja pequeno. Eu tive o desafio de atender as expectativas estéticas e funcionais dos dois. Ele é uma pessoa mais neutra e ela é mais colorida”, conta Gonçalves. Desse contraste entre o casal surgiu um projeto em que as cores principais são neutras e a alegria fica por conta dos pontos de cor espalhados pelo projeto.
Um espelho na parede da sala de jantar dá a sensação de amplitude e ajuda a compor a decoração. Foto: Divulgação
Um espelho na parede da sala de jantar dá a sensação de amplitude e ajuda a compor a decoração. Foto: Divulgação
Na cozinha, a integração com a área de serviço foi usada para criar um ambiente único que atendesse a todas as funcionalidades de que o casal precisa. A bancada única permite que todas as atividades se desenvolvam sem muita bagunça, enquanto os nichos na parede que separa a cozinha da sala podem ser usados para enfeitar o espaço ou apoiar objetos úteis no cotidiano. Segundo o arquiteto, esses nichos foram iluminados individualmente, para aumentar a sensação de aconchego. Ele explica que toda a iluminação do apartamento foi desenvolvida para ser funcional, mas também para valorizar os pontos fortes do projeto.
Na cozinha, os tons neutros ganham a companhia do  colorido revestimento usado sobre a pia. Foto: Divulgação
Na cozinha, os tons neutros ganham a companhia do colorido revestimento usado sobre a pia. Foto: Divulgação

Integração, integração, integração

“O desafio, para o arquiteto, é entender quais são as necessidades dos moradores e como funciona o dia a dia deles. Daí por diante, basta encontrar o ponto perfeito entre funcionalidade e estética”, afirma Gonçalves. No caso desse projeto, a maior exigência era que houvesse o máximo possível de armários. Por isso, cada cantinho do apartamento foi estudado e pensado para ter uma função. O resultado é uma decoração moderna com alguns acabamentos e objetos retrô, de acordo com a personalidade da dona. É o caso de uma parede de cobogós vermelho que divide a sala e a área de serviço. O detalhe serve ainda como extensão da parede que fica atrás do sofá e traz vida para o ambiente de integração da sala com o terraço.
Detalhe dos cobogós que separam a sala da área de serviço. Foto: Divulgação
Detalhe dos cobogós que separam a sala da área de serviço. Foto: Divulgação
“É um casal jovem, 20 e poucos anos. A ideia é passar um lugar descontraído e aconchegante, mas principalmente que tenha a cara deles. Usei a neutralidade dele nos revestimentos e joguei as cores dela nos acessórios”, diz o arquiteto. Essa lógica também norteou as escolhas para o quarto do casal. Tons de madeira e papel de parede neutro para deixar a imaginação da moradora brincar com as cores da colcha e dos lençóis. Gonçalves inverteu a posição da cama e do armário para ganhar mais espaço. Ali, a integração ficou por conta de uma porta de correr instalada no banheiro da suíte. Ela criou harmonia entre os dois ambientes e ainda abriu possibilidades de uso para o banheiro.
No quarto, o papel de parede neutro e os revestimentos em tons amadeirados dão liberdade para a escolha dos acessórios. Foto: Divulgação
No quarto, o papel de parede neutro e os revestimentos em tons amadeirados dão liberdade para a escolha dos acessórios. Foto: Divulgação
O escritório foi pensado para também servir eventualmente como quarto de visitas. “É um quarto multiuso. Como eles não são de São Paulo, eventualmente recebem a família em casa, então colocamos um armário estreito que guarda um colchão”, explica o arquiteto.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!