Decoração

Nova cervejaria em Curitiba explora decoração retrô e símbolos antigos da aviação

Luan Galani
02/03/2018 10:30
Thumbnail

Fotos: Nenad Radovanovic/Divulgação | Nenad Radovanovic

A nova fábrica da cervejaria Don Gentilis, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), abraça os símbolos tradicionais da aviação e faz um mix das decoração retrô e industrial. Destaque para as luminárias vermelhas, os barris coloridos que servem de mesa e as telhas de alumínio usadas como revestimento.  O projeto, que também abre ao público como bar aos sábados, é assinado pelo Estúdio Pantarolli Miranda, do arquiteto Zeh Pantarolli e do designer Diego Miranda.
A fábrica tem 270 m² de área construída com pé-direito avantajado de 6,5 metros. Diversos elementos do projeto propiciam uma imersão dos visitantes ao local de produção das cervejas artesanais da marca, que homenageia no nome e na logo o pai dos proprietários.
A parte externa da cervejaria recebeu um grande painel do artista Gardpam, com diversos ícones dos países com as maiores escolas cervejeiras do mundo, como Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Estados Unidos. O paisagismo com Capim-do-Texas remete à mesma forma do lúpulo e casa com a paleta de cor terracota da parte de fora.
Além das luminárias industriais que foram pintadas de vermelho, pequenos barris de cerveja foram polidos e transformados em pendentes sobre a bancada do bar, e aros de bicicleta e garrafas viraram um grande chandelier.
Na porta da câmara fria, uma plotagem imita um cofre, e logo acima destaque para os primeiros maquinários da empresa, onde foram produzidas as primeiras cervejas da marca.
A fábrica conta ainda com uma loja, que teve suas paredes cobertas com o rótulo dos produtos da casa e com parede pintada pela metade com um tom de verde que está na paleta de cores da marca. Em um toque lúdico, as escadas que servem de prateleiras absorvem a pintura pela metade.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!