Decoração

O coelhinho da Páscoa mora no Juvevê; conheça sua toca

HAUS*
09/04/2017 22:55
Thumbnail

Fotos: André Eduardo dos Santos Filho/Gazeta do Povo

Em uma cabana do Juvevê, com diversos bichinhos, moram o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel. Neste caso, os dois personagens atendem pelo nome de Eliane Leichsenring, paisagista responsável por tornar a residência na Rua Elbe Pospissil um ponto de peregrinação para adultos e crianças, que ficam encantados pela decoração externa da casa.
Eliane, que mora na casa com o marido, o arquiteto Agnello Leichsenring, mais seus 5 gatos, 3 cachorros e passarinhos soltos que ela alimenta, conta que começou a decorar a parte externa da casa por sentir falta de um jardim interno. “A área externa tem uns 60 metros quadrados. Como o espaço de dentro é pequeno, resolvi incrementar lá fora. Minha casa é bem famosa”, declara.
A decoração de Páscoa na parte externa da casa se tornou uma tradição em 2005, enquanto a de Natal já dura 27 anos. Eliane conta que o gosto por enfeitar a residência nas duas épocas vem de família. O avô dela, nascido em Frankfurt, na Alemanha, sempre fazia questão de ter a casa adornada para as datas. “É uma coisa que eu gosto muito de fazer, transformar ambientes”. Como a decoração de Natal fazia sucesso, resolveu arriscar a levar a Páscoa para fora de casa.
A fama não veio de graça: além do paisagismo exuberante em frente à casa, com grande diversidade de plantas, a paisagista dedica longos períodos para decorar tudo do seu jeito. Enquanto a decoração de Páscoa toma aproximadamente dois dias para ficar pronta, o Natal é uma maratona, que começa 45 dias antes do feriado. Como os enfeites são integrados ao jardim, Eliane realiza a poda de todas as plantas, para depois colocar as luzes e enfeites: “chego a emagrecer três quilos. Levanto de madrugada e vou o dia inteiro. É um sobe no telhado e desce do telhado o tempo todo”, diverte-se.
Decoração de Natal tornou a casa de Eliane um ponto de peregrinação. Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Decoração de Natal tornou a casa de Eliane um ponto de peregrinação. Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo
A maioria dos visitantes apenas observa e tira fotos, mas há quem bata na porta para conversar e saber mais sobre a decoração. “As crianças deixam carta para o Papai Noel e chupeta para o coelhinho. Já ouvi pais falando ‘aqui é a casa do Papai Noel’”, lembra encantada. Eliane credita a grande movimentação infantil ao fato de haver uma clínica pediátrica logo em frente.

Detalhes feitos à mão

A paisagista é responsável também pela confecção das peças: os ovinhos, de isopor ou plástico, são lixados, pintados e adornados por ela. Decoração natalina é a mesma coisa. E tudo é armazenado para o próximo ano. “Haja lugar para guardar, mas é uma terapia, vou criando na hora. Às vezes eu vejo um material e penso ‘isso aqui vou usar pra alguma coisa’”.
Habilidades manuais são seu forte: a pintura da casa e pequenos consertos na parte elétrica também são por sua conta. Se alguém oferece uma mão para ajudar, Eliane é categórica: seu perfeccionismo não permite auxílio. “É com o meu jeito que tem que ser, ia atrapalhar ter mais alguém me ajudando, então acabo fazendo tudo isso sozinha. Não sei até quando, porque a idade já tá pegando”, conta, rindo.
Na vida profissional, o trabalho é compartilhado. Enquanto Agnello projeta casas, Eliane faz o paisagismo: “um complementa o outro”, diz.
A união do casal dura 44 anos e ambos trabalham em um estúdio dentro da residência, que foi erguida em 1945 pelo pai de Agnello. Após o casamento, ficaram com a casa e a reformaram. “Gosto de casa rústica, com telhado, jardim. As casas hoje em dia são quadradas demais”, declara.
Eliane conta que foi responsável por tornar a rua conhecida como “Rua do Natal”. Em outras épocas, a paisagista decorava completamente a via: “todos os taxistas conhecem”, comenta. A rua não está mais decorada, mas sua casa está sempre se transformando, não importa a época do ano. Seja pelas flores que trocam de lugar, pelos ovos ou pelas luzes, a cabana do Juvevê é sempre um convite à observação.

Confira outras fotos da casa:

* colaborou André Eduardo dos Santos Filho

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!