Decoração

Mostra em Curitiba traz inspirações para espaços infantis

HAUS
20/04/2016 19:12
Thumbnail

Projeto do Estúdio Campetti para a mostra Sonhos de Ninar. Foto: Marcelo Stammer / Divulgação

Temas como bailarinas, super-heróis e circo estão entre os escolhidos na hora de decorar os quartos das crianças. E foi este universo lúdico que serviu de inspiração para os profissionais dos 16 escritórios de arquitetura e decoração na ambientação dos seus espaços na 2ª Mostra Sonhos de Ninar, que inaugurou no dia 19 de abril.
Exibindo diferentes propostas e apresentando as principais tendências da decoração do segmento, os espaços contam com enxovais exclusivos e personalizados da Sonhos de Ninar, produzidos artesanalmente na fábrica em Curitiba, além do mobiliário da Cia do Móvel, vendidos com exclusividade pela loja na capital.
“Em nossas lojas, dispomos de ambientes transformados em quartos para que os clientes possam visualizar tudo o que é preciso preparar para a chegada do bebê, além de escolher com mais conforto”, explica a empresária Gisele Carrão.
Confira abaixo, os ambientes e seus criadores.
Welcome Baby Rider, por Simone Schculmeister
Seguindo a linha contemporânea, o projeto da designer Simone Schculmeister usa como inspiração o hobby dos pais na composição de quarto para meninos. Elaborado em torno da temática do motociclismo e Harley Davidson, o ambiente recebe as cores cinza, laranja e preto. Os elementos decorativos e o mobiliário fogem do convencional e se adequam à transição de idade da criança.
Projeto da designer de interiores Simone Schulmeister.
Projeto da designer de interiores Simone Schulmeister.
Quarto dos Super-Heróis, por Mariana Stockler e Carolina Posanske
Superman, Capitão América e Homem Aranha são as referências para o quarto de dois irmãos, um mais velho e outro recém-nascido, que irão dividir o espaço. Para deixar o ambiente divertido e funcional, as arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske aplicaram o estilo contemporâneo em mobiliário e decoração do projeto. Mesas de desenho, prateleiras e fantasias incorporaram a decoração temática de super-heróis – recebendo as cores azul, vermelho, branco e cinza.
Projeto de Mariana Stockler e Carolina Posanske.
Projeto de Mariana Stockler e Carolina Posanske.
O Mundo do Lucas, por Viviane Loyola
Planejado para um menino, o quarto de bebê ganha destaque com o pergolado de madeira, a cômoda azul marinho e a poltrona Charles Eames. O ambiente é equilibrado com a escolha de cores neutras, como branco, bege e azul marinho, que favorecem outros destaques na decoração.
Projeto de Viviane Loyola.
Projeto de Viviane Loyola.
Quarto dos artistas, por Samara Barbosa
A arquiteta Samara Barbosa usou como inspiração o mundo das artes para projetar um quarto para meninos. Contemporâneo, o mobiliário escolhido em laca cinza segue a linha reta e moderna. Na base neutra do quarto predomina a cartela de cores em cinza, com toque off white, em contraste com as cores amarelo, laranja e verde. O destaque lúdico é realçado pelo tecido na parede, que leva o tom de cinza escuro para representar o universo à noite – com direito a planeta e países com as mãozinhas das crianças.
Projeto de Samara Barbosa.
Projeto de Samara Barbosa.
Circo Serendipity, por Marcia e Tiago Campetti
Inspirados pelo resgate do tema circense, o Estúdio Campetti projetou uma brinquedoteca com personalidade. Para dar forma ao circo, foi utilizada a delicadeza de tons neutros do estilo “serendipity” – tendência que resgata elementos provençais e os atualiza com outros acabamentos e materiais – equilibrando com as cores vibrantes do espetáculo.  Além das luminárias em trapézio, o espaço ganha destaque ao encaixar móveis como brinquedos e ornamentar um verdadeiro picadeiro com direito a fantasia para as crianças.
Projeto do Estúdio Campetti para a mostra Sonhos de Ninar.<br>Foto: Marcelo Stammer / Divulgação
Projeto do Estúdio Campetti para a mostra Sonhos de Ninar.<br>Foto: Marcelo Stammer / Divulgação
Conto de Fadas, por Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura)
O quarto para menina traz o estilo romântico, com elementos clássicos e tecidos nobres no enxoval, além do mobiliário da linha Ópera Palha. Para acentuar o clima encantado, foram escolhidas cores suaves, como branco, bege e off white, combinadas ao azul claro como possibilidade para quarto de menina. O destaque fica por conta das fadinhas inseridas ao projeto, que seguram o véu do berço para proteger o bebê que irá chegar.
Projeto de Keyla Kinder e Fernanda Lorusso.
Projeto de Keyla Kinder e Fernanda Lorusso.
Quarto Encantado, por Keyla Kinder e Fernanda Viero (Kids Arquitetura)
O estilo contemporâneo e lúdico marca presença neste ambiente criado para uma menina. O espaço é como um sonho do imaginário infantil, apresentando inspiração em unicórnios e seres fantásticos que estão presentes em elementos marcantes do quarto. As cores predominantes estão entre o verde malva, rosa e o cinza, com detalhes em amarelo. A cama, projetada em forma de casinha que abraça o mobiliário, traz o acolhimento da floresta encantada.
Projeto de Keyla Kinder e Fernanda Viero.
Projeto de Keyla Kinder e Fernanda Viero.
Cantinho da Amanda, por Nathalia Locks de Loyola
Este projeto prioriza a praticidade e o aconchego para a mãe e o bebê. Composto em branco e bege, o quarto para menina ganha graça e suavidade com a combinação do mobiliário em linha moderna e clássica. A iluminação realça nichos, berço e cômoda, valorizando os detalhes do espaço.
Projeto da arquiteta Nathalia Loyola.
Projeto da arquiteta Nathalia Loyola.
Quarto Pantone, por Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso
O quarto traz a leveza dos novos tons que a Pantone elegeu para 2016. Elaborado em rosa quartzo e detalhes em azul serenity, o ambiente segue a linha contemporânea combinada ao toque clássico em detalhes na decoração.  A linha de móveis escolhida é a La Vie, que fornece com móveis brancos e provençais.
Projeto de Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso.
Projeto de Luciana Olesko e Maria Fernanda Lorusso.
Quarto Cupcake, por Olga Bergamini, Karin Neitzke e Danielle Bragagnolo
Trazendo como tema a graciosidade dos cupcakes, este projeto foi pensado para o quarto de uma menina de oito anos. Para personalização do ambiente, o enxoval e papel de parede receberam a delicadeza e o equilíbrio dos tons rosa e azul em sua composição. A opção de mobiliário clássico contrasta com a mescla de estilos e harmoniza o projeto.
Projeto do escritório Olga Bergamini.
Projeto do escritório Olga Bergamini.
Quarto Balloon, por Quilze Travagin
Leveza, equilíbrio e amplitude é a referência para este quarto de bebê elaborado em estilo clássico-contemporâneo, o ambiente ganha sutileza por meio de balões e detalhes em nuvens na decoração. O projeto apresenta mobiliário da linha Grand Vitória, como o armário com porta de espelhos, que amplia o ambiente e dá destaque ao refletir o berço. Além disso, a escolha pelos tons pastéis e azul bebê também compõem a atmosfera tranquilizante do quarto para menino.
Projeto de Quilze Travagin.
Projeto de Quilze Travagin.
Quarto Duda Little Bear, por Renata Sguario
O projeto é inspirado no encanto de ser menina. O ambiente traz detalhes com ursos e roupinhas com os mesmos tons claros do quarto. Outro destaque é o charme da pequena banheira, que ornamenta o espaço e atende as necessidades da mamãe e do bebê.
Projeto de Renata Sguario.
Projeto de Renata Sguario.
Recanto do Bebê, por Helena Rolim de Moura e Leticia Rolim de Moura
O ambiente é sofisticado e atemporal, com mobiliário em madeira que remete ao estilo clássico e confere um resultado harmônico ao projeto. A composição em cores branco, off white e detalhes em dourado, proporciona leveza e neutralidade ao espaço do bebê. O projeto ainda recebe enxoval desenhado pelo escritório, que utilizam tecidos como linho, renda e detalhes bordados e pérolas.
Projeto de Helena e Letícia Rolim de Moura.
Projeto de Helena e Letícia Rolim de Moura.
Quarto Bonequinha de Luxo, por Angela Russi e Patricia Borba
Pensando na chegada de uma menina, o projeto buscou trazer a suavidade do estilo provençal ao quarto para bebê. As cores rosa, azul e verde claro foram combinadas aos tons prata do mobiliário clássico, compondo um ambiente leve e romântico. A parede em meia moldura branca e os espelhos em moldura clássica dão o verdadeiro toque da realeza para o quarto à espera da princesa.
Projeto de Angela Russi e Patricia Borba.
Projeto de Angela Russi e Patricia Borba.
Refúgio das gêmeas, por Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas
Com tecidos decorados estampados com passarinhos coloridos foi criado um verdadeiro refúgio para irmãs gêmeas. A base neutra do quarto é na cor coral e o estilo predominante é o clássico.
Projeto escritório Leal Ribas.
Projeto escritório Leal Ribas.
Quarto Baby Bear, por Mariana Paula Souza
O ambiente utiliza um papel de parede em tom vibrante e muitos ursinhos de pelúcia na decoração compondo todo o charme do espaço.
Projeto de Mariana Paula Souza.
Projeto de Mariana Paula Souza.
Serviço:
2ª Mostra Sonhos de Ninar, de 19 de abril a julho de 2016. De segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas e sábados das 9 às 14 horas. Entrada gratuita.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!