Decoração

Louças descombinadas, aposte nessa ideia para as festas de fim de ano

Felipe Martins*
20/12/2019 20:35
Thumbnail

A blogueira Chris Campos mistura pratos e copos empilhados para criar suportes para sobremesa. Foto: Divulgação

Imagine você preparando a casa para receber um grupo de convidados. Ao separar a pilha de pratos para ajeitar a mesa, o problema: está faltando um prato, e provavelmente é aquele que quebrou, deixando o conjunto incompleto. A alternativa mais comum seria comprar um novo jogo de pratos, e guardar no fundo do armário o que restou do aparelho antigo. Mas há algum tempo uma alternati20va que antes parecia ser algo fora do normal tem mudado a cara e a arrumação das mesas: ‘descombinar’ louças.
Guardanapos coloridos, copos diferentes e muita animação. Essa é a receita para as festas de Andreia Oliveira. Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Guardanapos coloridos, copos diferentes e muita animação. Essa é a receita para as festas de Andreia Oliveira. Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
De início, pode parecer estranho. Em uma mesma mesa, quatro pratos de formatos e estampas diferentes, com mais de uma cor. E, por incrível que pareça, udo combina, parecendo até que foram feitos para serem usados juntos. A jornalista Chris Campos — que mantém o blog sobre organização Casa da Chris — sugere a mescla de estilos tendo um ‘fio condutor’. “Em uma temática com flores, por exemplo, uma opção é misturar peças com estampas floridas, mas com cores e padrões diferentes. Se quero fazer minha montagem com um ar de antigo, dá para eleger uma cor e brincar com os tons em todas as peças que serão utilizadas. Aí podem ser mescladas estampas xadrez, linhas ou flores. A mistura já começa a funcionar”, explica a profissional.
Além de combinar peças diferentes na mesa, é possível utilizar também para diferentes funções. Foto: Divulgação.
Além de combinar peças diferentes na mesa, é possível utilizar também para diferentes funções. Foto: Divulgação.
Visto por alguns como arte, descombinar louças está cada vez mais comum em casas e restaurantes. Por estilo ou necessidade, acaba por se tornar um hábito na organização. Os recém-casados Chica e Samuel Granzoti iniciaram a vida juntos com dois aparelhos de jantar: um, deixado pelos pais do noivo, mais clássico e com detalhes em prata; o outro, presente de casamento, tem peças com a mesma textura, mas cores diferentes. Como a porcelana com detalhes metálicos não podia ser colocada no micro-ondas, o casal comprou um conjunto de pratos verdes, e quando recebem amigos, misturam as peças dos três conjuntos na disposição da mesa. Chica aprendeu com a mãe a receber bem, e tenta aplicar o mesmo carinho e cuidado sempre que recebe visita. “Na nossa festa de casamento, minha mãe ajudou na arrumação das mesas, e cada uma foi montada de um jeito, com algum detalhe particular”, conta.
O casal Chica e Samuel Granzoti . Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.
O casal Chica e Samuel Granzoti . Foto: Hugo Harada / Gazeta do Povo.
Mas é preciso cuidado na hora da montagem: Chris Campos ressalta que não é toda louça que combina. “Precisa ter alguma coisa em comum, se não fica com cara de sobras dos conjuntos que quebraram. O melhor é criar uma história charmosa”, comenta. A ideia é não ficar preso a um único modelo, e tentar compor a montagem da mesa de forma harmônica. No caso dos copos, a combinação pode ser feita entre diferentes tamanhos ou formatos, agrupando por tipos.
Andreia Oliveira coleciona copos e faz questão de usá-los sem seguir uma combinação perfeita. Foto: Jonathan Campos / Divulgação
Andreia Oliveira coleciona copos e faz questão de usá-los sem seguir uma combinação perfeita. Foto: Jonathan Campos / Divulgação
Andreia Oliveira, que começou a comprar copos como souvenir de viagens, passou a utilizar a coleção sempre que recebia os amigos. “A brincadeira é que cada um escolha um copo que mais agrada. Tem gente que prefere canecas de chope, outros escolhem copos com desenhos. O importante é que se sintam bem”, completa. No caso de Andreia, os amigos passaram a presenteá-la com copos, e a coleção não para de crescer.
Para quem quer começar, não há melhor hora. É bastante comum encontrar pratos avulsos nas lojas de enxovais e louças, e os bazares com decoração para casa costumam ter peças únicas, facilitando o garimpo e marcando ainda mais na hora da montagem. “É uma maneira de ter uma louça e uma casa únicas. Ninguém vai fazer a mesma combinação que você”, conclui Chris.
*especial para Gazeta do Povo. Matéria publicada originalmente em dezembro de 2017. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!