PUBLICIDADE

Mostra Artefacto 2015 traz arte e mistura de materiais

Confira em primeira mão os 16 ambientes do evento

Detalhe do ambiente Morada Cosmopolita, do arquiteto André Bertoluci: revestimento geométrico de cimento branco e mobiliário sóbrioDetalhe do ambiente Morada Cosmopolita, do arquiteto André Bertoluci: revestimento geométrico de cimento branco e mobiliário sóbrio

por Luan Galani

20/08/2015

Arte e design dão o tom da Mostra Artefacto 2015, que abre oficialmente suas portas no próximo sábado, dia 22. Para comemorar os 15 anos da inauguração da marca em Curitiba e os 39 anos da fundação da empresa no Brasil, artistas visuais foram convidados para expor seus trabalhos.

“A ideia é traçar um paralelo entre cultura, arte, arquitetura e design contemporâneo nacional. Tornar a arte mais acessível faz com que os projetos assumam uma personalidade”, garante a gerente da loja Ingrid Moskalewski.

A nova coleção em exposição prima pelo sensorial e traz a mistura de tecidos e materiais, como fibras naturais, diversos tipos de madeira e metal. “O público será surpreendido ao ver como formas simples podem se tornar tão sofisticadas com o emprego de bons acabamentos e tecidos selecionados e assertivos”, conta a designer da Artefacto Mirian Perdigão.

Confira em primeira mão os 16 ambientes da mostra.

Salão Nobre de Jantar – Daniel Casagrande e Luiz Maganhoto

Ambiente contemporâneo e elegante com arroubos neoclássicos, em homenagem à chef Eva dos Santos. Destaque para o painel retroiluminado e a luminária Ingo Maurer sobre a mesa de inox polido preto, responsáveis pela iluminação intimista. As cadeiras Collet são revestidas em linho pied poule em off white e preto. As obras são do artista plástico José Gonçalves.

DanielCasagrane_Maganhoto_0010DanielCasagrane_Maganhoto_0012

Refúgio de Verão – Ana Letícia Virmond

O espaço concebido como um lugar de descanso de verão tem referências bem brasileiras, tanto no living quanto na varanda, das estatuetas de papagaio à samambaia. O pé direito alto e os painéis emoldurados dão o toque clássico. A homenageada é a empresária e referência da moda, Irit Czerny.

AnaVirmond_0012 AnaVirmond_0042

Morada Cosmopolita – André Bertoluci

Loft com bastante geometrismo harmoniza tons neutros com detalhes em azul e preto e madeiras escuras. Apesar de todo integrado, lâminas móveis em madeira separam o quarto do living. O ambiente homenageia o ator Alexandre Slaviero e as artes ficaram a cargo do paranaense Marcelo Conrado.

AndreBertoluci_0015 AndreBertoluci_0017

Loft Urbano – Cris Daros

O ambiente traz uma dinâmica mais urbana à decoração, com predileção pelos móveis soltos. As obras são de Juan Parada, cada dia mais reconhecido por sua arte simbiótica em telas e esculturas que mesclam cerâmica com elementos orgânicos. As personalidades homenageadas são os jovens empresários Kim e Meila Gurtensten Fabri.

CrisDaros_0016 CrisDaros_0029 CrisDaros_0043

Fortaleza dos Sonhos – Elaine Zanon e Cláudia Machado

Acolhedor e cheio de personalidade étnica, o ambiente presta homenagem à jornalista Ana Amélia Cunha Pereira Filizola. No hall do ambiente, destaque para os motivos árabes no tapete iraniano e no muxarabi iluminado, que contorna a lareira e serve de luminária permanente. As poltronas Yanyan dão efeito de rusticidade e esbanjam design conceitual contemporâneo.

ElaineZanon_0012 ElaineZanon_0034

Loft – Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski

Um ambiente aconchegante e confortável que inspira a paz interior. Esse foi o objetivo das arquitetas, que homenagearam a galerista Zilda Fraletti, com obras do artista plástico Carlos Eduardo Zimmermann. O espaço é todo revestido com painéis de madeira, que o tornam mais quente, e que contrastam com a paleta de cor mais fria. Destaque para a poltrona Rigel de fibra clara.

ElizaSchuchovski_CarolineAndrusko_0012 ElizaSchuchovski_CarolineAndrusko_0014

Suíte Contemporânea – Ivan Wodzinsky

A suíte ganhou ares românticos e clássicos em P&B. Piso de carvalho americano, estatuetas e uma grande reprodução do Luar do Sertão, obra de João Turin, linho e bastante veludo. A artista com quadros em destaque é a fotógrafa Vilma Slomp. E a celebridade que inspirou o ambiente é Samuel Lago.

IvanWodzinski_0055IvanWodzinski_0043

Varanda e Pocket Garden – Jorge Elmor

Um pequeno jardim-refúgio para relaxamento integrado a uma área de living e jantar. O artista em exposição é Frans Krajcberg, um dos precursores do ativismo ecológico na década de 1960, que fotografou e documentou desmatamentos pelo mundo. A personalidade que recebe a homenagem é Luís Edson Fachin, recém eleito ministro do Supremo Tribunal Federal. A paleta de cores traz os mesmos tons sóbrios utilizados pelo conhecido pintor Edward Hopper, como o vinho e o verde oliva. A atmosfera sóbria e silenciosa é coroada com a madeira roxinho, utilizada no pergolado e nas laterais do espaço.

JorgeElmor_0031JorgeElmor_0012

Quarto do Casal Contemporâneo – Karoline Filler

A proposta da arquiteta é um espaço de convivência harmoniosa entre o casal. O principal destaque é a cabeceira feita de trama artesanal. As obras que compõem o ambiente são de Rafael Alonso e a personalidade da vez é o empresário Marcos Slaviero.

KarolineFiller_0033

Biblioteca Particular – Luciana Patrão e Sérgio Valliatti

O rigor fica um pouco de lado e dá espaço para o casual. O retrô de 1970 dá o tom: mobiliário com pés palito, móveis em acrílico e acabamentos chocolate, tons do verde garrafa e luminária industrial Tom Dixon. O homenageado é a escritora Maria Cecília de Leão Rosemann. E as fotografias do espaço são de Mariana Canet.

LucianaPatrao_SergioValliatti_0010 LucianaPatrao_SergioValliatti_0021

Living – Marcelo Lopes

A elegância da simetria é o diferencial do espaço, que homenageia Isadora Ribeiro e conta com obras de Juliane Fuganti. Veludo, couro nas poltronas e linho nas cadeiras e cortinas dão ares de sobriedade.

MarceloLopes_0009

Loft Contemporâneo – Margit Soares

Com obras do artista plástico Paolo Ridolfi, bem estar e conforto são as características do ambiente. Destaque para o cobre e o dourado, e o mix harmônico entre o clássico e o estilo industrial. A homenageada é a escritora Bettina Muradas.

MargitSoares_0008

Living e Jantar Gourmet – Rafael Egg

Um espaço para receber amigos que privilegiou a arquitetura antiga da casa. A madeira deixa o ambiente mais aquecido. Na paleta de cores: branco, cinza e nude. O homenageado é presidente do Graciosa Country Club João Carlos Ribeiro. A obra em destaque é de Gonçalo Ivo.

RafaelEgg_0012 RafaelEgg_0029

Home Gallery do Artista – Silvia Franzoni

Ambiente conceitual que explora o estilo de vida despojado e requintado do fotógrafo Daniel Katz. P&B e cinza trazem a elegância para o local que também serve para receber amigos. A homenageada é a diretora do Museu Oscar Niemeyer Juliana Vellozo Almeida Vosnika.

SilviaFranzoni_0015

Jardim Principal – Wolfgang Schlögel

O deque grafite com bromélias no entorno, uma árvore icônica mexicana e a lareira, uma das marcas do paisagista. O ambiente externo conta ainda com vasos em forma de peixe e um grande porta retrato acobreado emoldura foto de Orlando Azevedo. A homenageada foi a empresária Elsa Passos.

WolfagangSchologel_0042 WolfgangSchologel_0037

Morando com Arte – Yara Mendes

Concebido para um jovem casal cosmopolita, o ambiente possui um equilíbrio estético aliado à funcionalidade. As obras são de André Mendes e quem recebe a homenagem é a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe Ety Cristina Forte Carneiro. O carpete bicolor com desenho geométrico transmite aconchego e as formas curvas dos vasos brancos contrastam com as obras de arte coloridas. Destaque para a divisória orgânica entre o quarto e o living, com design de André Mendes. No espaço mais particular do quarto, predomínio do branco e do preto.

YaraMendes_0032YaraMendes_0007  YaraMendes_0053

PUBLICIDADE