Decoração

Leve arte para a casa

Daliane Nogueira
28/02/2013 03:18
Thumbnail
Há qualquer coisa de fascinante em um quadro que pode simultaneamente contar uma história e dar vida ao ambiente. Afinal, obras de arte têm o poder de aguçar os sentidos de quem as observa. Imagine então poder conviver diariamente com algumas delas em casa. Quadros e esculturas, antes reservadas a museus, galerias ou à casa de poucos privilegiados, passam a ter mais espaço nas residências, mostrando que a arte se democratizou e está acessível a uma parcela maior da população.
Dar destaque para uma obra de arte preservando a harmonia com os móveis e demais objetos é tarefa que exige conhecimento e sensibilidade. Para mostrar diversas formas de promover esse casamento, a Viver Bem Casa & Decoração levou o decór para dentro de três galerias de Curitiba e montou ambientes no “habitat” das obras de arte. O resultado foram seis espaços (incluindo o que ilustra nossa capa) de estilos diferentes e com obras variadas.
Escolha certa
Para a marchand Zilda Fraletti, a inserção de obras na decoração é uma alternativa para os artistas plásticos no Brasil. “Creio que mesmo os mais puristas passaram a entender o papel da arte na decoração. Depois de criada, a obra de arte passa a ser do público e pode perfeitamente estar na decoração de uma residência”, aponta.
A galerista explica que diversos profissionais de arquitetura e design de interiores trabalham em parceria com ela e acabam levando mais público para a galeria, ajudando a divulgar os artistas. Mas ela lembra que a compra de uma tela ou escultura exige envolvimento de quem a terá em casa. “Obras de arte têm alma e não podem ser escolhidas para combinar com o sofá ou tapete.”
A arquiteta Luciana Baggio, responsável pelas duas ambientações feitas na Galeria Zilda Fraletti, aponta a arte como elemento único na decoração. “A obra tem um lugar que é dela. Está no ambiente para ser apreciada, não é funcional como um móvel. Os moradores da casa devem escolher uma tela que lhes toque de alguma forma”, diz.
E não se trata de escolher somente peças de artistas consagrados, há muitas alternativas no mundo da arte. “Gravuras, fotografias, ilustrações e reproduções digitais são alguns exemplos de peças que têm preço mais acessível”, comenta a arquiteta Gisela Carnasciali Miró, profissional que assina as ambientações feitas na SIM Galeria e na Galeria Simões de Assis.
Com tantas opções, fica a dúvida: por
onde começar a busca pelas obras? Gisela acredita que a consultoria de alguém que conheça o universo das artes plásticas é muito importante. “Ir a vernissages, visitar galerias, conversar com marchands e com colecionadores é um bom caminho. Há ainda lojas de decoração que comercializam quadros e esculturas”, comenta.
Laura Simões de Assis, sócia da SIM Galeria, lembra que os compradores devem analisar a peça como um investimento. “Na galeria, há artistas que estão traçando um caminho interessante. Daí a importância de se cercar de informação antes de comprar uma obra.”
Há ainda artistas que fazem uma obra de acordo com o espaço disponível, criando não apenas telas, mas texturas, grafite e outras reproduções nas próprias paredes da casa.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!